Grunge: Restou apenas um herói
Por Jeferson Oliveira
Postado em 25 de maio de 2017
Antes de tudo, é bom que se diga que o movimento Grunge começou -- principalmente -- com duas bandas: Green River e Soundgarden. O subgênero do Rock N' Roll é uma combinação de Punk-Rock e Heavy-Metal, tendo como principais mentores dessas vertentes o Ramones, Black Flag, New York Dolls e Black Sabbath -- Beatles também, porque não? O início do Grunge surgiu no final dos anos 1980 em Seattle -- no auge do movimento, em 1992, a cidade se tornou o centro do mundo. Como todo grande movimento musical, o grunge também influenciou o modo de se vestir, o visual -- principalmente dos músicos -- era desleixado (roupas velhas e cabelo desgrenhado) e descompromissado. Camisas xadrez de flanela eram de lei -- era moda na época. O Grunge provocou uma verdadeira rebelião no mundo. Priorizando a SIMPLICIDADE.
O movimento trouxe a energia do Punk aos palcos. A fúria do Rock N' Roll estava de volta -- o estilo musical mais popular do mundo sempre se renova, porém, a magia da guitarra sempre estará lá... A energia dos pubs também, você me entende? O Nirvana não deixava nenhum rastro dos instrumentos que haviam tocado.
As letras eram (são) extremamente sensíveis e carregadas de memórias da infância. De um passado sombrio -- era a identificação dos jovens na época.
As bandas de maior sucesso eram Nirvana, Stone Temple Pilots, Alice in Chains, Soundgarden e Pearl Jam. O som estava rolando no rádio e, é claro, na MTV. A cena foi totalmente importante para o Rock N' Roll. O auge do movimento foi no verão de 1992.
Os grandes líderes do movimento eram (são) Kurt Cobain, Chris Cornell, Eddie Vedder, Layne Staley e Scott Weiland. Não só líderes, mas como grandes frontmans -- homens de frente de suas determinadas bandas.
Kurt Cobain foi (é) o mais lendário personagem do movimento. Líder, guitarrista e vocalista do Nirvana. O músico nasceu em 20 de Fevereiro de 1967, em Aberdeen, em Washington, EUA. O frontman da banda mais revolucionária dos anos 1990 tinha sua própria característica de tocar e cantar. Cobain tinha talento para escrever canções profundas -- depressivas. O roqueiro costumava escrever as letras das músicas minutos antes de gravá-las. No caso das letras do álbum "Nevermind", elas foram tiradas de trechos de poesias que ele mantinha guardadas em casa. O dono da guitarra do Nirvana sofria de vício em heroína e depressão. Em 1993 foi o auge da dependência química. No mesmo ano, Kurt Cobain sofreu uma overdose de heroína na manhã em que iria se apresentar no New Music Seminar. Para reanimá-lo, a sua esposa Courtney Love injetou uma droga ilegal utilizada para acordar pessoas que sofreram overdose. Kurt fez o show e ninguém percebeu o problema. Em 05 de Abril de 1994, Kurt Cobain se suicida, aos 27 anos, no auge da carreira. O Grunge perdia sua maior estrela.
Layne Staley foi outro grande nome do Grunge. Vocalista e co-letrista do Alice Chains e dos grupos de curta duração Mad Season e Class Of '99, conhecido por sua voz extremamente potente, visceral e comovente. Quando jovem, era tímido e falava pouco no colégio. Era, algumas vezes, vítima de risos de seus companheiros de sala. Mas em 1987, conheceu o guitarrista Jerry Cantrell -- peça importante em sua vida dali em diante. O Alice Chains foi (é) uma das bandas mais importantes dos anos 1990, é, é claro, da cena Grunge. Staley era a figura central da lendária banda. Boa parte das letras de Staley refletia seu vício em heroína e parte refletia a falta que sentia do seu pai. E seus problemas com as drogas só pioraram depois de uma internação fracassada em 1997. O frontman tentou se livrar do vício, mas nada disso aconteceu. Em 19 de abril de 2002, Layne foi encontrado morto em seu apartamento, vítima de uma overdose letal de heroína combinada com cocaína. Duas semanas haviam se passado desde o dia em que sofreu a overdose. É estipulado que a morte do lendário vocalista tenha sido em 5 de abril.
