Guitarras do Kiss: Parte 6 - As guitarras de Tommy Thayer
Por Marco Pala
Postado em 08 de setembro de 2016
Para finalizar a série sobre instrumentos usados pelos integrantes do KISS (com exceção dos bateristas, que não é minha especialidade), vamos listar as guitarras do segundo Spaceman, o controverso e muitas vezes subestimado Tommy Thayer, o atual guitarrista da banda.
TOMMY THAYER (2002-presente)
FAREWELL (2002)
Tommy estreou no KISS em um show feito na Jamaica, em março de 2002, a princípio, provisoriamente. Para esse show, Tommy recebeu da Gibson uma bela reedição da Les Paul 1958 sunburst, com pickups Gibson 498T (sem a capa na posição da ponte, em homenagem à guitarra #1 de Jimmy Page), configuração que passou a ser sua predileta por muito tempo. Na reserva, uma Gibson Les Paul Custom 1976 preta, que ele já possuía desde os anos 80, época em que tocava com o grupo Black ‘N’ Blue.
SYMPHONY (2003)
Agora como integrante oficial, Tommy segue com sua Gibson Les Paul Standard 1958 Reissue como a titular. E ele recebe da Gibson mais três Les Pauls Standard (reedições de 1960, sendo duas sunburst e uma preta), todas com pares de pickups 498T (sem a capa de nickel no da ponte).
ROCK THE NATION (2004)
O mesmo setup usado nos shows sinfônicos (e na turnê com o Aerosmith) é usado na Rock The Nation Tour, ou seja: a Les Paul ‘58 segue titular e as outras três Les Paul ‘60 são usadas em momentos pontuais no show.
TURNÊ JAPONESA (2006)
Para a turnê no Japão em 2006, o setup muda um pouco: uma das Gibson Les Paul Standard 1960 sunburst passa a ser a titular, e a outra sunburst ‘60 fica como backup (a Standard ‘58 continuou sendo levada em todas as turnês, mas para ser usada nos camarins, para Tommy tirar um som ou aquecer). A Les Paul Standard preta também é usada, e entra uma nova Les Paul Standard 1960, na cor "silver sparkle" (e o mesmo esquema de pickups das demais).
ALIVE 35 (2008)
O setup segue quase o mesmo, com 4 Gibson Les Paul Standard 1960 (duas sunburst, preta e silver sparkle) sendo usadas na mesma forma. Mas entram duas novas peças: uma Gibson Les Paul Classic preta passa a ser guitarra de pirotecnia e uma Gibson Explorer Custom Shop silver sparkle, geralmente usada em "Lick It Up".
SONIC BOOM (2009/2011)
Na primeira turnê de divulgação de um álbum de inéditas do KISS em 11 anos, Tommy manteve exatamente o mesmo setup da turnê anterior, com guitarras Gibson, sendo 4 Les Paul Standard 1960, Les Paul Classic ("shooter") e a Explorer cinza. No estúdio, suas principais guitarras foram uma Gibson SG reedição do modelo de 1961, de propriedade do Paul Stanley e uma Gibson Les Paul Deluxe ano 1972, com captadores Seymour Duncan JB, (pintada de vermelho pelo Custom Shop da Gibson a pedido do próprio Paul). A título de curiosidade, foi com esta Les Paul vermelha que Tommy gravou também o álbum Psycho Circus, em 1998.
MONSTER (2012-2014)
Nas gravações do álbum "Monster", Tommy usou majoritariamente as duas guitarras usadas em Sonic Boom. Para a turnê, a titular passou a ser uma nova guitarra, feita pela divisão Custom Shop da Gibson: uma reedição da Les Paul Standard 1959 (tobacco sunburst), com pickups 498. A Les Paul ‘60 sunburst #2 continuou sendo usada como backup, além das Les Pauls ‘60 preta e silver, da Explorer Custom Shop em momentos pontuais e da Les Paul Classic ("shooter"). No meio da turnê, Tommy estreou uma nova guitarra, sua primeira "signature" lançada pela Gibson sob o selo Epiphone: a Les Paul Spaceman (baseada na sua 1960 silver sparkle, com pickups Gibson 498), geralmente usada na abertura do show. Na parte final da turnê, o setup acaba sendo mudado: a titular passa a ser uma bela Gibson Les Paul Standard branca (provavelmente feita sob o shape do modelo de 1960, o seu favorito), feita pelo Custom Shop (com par de Seymour Duncan JB substituindo os Gibson 498). A Les Paul 1959 tobacco sunburst também ganha dois JB de cor creme e permanece no setup, junto das demais guitarras já citadas.
40TH ANNIVERSARY TOUR (2015)
Para a extensão da turnê Monster, comemorando 4 décadas de existência da banda, Tommy deixou o setup mais enxuto. Porém, ele estréia sua segunda guitarra "signature": Epiphone Les Paul White Lightning, nada mais que uma versão Epiphone para a Les Paul branca da turnê anterior (geralmente usada na abertura do show ou em momentos pontuais). A Les Paul branca original da Gibson continua como titular, acompanhada da Les Paul 1960 sunburst #1 e da Les Paul Classic shooter no número solo.
Comente: Qual o melhor guitarrista que passou pelo Kiss?
As Guitarras do Kiss
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 é confirmado como atração do Todo Mundo no Rio em 2026
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
A banda de rock gospel brasileira que furou a bolha e foi cancelada após fake news
Produtor Bob Ezrin acha que disco "maldito" do Kiss seria melhor se gravado hoje
Os dois caras que cantam pra caramba que levaram Gene Simmons a acreditar que também podia
Produtor do Kiss, Bob Ezrin lamenta morte de Ace Frehley
O álbum que Paul Stanley viu como a grande volta por cima do Kiss
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Katatonia lança versão para "A World Without Heroes", do Kiss
Filhos de líderes do Kiss anunciam o projeto Stanley Simmons
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Gene Simmons repete que nunca bebeu mas tem suas fraquezas; "Eu amo bolo"
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"


