Matérias Mais Lidas

João Gordo: ele comenta treta com Digão do Raimundos, que o chamou de pela sacoJoão Gordo
Ele comenta treta com Digão do Raimundos, que o chamou de "pela saco"

Rodox: quando baterista estragou show da banda após João Gordo vê-lo rezandoRodox
Quando baterista estragou show da banda após João Gordo vê-lo rezando

Cavalera Conspiracy: Max confessa que mentiu a Iggor sobre primeiro álbum da parceriaCavalera Conspiracy
Max confessa que mentiu a Iggor sobre primeiro álbum da parceria

Resenha - Vera Cruz - Edu Falaschi
Resenha - Vera Cruz - Edu Falaschi

Guns N' Roses: as diferenças entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Gilby ClarkeGuns N' Roses
As diferenças entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Gilby Clarke

Raimundos: Digão revela que recebeu proposta astronômica para reunião com RodolfoRaimundos
Digão revela que recebeu proposta "astronômica" para reunião com Rodolfo

Max Cavalera: como ele desistiu de detonar o Sepultura em Eye for an Eye, do SoulflyMax Cavalera
Como ele desistiu de detonar o Sepultura em "Eye for an Eye", do Soulfly

Iron Maiden: a reação de Steve Harris ao ouvir clássico de Bruce DickinsonIron Maiden
A reação de Steve Harris ao ouvir clássico de Bruce Dickinson

Sebastian Bach: quando o pai do Bon Jovi ameaçou matá-loSebastian Bach
Quando o pai do Bon Jovi ameaçou matá-lo

Sepultura: Max Cavalera admite que copiou Black Sabbath em Roots Bloody RootsSepultura
Max Cavalera admite que copiou Black Sabbath em "Roots Bloody Roots"

Edu Falaschi: em exclusiva, ele conta tudo sobre Vera Cruz, seu 1º álbum soloEdu Falaschi
Em exclusiva, ele conta tudo sobre "Vera Cruz", seu 1º álbum solo

Nirvana: por que, até hoje, Dave Grohl não canta músicas da bandaNirvana
Por que, até hoje, Dave Grohl não canta músicas da banda

Kiss: Vinnie Vincent está vendendo suas letras manuscritas por 50 mil dólaresKiss
Vinnie Vincent está vendendo suas letras manuscritas por 50 mil dólares

Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloideMamonas Assassinas
A história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide

Iron Maiden: banda não será incluída no Rock And Roll Hall Of Fame em 2021Iron Maiden
Banda não será incluída no Rock And Roll Hall Of Fame em 2021


Stamp
Edu Falaschi - Vera Cruz

Discos: 5 clássicos do rock que não tiveram boas vendas

Por Igor Miranda
Em 16/02/17

A relação entre arte e mercado é curiosa. Há trabalhos bons e ruins que têm reconhecimento comercial, assim como existem registros de bom e mau gosto que são aclamados pelo público.

A situação que mais me chama a atenção é a de bons discos que não conseguem boas vendas. Há aqueles que encalham para sempre e os que demoram a engrenar.

Na lista abaixo, há cinco clássicos do rock que, definitivamente, não tiveram boas vendas. Os trabalhos em questão conquistaram repercussão no underground e se tornaram influentes - com exceção do primeiro, que ainda teve um sucesso comercial maior que os demais, mas muito longe do esperado (e merecido).

Beach Boys - "Pet Sounds" (1966)

Um dos primeiros álbuns do chamado art rock, "Pet Sounds é, sem dúvidas, um dos trabalhos mais influentes, não só do rock, mas da música como um todo. É citado, frequentemente, como um dos melhores registros da história, seja por críticos ou por outros músicos.

Contudo, "Pet Sounds" não foi tão bem recebido comercialmente quanto se esperava. Na época, os Beach Boys já eram um sucesso comercial e, aqui, resolveram mudar sua pegada. A transição não foi bem assimilada de início e a Capitol Records, gravadora, não fez a devida divulgação.

Apesar de ter entrado nas paradas de vários países, "Pet Sounds" logo saiu dos charts e não conseguiu bater os recordes de vendas de antes. Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que tenham sido vendidas cerca de 500 mil cópias na época. Somente no ano de 2000, conseguiu um disco de platina, por um milhão de álbuns comercializados.

Esperava-se mais, visto que "Pet Sounds" foi muito elogiado pela imprensa especializada. A efeito de comparação, o álbum é citado como a maior influência de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles, que chegou a números muito maiores em termos de vendas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Curiosamente, dois meses depois, a Capitol lançou uma coletânea com os maiores hits dos Beach Boys, "Best Of Beach Boys", que chegou às 500 mil cópias nos Estados Unidos com mais agilidade que "Pet Sounds".

The Velvet Underground & Nico - "The Velvet Underground & Nico" (1967)

O icônico disco de estreia do Velvet Underground foi ignorado pelo público em geral, bem como pela crítica especializada. E há explicações curiosas para tal ocorrido.

A principal é a ação judicial que envolveu a banda e o ator Eric Emerson. Na imagem de trás do LP, havia uma foto da banda com a projeção de Emerson por trás. Naquela época, o ator havia sido preso por posse de drogas e estava desesperado por dinheiro, então, ele processou o grupo por ter usado a sua imagem de forma indevida, sem autorização.

Ao invés de lançar uma versão alternativa, a Verve Records, subsidiária da Interscope Geffen A&M, simplesmente cancelou a distribuição do álbum por dois meses, até que a situação se resolvesse nos tribunais. Somente as cópias que já estavam no mercado ganharam uma "versão", com um adesivo em cima da foto. E quando o trabalho voltou a chegar em novos mercados, "Sgt. Pepper's...", dos Beatles, já havia sido lançado.

Outra explicação para o fiasco é o próprio material do disco. As músicas tratavam de temas controversos e eram experimentais em sua estrutura melódica. O registro foi banido de algumas rádios, enquanto que, em outras, sequer despertou o interesse.

No fim das contas, somente 30 mil cópias de "The Velvet Underground & Nico" foram vendidas na época. O número fez com que Brian Eno desse uma declaração que se tornou icônica com o tempo: "cada um que comprou uma dessas 30 mil cópias acabou dando início a uma banda".

Stooges - "Raw Power" (1973)

O terceiro disco dos Stooges é considerado um de seus melhores trabalhos. "Raw Power" foi lançado pela poderosa Columbia Records, teve a produção de David Bowie e contava com diversos ingredientes para sacramentar a explosão dos Stooges, mas isto não aconteceu.

Os primeiros discos dos Stooges, lançados pela Elektra, já não vinham de bom histórico comercial. Apesar disso, a banda, considerada uma das pioneiras do punk, seguia como uma das grandes apostas do mercado fonográfico, já que faziam muito sucesso no underground americano.

Mas não engrenou. "Raw Power" obteve uma modesta 182ª posição nas paradas americanas, apesar de ter conquistado uma repercussão melhor no Reino Unido. O insucesso aliado aos problemas que os integrantes tinham com álcool e drogas fizeram com que eles fossem demitidos da Columbia e encerrassem suas atividades em 1974.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apesar de tudo isso, "Raw Power" é citado como o disco favorito de diversos nomes do rock em vários segmentos, seja do punk, do alternativo ou até mesmo do hard rock.

New York Dolls - "New York Dolls" (1973)

Os New York Dolls, assim como os Stooges, eram promissores. E, em 1973, ainda estavam para lançar seu primeiro disco de estúdio, autointitulado, com a produção de Todd Rundgren.

A banda de Nova York tocava em seu território com frequência e conquistava fãs com facilidade. Os shows eram sempre lotados e a experiência proporcionada pelas apresentações, ao menos segundo relatos da época, era boa.

A Mercury Records ofereceu um contrato de US$ 25 mil para que a banda lançasse dois discos. Esperava-se o sucesso já no primeiro, mas não aconteceu. O álbum, autointitulado, fracassou em vendas, apesar de ter conquistado a crítica especializada na época.

Estima-se que, na época, o debut do New York Dolls tenha vendido cerca de 100 mil cópias. Mesmo nos dias de hoje, não parece ter passado das 500 mil. O trabalho seguinte, "Too Much Too Soon", também foi um fiasco em termos comerciais.

Por outro lado, os New York Dolls tiveram grande importância no punk, que explodiria nos anos seguintes. O visual glam trabalhado pelo grupo também exerceu influência no hard rock oitentista.

Ramones - "Ramones" (1976)

É justo dizer que, diferente dos outros álbuns dessa lista, o disco de estreia dos Ramones acabou lançado por um selo praticamente independente. A Sire Records era uma gravadora de sucesso que havia começado a trabalhar de forma independente na década de 1970. A empresa distribuiu o disco nos Estados Unidos e no Reino Unido, enquanto a Philips se responsabilizou pelo restante da Europa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ainda assim, esperava-se que o álbum de estreia dos Ramones obtivesse maior sucesso comercial. Em termos de influência, não se discute: é um dos discos mais importantes do punk rock. Mas as vendas decepcionaram.

Após o seu lançamento, o disco conquistou uma tímida 111ª posição nos charts da Billboard e só conseguiu disco de ouro nos Estados Unidos em 2014. No Reino Unido, outro mercado em potencial, nem chegou a entrar nas paradas.

Os Ramones continuaram imbatíveis no underground, mas nunca conseguiram um verdadeiro hit comercial. Nem mesmo o disco "End Of The Century" (1980), que amaciou a sonoridade, conseguiu o resultado esperado.

Comente: Lembra de outros discos clássicos que não venderam nada quando lançados?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Pentral
Arte Musical
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Lista: trechos de músicas gravadas por bandas de rock e metal para você tatuar - Parte 1Lista
Trechos de músicas gravadas por bandas de rock e metal para você tatuar - Parte 1

Mayhem: banda lançará EP em julho, com cover do Ramones; confira capa e tracklistMayhem
Banda lançará EP em julho, com cover do Ramones; confira capa e tracklist

Lista: 25 músicas gravadas por bandas de rock que apareceram em trilhas de novelasLista
25 músicas gravadas por bandas de rock que apareceram em trilhas de novelas

Lista: frases do rock e metal que poderiam estar em para-choques de caminhão - Parte 2Lista
Frases do rock e metal que poderiam estar em para-choques de caminhão - Parte 2

Lista: 50 grandes bandas de rock e heavy metal que são do estado de Nova YorkLista
50 grandes bandas de rock e heavy metal que são do estado de Nova York

Kerrang: 14 músicas de bandas de rock e metal que falam sobre bebedeiraKerrang
14 músicas de bandas de rock e metal que falam sobre bebedeira

Ramones: Ilustrador brasileiro é destaque no perfil de Johnny Ramone no InstagramRamones
Ilustrador brasileiro é destaque no perfil de Johnny Ramone no Instagram

Joey Ramone: veja como Globo, SBT e Record noticiaram morte dele há 20 anosJoey Ramone
Veja como Globo, SBT e Record noticiaram morte dele há 20 anos

Inesquecíveis: 20 músicas que marcaram os anos 1990- Parte 1Inesquecíveis
20 músicas que marcaram os anos 1990- Parte 1

Ramones: as 10 melhores músicas da fase Richie RamoneRamones
As 10 melhores músicas da "fase Richie Ramone"

Vlog Rock: Curiosidades sobre a banda Ramones (vídeo)

Joey Ramone: Netflix está produzindo biografia; Pete Davidson é escolhido para o papelJoey Ramone
Netflix está produzindo biografia; Pete Davidson é escolhido para o papel

Em 15/04/2001: Morria Joey Ramone, uma das maiores lendas da história do rockEm 15/04/2001
Morria Joey Ramone, uma das maiores lendas da história do rock

Lista: 20 músicas de bandas de rock e metal que valem por um álbum inteiro - Parte 2Lista
20 músicas de bandas de rock e metal que valem por um álbum inteiro - Parte 2

Lista: 10 álbuns que marcaram o início de grandes formações do rock e do metalLista
10 álbuns que marcaram o início de grandes formações do rock e do metal


Queen e Ramones: a história por trás dos logos das duas bandasQueen e Ramones
A história por trás dos logos das duas bandas

Ramones: a música mais longa de cada álbum de estúdioRamones
A música mais longa de cada álbum de estúdio

Metallica: CJ Ramone revela como quase tocou na bandaMetallica
CJ Ramone revela como quase tocou na banda


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.