Scott Weiland, o eterno vocalista das bandas Stone Temple Pilots e Velvet Revolver. Frontman nato! Com carisma acima da média. O frontman nasceu em 27 de outubro de 1967, em Santa Cruz, na Califórnia. Os pais divorciaram-se quando tinha dois anos. Ao voltar a casar, a mãe adotou o sobrenome do padrasto, David Weiland. Scott foi casado três vezes e há vários anos que tinha problemas com drogas, sobre os quais falava abertamente. Esteve várias vezes internado em clínicas de reabilitação e faltava frequentemente a concertos. Foram muitos os problemas com a justiça: ele era totalmente fora da lei. Resumo da sua vida: Sexo Drogas & Rock N' Roll! Weiland era conhecido por mudar constantemente o seu estilo vocal, recorrendo muitas vezes ao uso de um megafone. No dia 3 de Dezembro de 2015, o vocalista foi encontrado morto por seu empresário em seu ônibus de turnê em Minnesota, nos EUA. Scott morreu de uma overdose de cocaína combinada com MDA e álcool.
Chris Cornell, vocalista e frontman de duas grandes bandas, Soundgarden e Audioslave. Cornell nasceu em 20 de julho de 1964, em Seattle, EUA. O interesse do vocalista pela música começou logo cedo, quando ele ainda era uma criança e vivia na cidade de Seattle -- berço do movimento Grunge. Durante a sua adolescência, Chris passou por uma depressão profunda, que o fez largar a escola e não querer sair do seu quarto. Foram momentos difíceis na vida do vocalista. O grande motivo de deixar a tristeza de lado foi a formação da banda Soundgarden, em 1984. Sua maneira de cantar -- com emoção, uma voz cheia de sentimentos -- ficaria mundialmente conhecida e Chris passaria a se tornar um dos melhores vocalistas de todos os tempos. Sua voz na lendária canção "Black Hole Sun" passa tristeza e um sentimento de despedida -- seria uma despedia antecipada ao Kurt (?). Em sua carreira solo, Chris começou a compor músicas em 1998 para o que seria o álbum "Euphoria Morning" lançado em 1999. Trabalho que em 2000 rendeu ao músico outra de muitas indicações ao Grammy Awards. Nos anos 2000 o frontman ainda foi vocalista do supergrupo Audioslave. Obtendo um enorme sucesso com o single "Like a Stone" do primeiro trabalho de estúdio da banda. Em fevereiro de 2007, Cornell anuncia a sua saída do Audioslave. Em abril do mesmo ano o vocalista deu início a turnê em carreira solo. Em 31 de dezembro de 2011, Cornell anunciou pelo Twitter que o Soundgarden estaria se reunido novamente. Chris Cornell morreu em 17 de Maio de 2017, em Detroit, EUA. Horas antes, ele havia se apresentado na cidade com o Soundgarden no Fox Theater. Dias antes de morrer, o vocalista escreveu na sua conta no Twitter uma declaração de amor à mulher, Vicky Karayiannis, com quem era casado desde 2004. "Para minha Vicky, você é um anjo e uma leoa. A mãe perfeita e a mulher perfeita. Eu te amo! Feliz dia das mães", ele publicou Twitter (14).
A história do Grunge é riquíssima; recheada de polêmicas e canções que marcaram uma época. O subgênero que deu vida ao Rock N' Roll... E o melhor: o movimento nasceu espontaneamente. E o Rock mais uma vez gerou músicos extraordinários. Já pensou o mundo sem os álbuns "Badmotorfinger" (Soundgarden), "Ten" (Pearl Jam), "Core" (Stone Temple Pilots) e o aclamado "Nevermind" (Nirvana)? Seria chato, né?
Kurt, Scott, Staley e Chris foram quatro cometas. Estrelas... Estrelas que brilharam. E sempre brilharão, porque o legado deles será eterno.
Restou apenas um herói do movimento Grunge...
Deus abençoe Eddie Vedder
-
R.I.P.
Kurt Cobain - 20|02|1967||05|04|1994
Layne Staley - 22|08|1967||05|04|2002
Scott Weiland - 27|10|1967||03|12|2015
Chris Cornell - 20|07|1964||17|05|2017
Morte de Chris Cornell
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps