Matérias Mais Lidas


Summer Breeze 2024
Bruce Dickinson

Grunge: Restou apenas um herói

Por Jeferson Oliveira
Postado em 25 de maio de 2017

Antes de tudo, é bom que se diga que o movimento Grunge começou -- principalmente -- com duas bandas: Green River e Soundgarden. O subgênero do Rock N' Roll é uma combinação de Punk-Rock e Heavy-Metal, tendo como principais mentores dessas vertentes o Ramones, Black Flag, New York Dolls e Black Sabbath -- Beatles também, porque não? O início do Grunge surgiu no final dos anos 1980 em Seattle -- no auge do movimento, em 1992, a cidade se tornou o centro do mundo. Como todo grande movimento musical, o grunge também influenciou o modo de se vestir, o visual -- principalmente dos músicos -- era desleixado (roupas velhas e cabelo desgrenhado) e descompromissado. Camisas xadrez de flanela eram de lei -- era moda na época. O Grunge provocou uma verdadeira rebelião no mundo. Priorizando a SIMPLICIDADE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O movimento trouxe a energia do Punk aos palcos. A fúria do Rock N' Roll estava de volta -- o estilo musical mais popular do mundo sempre se renova, porém, a magia da guitarra sempre estará lá... A energia dos pubs também, você me entende? O Nirvana não deixava nenhum rastro dos instrumentos que haviam tocado.

As letras eram (são) extremamente sensíveis e carregadas de memórias da infância. De um passado sombrio -- era a identificação dos jovens na época.

As bandas de maior sucesso eram Nirvana, Stone Temple Pilots, Alice in Chains, Soundgarden e Pearl Jam. O som estava rolando no rádio e, é claro, na MTV. A cena foi totalmente importante para o Rock N' Roll. O auge do movimento foi no verão de 1992.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os grandes líderes do movimento eram (são) Kurt Cobain, Chris Cornell, Eddie Vedder, Layne Staley e Scott Weiland. Não só líderes, mas como grandes frontmans -- homens de frente de suas determinadas bandas.

Kurt Cobain foi (é) o mais lendário personagem do movimento. Líder, guitarrista e vocalista do Nirvana. O músico nasceu em 20 de Fevereiro de 1967, em Aberdeen, em Washington, EUA. O frontman da banda mais revolucionária dos anos 1990 tinha sua própria característica de tocar e cantar. Cobain tinha talento para escrever canções profundas -- depressivas. O roqueiro costumava escrever as letras das músicas minutos antes de gravá-las. No caso das letras do álbum "Nevermind", elas foram tiradas de trechos de poesias que ele mantinha guardadas em casa. O dono da guitarra do Nirvana sofria de vício em heroína e depressão. Em 1993 foi o auge da dependência química. No mesmo ano, Kurt Cobain sofreu uma overdose de heroína na manhã em que iria se apresentar no New Music Seminar. Para reanimá-lo, a sua esposa Courtney Love injetou uma droga ilegal utilizada para acordar pessoas que sofreram overdose. Kurt fez o show e ninguém percebeu o problema. Em 05 de Abril de 1994, Kurt Cobain se suicida, aos 27 anos, no auge da carreira. O Grunge perdia sua maior estrela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Layne Staley foi outro grande nome do Grunge. Vocalista e co-letrista do Alice Chains e dos grupos de curta duração Mad Season e Class Of '99, conhecido por sua voz extremamente potente, visceral e comovente. Quando jovem, era tímido e falava pouco no colégio. Era, algumas vezes, vítima de risos de seus companheiros de sala. Mas em 1987, conheceu o guitarrista Jerry Cantrell -- peça importante em sua vida dali em diante. O Alice Chains foi (é) uma das bandas mais importantes dos anos 1990, é, é claro, da cena Grunge. Staley era a figura central da lendária banda. Boa parte das letras de Staley refletia seu vício em heroína e parte refletia a falta que sentia do seu pai. E seus problemas com as drogas só pioraram depois de uma internação fracassada em 1997. O frontman tentou se livrar do vício, mas nada disso aconteceu. Em 19 de abril de 2002, Layne foi encontrado morto em seu apartamento, vítima de uma overdose letal de heroína combinada com cocaína. Duas semanas haviam se passado desde o dia em que sofreu a overdose. É estipulado que a morte do lendário vocalista tenha sido em 5 de abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Scott Weiland, o eterno vocalista das bandas Stone Temple Pilots e Velvet Revolver. Frontman nato! Com carisma acima da média. O frontman nasceu em 27 de outubro de 1967, em Santa Cruz, na Califórnia. Os pais divorciaram-se quando tinha dois anos. Ao voltar a casar, a mãe adotou o sobrenome do padrasto, David Weiland. Scott foi casado três vezes e há vários anos que tinha problemas com drogas, sobre os quais falava abertamente. Esteve várias vezes internado em clínicas de reabilitação e faltava frequentemente a concertos. Foram muitos os problemas com a justiça: ele era totalmente fora da lei. Resumo da sua vida: Sexo Drogas & Rock N' Roll! Weiland era conhecido por mudar constantemente o seu estilo vocal, recorrendo muitas vezes ao uso de um megafone. No dia 3 de Dezembro de 2015, o vocalista foi encontrado morto por seu empresário em seu ônibus de turnê em Minnesota, nos EUA. Scott morreu de uma overdose de cocaína combinada com MDA e álcool.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Chris Cornell, vocalista e frontman de duas grandes bandas, Soundgarden e Audioslave. Cornell nasceu em 20 de julho de 1964, em Seattle, EUA. O interesse do vocalista pela música começou logo cedo, quando ele ainda era uma criança e vivia na cidade de Seattle -- berço do movimento Grunge. Durante a sua adolescência, Chris passou por uma depressão profunda, que o fez largar a escola e não querer sair do seu quarto. Foram momentos difíceis na vida do vocalista. O grande motivo de deixar a tristeza de lado foi a formação da banda Soundgarden, em 1984. Sua maneira de cantar -- com emoção, uma voz cheia de sentimentos -- ficaria mundialmente conhecida e Chris passaria a se tornar um dos melhores vocalistas de todos os tempos. Sua voz na lendária canção "Black Hole Sun" passa tristeza e um sentimento de despedida -- seria uma despedia antecipada ao Kurt (?). Em sua carreira solo, Chris começou a compor músicas em 1998 para o que seria o álbum "Euphoria Morning" lançado em 1999. Trabalho que em 2000 rendeu ao músico outra de muitas indicações ao Grammy Awards. Nos anos 2000 o frontman ainda foi vocalista do supergrupo Audioslave. Obtendo um enorme sucesso com o single "Like a Stone" do primeiro trabalho de estúdio da banda. Em fevereiro de 2007, Cornell anuncia a sua saída do Audioslave. Em abril do mesmo ano o vocalista deu início a turnê em carreira solo. Em 31 de dezembro de 2011, Cornell anunciou pelo Twitter que o Soundgarden estaria se reunido novamente. Chris Cornell morreu em 17 de Maio de 2017, em Detroit, EUA. Horas antes, ele havia se apresentado na cidade com o Soundgarden no Fox Theater. Dias antes de morrer, o vocalista escreveu na sua conta no Twitter uma declaração de amor à mulher, Vicky Karayiannis, com quem era casado desde 2004. "Para minha Vicky, você é um anjo e uma leoa. A mãe perfeita e a mulher perfeita. Eu te amo! Feliz dia das mães", ele publicou Twitter (14).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A história do Grunge é riquíssima; recheada de polêmicas e canções que marcaram uma época. O subgênero que deu vida ao Rock N' Roll... E o melhor: o movimento nasceu espontaneamente. E o Rock mais uma vez gerou músicos extraordinários. Já pensou o mundo sem os álbuns "Badmotorfinger" (Soundgarden), "Ten" (Pearl Jam), "Core" (Stone Temple Pilots) e o aclamado "Nevermind" (Nirvana)? Seria chato, né?

Kurt, Scott, Staley e Chris foram quatro cometas. Estrelas... Estrelas que brilharam. E sempre brilharão, porque o legado deles será eterno.

Restou apenas um herói do movimento Grunge...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Deus abençoe Eddie Vedder

-

R.I.P.

