Guitarras do Kiss: Parte 2 - Os baixos de Gene Simmons
Por Marco Pala
Postado em 04 de julho de 2016
Na sequência das matérias sobre os instrumentos usados pelo KISS, agora é a vez dos baixos usados por Gene Simmons ao longo dos seus 40 anos à frente da banda. E agora com fotos.
GENE SIMMONS (1972-presente)
PRIMEIROS SHOWS (1973)
Nos primeiros shows do KISS, antes do lançamento do primeiro disco, Gene usou praticamente um único baixo, feito pelo luthier Charles LoBue, ainda na cor da madeira. Este baixo foi projetado com idéias dadas pelo próprio Gene, com conceitos que serviram de base para muitos outros baixos usados pelo Demon durante sua carreira. A título de curiosidade, LoBue era dono de uma loja/oficina chamada Lab Guitar, onde também trabalhavam Bill Lawrence e Larry DiMarzio. Foi lá que Larry desenvolveu o conceito do captador "Super Distortion", que transformou seu nome na maior empresa do ramo (a primeira a fabricar captadores para reposição). E Larry foi colega de colégio de Gene Simmons, chegando a tocar guitarra provisoriamente em formações embrionárias do Wicked Lester (banda que originou o KISS, em 1970).
KISS (1974)
Na primeira turnê, o Charles LoBue Custom é o titular. Como baixo reserva, Gene usou um Fender Precision Bass preto.
HOTTER THAN HELL (1974)
Para a fase Hotter Than Hell, Gene passou a usar baixos Gibson, estreando seu lendário Grabber, ainda na cor original (vinho). O LoBue ficou como baixo reserva. Neste período, foram também usados um Gibson Ripper preto e o Fender Precision.
DRESSED TO KILL (1975)
Para fase Dressed To Kill, o setup seguiu quase o mesmo: o Gibson Grabber como titular (agora pintado de preto, versão imortalizada na capa de Alive!), com o Gibson Ripper e o LoBue na retaguarda.
ALIVE (1975/1976)
Apesar de Gene aparecer com o Gibson Grabber na capa do álbum e nos vídeos promocionais ("Rock N Roll All Nite" e "C’mon And Love Me"), seu baixo principal voltou a ser o Charles LoBue Custom, depois de breve reforma e nova pintura (preta, com frisos brancos). O Grabber ficou na reserva, dividindo o espaço com mais dois Gibson, o Ripper e um Les Paul Triumph.
DESTROYER (1976)
O velho Charles LoBue Custom segue titular, e o Gibson Les Paul Triumph na reserva. Outro baixo reserva desta fase foi um raro Gibson EB-0 1960 (com escala pequena e "shape" da Les Paul DC), que Gene usou também no programa especial de Halloween de Paul Lynde.
ROCK AND ROLL OVER (1976/1977)
Novamente o Charles LoBue Custom continua titular, em sua última turnê. Na reserva, Gene apareceu com um Ampeg Dan Armstrong de acrílico (dado de presente para Eric Carr, anos mais tarde). Para playback em programas de TV (incluindo o Don Kishner), Gene usou o Gibson EB-0.
LOVE GUN / ALIVE II (1977/1978)
Para a turnê de Love Gun, Gene aparece com seu primeiro baixo Spector (feito pelo ainda desconhecido Stuart Spector). Este baixo foi projetado por Gene e Stuart, com conceitos de construção inspirados no LoBue e no modelo Spector SB-1, e logo se tornou um dos baixos preferidos do Demon. Para a reserva, Gene usou um Gibson Thunderbird com escudo espelhado e pickup projetado por Larry DiMarzio.
DYNASTY (1979)
Na fase Dynasty, Gene continua com seu Spector Custom como titular, porém, Stuart Spector lhe entrega um segundo baixo, que é usado em alguns shows. O vídeo de "Sure Know Something" marca a primeira aparição de Gene com um modelo "Axe" (em formato de machado, idéia do próprio baixista), este feito por um luthier chamado Valdez. Em sessões de fotos, Gene usou outro modelo Axe, feito por Steve Carr (luthier que cuidava dos instrumentos do KISS na época, e que também fez instrumentos para Paul Stanley e Ace Frehley).
UNMASKED (1980)
O setup de turnê segue o mesmo, com o Spector #1 como o titular e o Spector #2 também sendo usado. Em programas de TV, gravados na Austrália e Europa, Gene surgiu usando um novo protótipo Axe, feito pela Kramer, que acabou se tornando a base para todos os baixos em forma de machado que ele usaria no decorrer da sua carreira. Só que este Kramer tinha braço de alumínio.
MUSIC FROM THE ELDER (1981) – TV SHOWS
Não houve turnê nesta fase, apenas apresentações (ao vivo ou em playback) em programas de TV. Gene usou os dois Spector Custom e também um segundo protótipo do Kramer Axe (também com braço de alumínio), este no vídeo de "A World Without Heroes".
CREATURES OF THE NIGHT (1982/1983)
Os baixos principais dessa fase continuam sendo os dois Spector, além de um Kramer Axe Standard, pertencente à linha lançada no mercado pela Kramer em 1982 (com braço de alumínio). Este Axe tem sua estréia no vídeo de "I Love It Loud", o primeiro do KISS direcionado para a MTV.
LICK IT UP (1983/1984)
Nos primeiros shows desta fase, Gene usou os Spectors, com o #2 figurando como baixo principal, além do Kramer Axe Standard. Para a parte americana da turnê, já em 1984, o setup mudou: o titular passou a ser um Pedulla MVP Buzz preto, e seu segundo baixo um Jackson Axe Custom (com braço de madeira), em substituição ao modelo Kramer.
ANIMALIZE (1984/1985)
Para esta fase, o Pedulla MVP Buzz preto segue como titular, tendo a retaguarda o Spector #1 e o Jackson Axe.
ASYLUM (1985/1986)
O setup básico da obscura fase Asylum segue com o Pedulla MVP Buzz ainda como titular, além do Jackson Axe. Mas Gene usou, esporadicamente, vários outros baixos, como dois outros Pedulla MVP Buzz (um branco e outro vermelho), e dois Spector Ned Steinberger NS-2 nos vídeos (um branco em "Who Want´s To Be Lonely" e outro vermelho em "Tears Are Falling"). A curiosidade desta fase é o baixo Staccato, desenvolvido por Pat Townshend e Chris Jagger, irmão de Mick Jagger. Este baixo aparece no clip de "Uh All Night" (Gene teve pelo menos três destes baixos).
[an error occurred while processing this directive]CRAZY NIGHTS (1987/1988)
O baixo principal dessa fase foi o Pedulla branco (que aparece na contracapa do álbum), com o Pedulla preto de backup. Um segundo Jackson Axe Custom aparece nessa fase, substituindo o usado até então. Gene também usou o Staccato e o Spector #1 em algumas ocasiões (este agora coberto com pequenas pirâmides de metal). Em 1988, os Pedulla ganharam novos acabamentos (um dragão no preto e a face maquiada de Gene no branco).
HOT IN THE SHADE (1990/1991)
O setup na HITS Tour não mudou muito: os dois Pedullas (branco e preto) seguem como baixos principais, com o Spector #1 1977 na retaguarda. Eventualmente, foram usados um Chris Jagger Staccato, um Valdez Skull & Bones (no video "I Hide Your Heart"), Spector NS-2 branco ("Forever"), o Spector Custom #2 de 1979 ("Rise To It") e um B. C. Rich Warlock branco (video "God Gave Rock N Roll To You II"). Gene não usou baixos Axe nessa fase.
[an error occurred while processing this directive]REVENGE (1992/1995)
Para a fase Revenge, muita coisa mudou. Gene projetou um novo baixo, fabricado pela B. C. Rich: o Punisher. O design do baixo resume vários conceitos bolados por Gene em seus baixos favoritos (Spector, LoBue), para tornar o instrumento compacto, gostoso de tocar e com bom som. Eles passam a ser onipresentes, em shows, vídeos, etc. Gene usou diversos modelos pretos, mas também com outros acabamentos (cromado, vermelho, natural, etc). Mesmo tendo seu baixo dos sonhos, Gene ainda usou, em algumas ocasiões, o Pedulla (dragão) e um de seus baixos Staccato.
REUNION TOUR (1996/1997)
Para turnê de reunião da formação original, Gene continuou tendo o modelo Punisher (preto), com captadores EMG, mas sob sua própria assinatura, já que era o dono da patente. Apesar de levar o nome Gene Simmons, quem os fabricava era a Kramer.
PSYCHO CIRCUS – FAREWELL (1998/2002)
Os baixos Gene Simmons Punisher continuam titulares. Porém, depois de dez anos, Gene volta a usar os modelos Axe, agora também sob sua assinatura (também fabricados pela Kramer). O shape foi baseado no Kramer Standard de 1982, mas com braço de madeira e headstock igual ao dos Punishers, porém, sem frisos.
SYMPHONY – ROCK THE NATION – HIT N´RUN – ALIVE 35 TOUR – SONIC BOOM (2003-2008)
Neste longo período, não houve variação: Gene continuou com seus Punishers e Axes.
MONSTER - 40TH ANNIVERSARY TOUR (2012-2015)
Para a fase iniciada com o álbum Monster, Gene continuou usando Punishers e Axes sob sua assinatura, porém, eles passam a ser fabricados pela Cort. Em todos os shows, um dos baixos Punisher é colocado à venda, e Gene passou a usar peças dos dois modelos com outros acabamentos. Novidade somente no Kiss Kruise de 2015, quando Gene apareceu com dois baixos Gibson Grabber originais dos anos 70 (não se sabe se eram de sua coleção ou entregues pela Gibson), que foram usados e vendidos a fãs.
As Guitarras do Kiss
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps