Guitarras do Kiss: Parte 5 - As guitarras de Bruce Kulick
Por Marco Pala
Postado em 22 de agosto de 2016
Continuando a série sobre instrumentos usados pelo KISS, vamos agora falar de Bruce Kulick. Como será observado, no período em que esteve no KISS, Bruce teve preferência por instrumentos tipo super-strato, mas ele nunca manteve um setup homogêneo em turnês, preferindo variar os instrumentos, o que torna muito difícil listar exatamente todas as guitarras usadas por ele em shows, vídeos ou gravações. Mas a maior parte se encontra aqui.
BRUCE KULICK (1984-1996)
ANIMALIZE (1984/1985)
Bruce chegou ao KISS como substituto temporário de Mark St. John logo no primeiro show da Animalize Tour. Sua guitarra principal na turnê Animalize foi uma Charvel Model 2 azul, com apenas 1 pickup EMG (usada no clip de "Thrills In The Night"), mas também usou pelo menos outras três guitarras: Charvel Model 4 dourada, Charvel Model 5 prateada e uma B. C. Rich Eagle preta, normalmente usada no bis.
ASYLUM (1985/1986)
Sua principal peça no início da turnê de Asylum foi uma Charvel Model 2 vinho (que tempos depois seria roubada do depósito do KISS, junto da Charvel azul, da B. C. Rich Eagle preta e de algumas guitarras do Paul Stanley). É nesta época que Bruce inicia seu "vitalício" relacionamento com a então incipiente marca nipo-americana de guitarras, a ESP (Electric Sound Products). Nesta fase, ele usou pelo menos dois modelos super-strato ESP M-1 (também conhecida como Mirage), sendo uma multicolorida e outra cinza. Também usou uma B. C. Rich Ironbird azul e uma Jackson Soloist Custom branca (usada no vídeo de "Uh All Night"), que em 1986 Bruce deu a um amigo.
CRAZY NIGHTS/SMASHES, THRASHES & HITS (1987/1988)
Na fase Crazy Nights, Bruce adotou como principal ferramenta as recém lançadas ESP Horizon (Bruce foi um dos primeiros a receber uma). Foram pelo menos três Horizons: a principal (vermelha, usada no vídeo de "Reason To Live"), uma sunburst e uma preta (com adesivos com símbolo de lixo nuclear, usada no vídeo de "Turn On The Night"). Outra guitarra icônica desta fase é uma ESP M-1 amarela (com headstock "banana"), fotografada com Bruce na contracapa do disco (esta é, até hoje, uma de suas guitarras favoritas, responsável por boa parte dos solos em Revenge). Ele também encomendou uma ESP M-1 sem acabamento, com apenas 1 pickup, muito usada nos shows, além de uma B. C. Rich Gunslinger vermelha (que aparece no vídeo de "Crazy Nights", que depois ganhou os símbolos de lixo nuclear, que, por alguma razão, faziam parte do figurino de Bruce nessa época). Na fase de shows por festivais na Europa em 1988, o setup mudou um pouco: as ESP Horizon (vermelha e sunburst) continuam na linha de frente, mas Bruce também passou a usar uma ESP Les Paul Standard vinho (que foi usada em estúdio durante as gravações das faixas inéditas da coletânea Smashes, Trashes & Hits, de 1988). As guitarras usadas nos clips das faixas inéditas da coletânea foram emprestadas pela ESP: uma Horizon vinho "Let´s Put The X In Sex" e uma Kamikaze Sunburst Tiger em "You Make Me Rock Hard", escolhida pela própria diretora do vídeo (Rebecca Blake) ao folhear um catálogo da ESP.
HOT IN THE SHADE (1990/1991)
Novamente há mudanças no setup. As ESP Horizon (sunburst e vermelha) continuam as principais ferramentas, entrando também em cena uma nova ESP M-1 creme (com headstock "banana"). Mas a novidade nesta fase são algumas guitarras clássicas de sua crescente coleção, como uma Gibson Les Paul Special preta (com humbuckers Seymour Duncan) e uma Gibson Moderne Custom de 1983. Para tocar o solo de "Forever" ao vivo, Bruce costumava usar um violão Gibson Chet Atkins fixado em um rack (no restante da música, costumava usar uma das ESP Horizon). Nos vídeos, Bruce aparece com uma Gibson Les Paul Special de 1958 ("Forever"), ESP Vintage Plus sunburst ("Hide Your Heart") e a ESP Les Paul vinho ("God Gave Rock N´Roll To You II").
REVENGE / ALIVE III (1992/1995)
A "era de ouro" de Bruce no KISS, e também, o período em que ele desfila com o maior número de instrumentos. Algumas guitarras se tornaram notórias dessa fase: a ESP M-1 creme da turnê anterior (agora com um escudo ‘tortoise red’, que aparece no encarte do Alive III), três ESP Explorer Custom (duas pretas, uma delas aparece capa de Alive III, e uma branca, esta usada no clip de "I Just Wanna") e uma Gibson Les Paul Junior de 1957 (com humbucker Seymour Duncan JB). Também foi muito usada uma guitarra "Frankenstein", montada com corpo Strato azul (da Schecter), com braço tirado de uma ESP Kamikaze (e um sistema de "wah-wah" embutido, acionado no pot de tonalidade), além da velha ESP Horizon sunburst. Na turnê sul-americana de 1994, e no Japão/Austrália em 1995, Bruce continuou com a Horizon sunburst, a "Frankenstein" e uma das ESP Explorer (preta), acrescendo ao setup uma ESP Flying V Custom preta (com ponte Floyd Rose) e uma Gibson Les Paul Custom preta. Nos vídeos, aparece uma ESP V-90 Custom ("Unholy") e duas guitarras vintage (Gibson ES-355 1965 e Gibson SG 1965, ambas no vídeo de "Every Time I Look At You"). Bruce também aparece com uma Gibson Flying V Custom, dos anos 80, em programas de TV, encerrando sua passagem pelo KISS (não abordamos a fase acústica de 1995). Curiosidade: Bruce é dono, hoje em dia, de uma enorme coleção de guitarras, com mais de 150 peças. Entre elas, há uma velha Gibson Les Paul de 1953, que originalmente era goldtop e tinha pickups P-90, que depois foram trocados por um par de Gibson PAF originais dos anos 50. Esta guitarra era de seu irmão Bob Kulick, que a usou nas gravações com o KISS nas faixas inéditas de Alive II (1977). Bruce adquiriu a guitarra nos anos 80 e a usou nas gravações de todos os álbuns que fez com o KISS a partir de Crazy Nights. Em 1990, a guitarra foi levada ao Custom Shop da Gibson, onde o famoso luthier Tom Murphy, mestre em acabamentos envelhecidos inspirados nas Les Pauls dos anos 50, a pintou de sunburst. Segundo Bruce, esta guitarra é seu maior patrimônio. Ele a chama de "Les Paul Conversion" por se tratar de uma Goldtop ‘53 convertida em Standard.
Comente: Qual o melhor guitarrista que passou pelo Kiss?
As Guitarras do Kiss
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O cover mais "sinistro" de uma música sua que Ozzy Osbourne ouviu
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância


"I Was Made For Lovin' You", do Kiss, ultrapassa um bilhão de views no YouTube
A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
O ícone do metal moderno que "deu carteirada" para assistir show do Kiss com o filho
Peter Criss e Bob Ezrin contestam declarações recentes de Gene Simmons
Os álbuns do Kiss em que Gene Simmons e Peter Criss não tocaram, segundo Regis Tadeu


