Chris Cornell: Afinal de contas, quem foi Chris Cornell?
Por Diego Jesus de Souza
Fonte: chriscornell.com
Postado em 18 de maio de 2017
17/05/2017, um dia triste na história do rock mundial, para fãs de boa música e, principalmente, para os saudosistas do movimento Grunge, este que ainda luta para permanecer vivo já que suas estrelas estão, a cada ano que passa, nos deixando, e passando para novos planos, ou como preferir com suas crenças pessoais. Kurt Cobain, Layne Staley, Mike Starr, Andrew Wood, Jonathan Melvoin, Scott Weiland, infelizmente, a última vítima, Chris Cornell, são tantos e tantos, e as causas? Seriam os próprios estilos de vida? Quem sabe? Não cabe a este autor comentar, muito menos julgar!
Chris Cornell - Mais Novidades


Porém, como amante da música, metal, rock e suas vertentes, não posso deixar de lembrar, o grande músico, compositor, vocalista e multi-instrumentista que foi a última das vítimas, Chris Cornell. Mas quem foi Chris Cornell? E pelo grande músico que foi, já aviso, o texto é longo. Bem longo!

Filho de Seattle (nascido em 20 de julho de 1964), berço do movimento Grunge, Chris começou cedo na música, pode-se dizer que, desde seus 9 anos de idade, quando era viciado em BEATLES e quando florou o interesse por aulas de piano. Desde lá, sua professora, nas aulas de piano, já se impressionara devido às capacidades de aprendizado, e principalmente, de composição do jovem garoto. Na adolescência, Chris se interessou também, pelos batuques, se tornando bateristas de várias bandas na cidade de Seattle, dentre elas THE SHEMPS, e foi aí que ele conheceu Hiro Yamamoto e Kim Thayil, ambos com passage pelo SOUNDGARDEN, sendo que Thayil ainda ruge sua guitarra na banda. Nesta fase da vida, Cornell também passou por uma profunda depressão, largou escola e praticamente não saía de seu quarto (conforme artigo publicado no The Guardian [2]). Segundo este mesmo artigo, o garoto só saiu deste estado de depressão com a formação de sua banda SOUNDGARDEN, em 1984, junto com aqueles dois cabras citados acima, Yamamoto e Thayil. Nos primórdios colossais dessa incrível banda (no meu ponto de vista) Cornell tocava bateria e cantava, tarefa nada fácil. Porém, após um curto período Scott Sundquist assumiu as baquetas (que posteriormente seriam passadas ao grande Matt Cameron), assim Chris fixou-se como vocalista e guitarrista de apoio.

A partir daí Cornell se dedicou tão fielmente e fortemente aos vocais que adquiriu técnicas e capacidades tão incríveis que o tornaram o astro mundial que acabaria sendo. A primeira gravação do então, SOUNDGARDEN, data de março de 1986, são 3 músicas "Heretic", "Tears to Forget" e "All Your Lies" que fazem parte do álbum "Deep Six" pela "C/Z Records", uma compilação de bandas de Seattle, com participação de bandas como, MELVINS, GREEN RIVER, MALFUNKSHUN, SKIN YARD e THE U-MEN. E meu amigo, se você ainda não escutou essa obra, eu recomendo fortemente, basta uma rápida pesquisa no YouTube que você achará o disco completo. Ali, Chris já mostra ao mundo seu potencial, seu vocal característico que ficaria mundialmente famoso (fiquei uma hora pensando em algo para definir o vocal, mas não achei palavras boas, desculpe!).


Um ano depois, Chris e o SOUNDGARDEN, assinaram com a "Sub Pop" e lançaram os dois EPs, "Screaming Life" e "Fopp", em 1987 e 1988, respectivamente. A banda passou a chamar a atenção de muita gente grande, muitas gravadoras de grande nome, assinaram com a "SST Records" e lançaram seu álbum de estreia "Ultramega OK" em 1988 (que vendeu, aproximadamente, 400 mil cópias). O álbum conta com uma intensa participação de Cornell na composição 10 músicas de 13 do álbum (seja na elaboração de letras ou arranjos), sendo que duas delas são covers de HOWLIN’ WOLF E JOHN LENNON. E logo de cara, os cabras do SOUNDGARDEN receberam uma indicação ao prêmio de melhor performance de uma banda de metal (vocal ou instrumental) no "Grammy Award" de 1990.

Do parágrafo acima, são dois os pontos que merecem uma atenção maior, principalmente, quando se fala em Chris Cornell, que são performance e composição, pois definem muito bem todos os trabalhos de Chris em todas as bandas que passou. No quesito apresentação, a energia no palco sempre foi intensa e bruta, o cara botava pra quebrar, de verdade! E o mais impressionante, sem perder intensidade vocal, o que é, em outras palavras, brilhante. Na questão, composição, é fácil, e a lista é longa, podemos citar alguns sucessos "Flowers", "Hands All Over", "Loud Love", "Rusty Cage" que depois teve uma versão feita por Johnny Cash (Johnny Cage... Hehehehe, trocadilho maroto), "Outshined", a polêmica "Jesus Christ Pose", "Fell on Black Days", "Spoonman", "Pretty Noose", a vencedora de inúmeros prêmios, música que, na minha opinião, vai tocar no exato momento em que o mundo estiver acabando, "Black Hole Sun" (essa que é, considerada, por muitos a "pazada" final da explosão Grunge, a tristeza em tons musicais post mortem de Kurt Cobain) e olha q Cornell comentou que escreveu essa música em, apenas, 15 minutos [3]!! Pode isso?!?!...A lista é muito longa, e olha q eu só citei SOUNDGARDEN, antes da pausa nos anos 90. Ainda pode ser citado, "Hunger Strike", "Say Hello 2 Heaven" e "Pushin Forward Back" em sua participação na banda TEMPLE OF THE DOG, na qual homenageia o amigo Andrew Wood e teve participação de nada mais, nada menos que Eddie Vedder. Tá cansado, amigo? Ainda tem "Cochise", "Show How to Live" e "Like a Stone" com o Audioslave.... É meu amigo, o cara era muito foda!!! (desculpem o linguajar). E olha que eu só citei algumas, deixei de fora, que me perdoem, a carreira solo!

Falando em carreira solo, juntamente com o guitarrista Alain Johannes, Chris começou a compor músicas em 1998 para o que seria o álbum "Euphoria Morning" lançado em 1999 e que, rendeu ao músico, outra de muitas, indicação ao Grammy Awards 2000, como melhor vocal performance masculino de rock. E não para por ai, em 2006 ele participou da composição da música "You Know My Name" da trilha do filme "Cassino Royale", em 2007 lançou seu segundo disco solo "Carry On", produzido por "Steve Lillywhite" e que tem como uma das faixas, uma versão slow blues, que eu diria, curiosa, de "Billie Jean" de Micheal Jackson.

Em resumo, Chris Cornell pode ser considerado como um inovador moderno que transcende o gênero. Segundo a biografia no site pessoal do músico [1], ele foi o principal arquiteto do movimento grunge dos anos 90 e uma das melhores vozes de rock de todos os tempos (concordo fortemente). Atingindo o sucesso multiplatina com três bandas lendárias - vendendo mais de 30 milhões de discos em todo o mundo - ele forjou sua própria identidade única ao longo de três décadas como um premiado por Grammy Globo de Ouro... Renomeado cantor, compositor, guitarrista, compositor e letrista....
Gente, a história de Chris Cornell é repleta de conquista e incríveis sucessos, esse pequeno texto, feliz ou infelizmente, não compreende 10% do que foi a carreira deste astro da rock mundial. Que, infelizmente, nos deixou na última quarta-feira 17. Aos fãs, como eu, ficaremos na lembrança, suas músicas, suas letras, sua enorme energia no palco.


Um abraço aos fãs, e que Chris descanse em paz. Gênio.
[1] http://www.chriscornell.com/bio/
[2] https://www.theguardian.com/music/2009/mar/13/chris-cornell-interview-soundgarden-audioslave
[3] http://web.stargate.net/soundgarden/articles/kerr_3-1-97.shtml
Morte de Chris Cornell
Chris Cornell: primeiras reações de músicos à morte do cantor
Chris Cornell: ele fez 10 shows no Brasil e descrevia país como "especial"
Grunge e Seattle: os músicos da cena que já partiram
Marcos de Ros: o adeus a Chris Cornell
Chris Cornell: ex-Foo Fighters critica "egoísmo" de quem se suicida
Chris Cornell: "a melhor voz do rock", diz Alice Cooper
Chris Cornell: músicas inéditas serão lançadas nesta sexta
Audioslave: Brad Wilk presta homenagem a Chris Cornell
Chris Cornell: Brad Pitt está devastado com a morte do amigo
Red Hot Chili Peppers: veja tributo a Chris Cornell em show
Chris Cornell: Stone Sour faz homenagem tocando "Outshined"
Chris Cornell: jornalista foi a último show e percebeu algo errado
Nando Moura: o suicídio de Chris Cornell
Corey Taylor: veja tributo a Chris Cornell em show
Heart: Ann Wilson canta "Black Hole Sun", do Soundgarden
Pearl Jam: banda faz curiosa homenagem a Chris Cornell
Chris Cornell: Inglorious toca "Black Hole Sun" em homenagem
Soundgarden: em vídeo legendado, o Nirvana fala sobre a banda
Chris Cornell: homenagem ao cantor durante show do Metallica
Chris Cornell: funeral já tem local e data definidos
Ryan Adams: ouça tributo a Chris Cornell em show na Nova Zelândia
Chris Cornell: Assista homenagem do Rock On The Range à inigualável voz
The Pretty Reckless: banda faz homenagem a Chris Cornell
Chris Cornell: fãs tentam reservar quarto de hotel onde aconteceu tragédia
Chris Cornell: o grunge acabou faz tempo, mas ainda deixa marcas
Chris Cornell: em vídeo, dois cantores prestam tributo
Living Colour: "Blow Up The Outside World" em tributo a Chris Cornell
Chris Cornell: O que fazer quando nossas referências se vão
Tom Morello: a playlist dos vídeos preferidos com Chris Cornell
Metallica: "nós te perdoamos, Chris Cornell"
Corey Taylor: o impacto que Chris Cornell teve em sua carreira
Soundgarden: novo disco era planejado antes da morte de Cornell
Metallica: James Hetfield comenta a morte de Chris Cornell
Cris Cornell: Norah Jones presta homenagem onde foi último show
Chris Cornell: famoso radialista também não acredita em suicídio intencional
Grunge: Restou apenas um herói
Chris Cornell: ele estava "feliz e otimista" nos últimos anos, diz empresário
Chris Cornell: 225 pessoas cantam Black Hole Sun em sua homenagem
Dave Grohl: "Chris não se comparava com o resto dos maníacos de Seattle"
Chris Cornell: sai resultado de exame toxicológico e viúva solta nota
Chris Cornell: relatório da análise da cena da morte do cantor
Chris Cornell: médico legista diz que remédios "não contribuíram" para sua morte
Pearl Jam: guitarrista fala mais sobre Chris Cornell
Billy Sheehan: "indústria farmacêutica é culpada pela morte de Cornell"
Chris Cornell: vidente brasileiro teria previsto a morte dele?
Chris Cornell: fã vende ingresso autografado do último show
Pearl Jam: "Chris foi o melhor artista que saiu de Seattle na era grunge"
Red Hot Chili Peppers: "Chris Cornell foi um dos maiores da nossa geração"
Chris Cornell: hotel ignorou ligação da esposa, diz sogra
Eddie Vedder: ele foi às lágrimas ao cantar "Black" em show; veja vídeo
Chris Cornell: viúva fala sobre morte pela 1ª vez à imprensa
Pearl Jam: banda publica carta de aniversário para Chris Cornell
Tom Morello: "nunca vou me recuperar", diz sobre morte de Cornell
Chris Cornell: viúva compartilha homenagens dos fãs em site
Cornell: "Se o meu marido tivesse cometido suicídio intencional, teria deixado uma carta"
Heart: "A morte de Chris foi como um acidente de carro para mim"
Chris Cornell: Cemitério pede que fãs não filmem túmulo
Chris Cornell: ele fazia piadas sobre suicídio em hotel
Howard Stern: "se alguém podia ter evitado o mesmo final, era Chris Cornell
Eddie Vedder: em raro desabafo, ele admite negação após morte de Chris Cornell
Todas as matérias sobre "Morte de Chris Cornell"Siga e receba novidades do Whiplash.Net:
Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps