Guitarras do Kiss: Parte 4 - As guitarras de Vinnie Vincent e Mark St. John
Por Marco Pala
Postado em 12 de agosto de 2016
Na quarta parte da saga envolvendo os instrumentos usados pelo KISS, temos dois guitarristas que ficaram por curto tempo na banda, Vinnie Vincent e Mark St. John, que serão compilados no mesmo texto.
VINNIE VINCENT (1982-1984)
CREATURES OF THE NIGHT (1982/1983)
Vinnie estreou no KISS logo no primeiro show da Creatures Of The Night Tour, em dezembro de 1982, tendo, antes, gravado e composto partes deste álbum, ainda usando seu nome de batismo, Vincent Cusano. Nas gravações, Vinnie usou uma Stratocaster preta, montada por ele mesmo, usando corpo e braço confeccionados pela empresa Boogie Bodies, de propriedade de Wayne Charvel e Lynn Ellsworth, criada depois de Wayne vender a Charvel Guitar Repair para Grover Jackson, em 1978. Nos primeiros shows da Creatures Of The Night Tour, Vinnie tocou com uma Stratocaster vermelha, com ponte Floyd Rose e pickups EMG feita pela obscura empresa Guitarman (comumente confundida com uma Charvel). Depois de alguns shows, Grover Jackson entregou um novo braço (com escala de maple) para Vinnie fazer propaganda da sua marca, enquanto ele próprio preparava as principais guitarras da turnê. Neste período, Vinnie também usou uma Gibson Les Paul Standard sunburst e uma B. C. Rich Mockinbird preta, ambas de propriedade de Paul Stanley. Com a turnê já engrenada, Vinnie recebeu de Grover Jackson pelo menos quatro Jackson Custom Made V (originalmente projetadas por Grover e Randy Rhoads, e que viriam a ser batizadas de "Rhoads" algum tempo depois). Sua #1 era um modelo "gold sparkle", com pickup EMG 81 na ponte (Floyd Rose 1) e um PAF Seymour Duncan no braço. Havia também uma #2, também dourada, além de uma #3 preta, com ponte fixa. Em fotos, Vinnie apareceu também com uma quarta Custom V (branca), com ponte Floyd Rose, mas que não foi usada em shows. Uma curiosidade sobre as primeiras Jackson V usadas por Vinnie: há rumores de que seriam guitarras que Grover Jackson teria começado a preparar para Randy Rhoads, mas que não chegaram a ser finalizadas por conta da prematura morte do guitarrista. Vinnie sustentou esta tese, porém Jackson diz que as guitarras de Vinnie eram novas e feitas com base nos gabaritos originais das guitarras de Rhoads.
LICK IT UP (1983/1984)
O setup da fase Lick It Up foi mais homogêneo: Vinnie somente usou Jacksons Custom V (Rhoads). Logo nos primeiros dias em que estava na Europa com o KISS para os primeiros shows da turnê, Vinnie pessoalmente pintou sua #1 dourada de pink, usando um simples spray. Ele também usou sua Custom V #2 dourada em alguns shows, mas sua guitarra reserva passou a ser uma segunda Custom V pink (que aparece no vídeo de "All Hells Breaking Loose", esta já fabricada assim pela Jackson, com as marcações "dente de tubarão" invertidas em relação à original). Na reta final da turnê, além das duas Jacksons Pink, Vinnie usou uma Custom V preta, com ponte Floyd Rose. Recentemente, o ermitão Vinnie Vincent colocou à venda num leilão, vários itens de sua memorabilia, incluindo guitarras originais como sua V #1 pink (reformada pela Jackson), a Jackson V preta usada na Creatures Tour (repintada de branco), a Boogie Bodies Strato, entre outros itens.
MARK ST. JOHN (junho/novembro 1984)
ANIMALIZE (1984)
Mark fez oficialmente apenas três shows com o KISS, em novembro de 1984, dois deles completos (no primeiro da trilogia, Mark tocou apenas 5 músicas, com Bruce Kulick tocando nas demais). Portanto, são muito raras as imagens e informações sobre os instrumentos usados por Mark com o KISS, principalmente ao vivo. Como ele foi indicado ao KISS pelo luthier Grover Jackson, naturalmente ele usou guitarras Jackson, principalmente do modelo Soloist. No vídeo de "Heavens On Fire" e nas principais sessões de fotos, Mark usou uma Soloist Custom preta, com 3 pickups single coil e ponte Kahler. Ao vivo, usou pelo menos duas guitarras: uma Jackson Soloist preta com acabamento mais simples (e apenas um humbucker) e uma Stratocaster amarela, não sendo possível identificar sua marca. Durante toda sua carreira, Mark sempre preferiu guitarras tipo ‘super-strato’, principalmente as G&L Rampage, usadas depois de sua breve passagem pelo KISS.
As Guitarras do Kiss
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Eluveitie e Cobra Spell cancelam shows no Bangers Open Air 2026
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
After Forever vem ao Brasil no final do ano, revela jornalista
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro


"I Was Made For Lovin' You", do Kiss, ultrapassa um bilhão de views no YouTube
A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
O ícone do metal moderno que "deu carteirada" para assistir show do Kiss com o filho
Peter Criss e Bob Ezrin contestam declarações recentes de Gene Simmons
Os álbuns do Kiss em que Gene Simmons e Peter Criss não tocaram, segundo Regis Tadeu