Kurt Cobain - 20|02|1967||05|04|1994

Layne Staley - 22|08|1967||05|04|2002

Scott Weiland - 27|10|1967||03|12|2015

Chris Cornell - 20|07|1964||17|05|2017


Morte de Chris Cornell

Chris Cornell: primeiras reações de músicos à morte do cantor

Marcos de Ros: o adeus a Chris Cornell

Chris Cornell: "a melhor voz do rock", diz Alice Cooper

Chris Cornell: músicas inéditas serão lançadas nesta sexta

Audioslave: Brad Wilk presta homenagem a Chris Cornell

Chris Cornell: Brad Pitt está devastado com a morte do amigo

Chris Cornell: Stone Sour faz homenagem tocando "Outshined"

Márcio Guerra Canto: Chris Cornell, morre a voz de Seattle

Nando Moura: o suicídio de Chris Cornell

Corey Taylor: veja tributo a Chris Cornell em show

Heart: Ann Wilson canta "Black Hole Sun", do Soundgarden

Pearl Jam faz curiosa homenagem a Chris Cornell

Chris Cornell: Inglorious toca "Black Hole Sun" em homenagem

Soundgarden: em vídeo legendado, o Nirvana fala sobre a banda

Chris Cornell: homenagem ao cantor durante show do Metallica

Chris Cornell: funeral já tem local e data definidos

Ryan Adams: ouça tributo a Chris Cornell em show na Nova Zelândia

Chris Cornell: Assista homenagem do Rock On The Range à inigualável voz

The Pretty Reckless: banda faz homenagem a Chris Cornell

Chris Cornell: fãs tentam reservar quarto de hotel onde aconteceu tragédia

Chris Cornell: o grunge acabou faz tempo, mas ainda deixa marcas

Chris Cornell: em vídeo, dois cantores prestam tributo

Living Colour: "Blow Up The Outside World" em tributo a Chris Cornell

Chris Cornell: O que fazer quando nossas referências se vão

Tom Morello: a playlist dos vídeos preferidos com Chris Cornell

Chris Cornell é homenageado durante show do Metallica

Corey Taylor: o impacto que Chris Cornell teve em sua carreira

Soundgarden: novo disco era planejado antes da morte de Cornell

Cris Cornell: Norah Jones presta homenagem onde foi último show

Chris Cornell: famoso radialista também não acredita em suicídio intencional

Chris Cornell: ele estava "feliz e otimista" nos últimos anos, diz empresário

Chris Cornell: 225 pessoas cantam Black Hole Sun em sua homenagem

Dave Grohl: "Chris não se comparava com o resto dos maníacos de Seattle"

Chris Cornell: sai resultado de exame toxicológico e viúva solta nota

Chris Cornell: relatório da análise da cena da morte do cantor

Chris Cornell: médico legista diz que remédios "não contribuíram" para sua morte

Pearl Jam: guitarrista fala mais sobre Chris Cornell

Billy Sheehan: "indústria farmacêutica é culpada pela morte de Cornell"

Chris Cornell: fã vende ingresso autografado do último show

Pearl Jam: "Chris foi o melhor artista que saiu de Seattle na era grunge"

Red Hot Chili Peppers: "Chris Cornell foi um dos maiores da nossa geração"

Chris Cornell: hotel ignorou ligação da esposa, diz sogra

Eddie Vedder: ele foi às lágrimas ao cantar "Black" em show; veja vídeo

Chris Cornell: viúva fala sobre morte pela 1ª vez à imprensa

Pearl Jam: banda publica carta de aniversário para Chris Cornell

Tom Morello: "nunca vou me recuperar", diz sobre morte de Cornell

Chris Cornell: viúva compartilha homenagens dos fãs em site

Cornell: "Se o meu marido tivesse cometido suicídio intencional, teria deixado uma carta"

Jane's Addiction: "Chris Cornell tinha a voz dos anjos"

Heart: "A morte de Chris foi como um acidente de carro para mim"

Chris Cornell: Cemitério pede que fãs não filmem túmulo

80minutos: Um ano sem Chris Cornell

Chris Cornell: ele fazia piadas sobre suicídio em hotel

Howard Stern: "se alguém podia ter evitado o mesmo final, era Chris Cornell

Eddie Vedder: em raro desabafo, ele admite negação após morte de Chris Cornell

Todas as matérias sobre "Morte de Chris Cornell"
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Jethro Tull
Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS