Blog Guitarpedia: A Música e o Auto Conhecimento
Por Bruna Vega Costenaro
Fonte: Blog Guitarpedia
Postado em 27 de julho de 2016
Cada dia mais na sociedade moderna os indivíduos tem mais acesso ao conhecimento, ele pode ser adquirido de diversas formas e através de diversas fontes, mas o modo como esse conhecimento é organizado e aplicado, é utilizado no sentido inverso de sua aquisição, isso porque conhecimento não é sabedoria, e sabedoria tem como premissa ter conhecimento, mas não puro, e sim aliado a auto conhecimento. Isso porque é através desse dado que podemos de forma pontual transformar a nós mesmos e ao mundo. Talvez isso soe muito filosófico e distante do universo musical, mas eis ai um pulo do gato para que você torne-se um profissional de qualidade.
Negligenciar o conhecimento de si mesmo gera profissionais falhos, isso porque é a partir dessa consciência que você pode ter noção de sues defeitos, qualidades, predisposições e gostos que fazem total diferença no processo de aprendizagem. Colocando de forma mais clara, é a partir daquilo que conheço de mim mesmo que posso fazer do aprendizado uma jornada para o sucesso.
Conheça www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 700 aulas, a ferramenta online mais eficaz, para a sua evolução musical.
Pensadores do Conhecimento
Platão já nos dava essa dica quando dizia ‘Conhece a ti Mesmo’ através de seu suas obras sobre Sócrates. Jung em sua teoria de psicologia analítica tem como um dos pontos principais a sombra, o lado ignorado de nossa consciência. Espinosa e Freud acreditavam que o autoconhecimento é uma conquista que trás saúde e liberdade. Se pensadores de tamanha estirpe demoraram-se nesses aspectos, porque nós estudantes constantes da música não o devemos?
Para conseguir visualizar a aplicação musical dessa introspecção pense na sua evolução musical, quais são os aspectos que mais te atraem nesse percurso e por quê? Essa atração tem haver com um gosto inconsciente ou uma facilidade na assimilação do mesmo? Agora em seu oposto pense nas informações que você conscientemente ignora ou passa de forma superficial, elas tem haver com aspectos de sua personalidade ou com dificuldades técnicas da mesma?
Este não é um processo fácil e nem indolor, se ver diante do espelho falho e com traumas de aprendizagem é algo que demanda paciência e dedicação, mas ao final fará com que não só você consiga transpor esses obstáculos como assimilar conceitos que antes pareciam distantes. A aprendizagem e o conhecimento não estão separados da sua personalidade e vida consciente, ao contrário somos seres que agem constantemente a partir de vivências positivas e negativas ordenadas de acordo com suas respostas.
Liberdade Musical
Por exemplo, ao tomar consciência, e trazer a luz aquele trecho de música difícil, e enfrentar esse momento com clareza, farão com que no futuro músicas assim não o paralise, ou façam com que você desista de um assunto. Ter paciência e compreensão com suas dificuldades, e tentar abordá-las por outros ângulos podem transformar o modo como a música é absorvida por você. Mas todas essas possibilidades surgem quando você permite-se ir além do que os livros dizem e a guitarra permite.
A liberdade que o autoconhecimento gera faz com que nenhum assunto seja difícil o suficiente para que você não o estude, ou que um exercício detalhadamente exaustivo o frustre, porque você será capaz de reconhecer seus limites e se desejar transpô-los. Ela lhe permite escolha, a escolha do que quer e o que não quer, do que ser e não ser, de forma lúcida e pontual. Sem caminhos preconcebidos ou esperados.
Amadurecimento na Aprendizagem
Ao escolher o caminho do próprio conhecimento você escolherá uma missão para vida toda, mas que também lhe renderá frutos de peso em sua educação. Saber uma escala porque você deve saber é diferente de escolher estudá-la porque você compreende a relevância da mesma em sua formação. Esse amadurecimento provém dessa reflexão, da permissão de escolher o que você quer da música para si e sua guitarra.
Ao fim podemos ter a música e a guitarra como mais um meio de conhecimento de nós mesmos, um espelho de constante lembrete que a jornada é trabalhosa, mas gera resultados. Afinal porque não ser um individuo pensante que usa da música como meio de ser invés de um instrumentista que reproduz o discurso alheio da jornada musical? A escolha no final é sempre sua, o que você quer da música?
Texto redigido por Bruna Vega Costenaro – Psicóloga CRP 06/106427, a pedido do Guitarpedia.
Para mais informações sobre teoria musical, história de música e conhecimentos em guitarra acesse www.guitarpedia.com.br. Visite também nossa página no facebook para acompanhar as novidades!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
As músicas menos conhecidas do Iron Maiden que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
O show nojento que Lemmy lembrou como um dos piores do Motörhead
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
O que aconteceu nas últimas 48 horas de vida de Freddie Mercury
O disco dos Rolling Stones que Mick Jagger mais odiou gravar; "As relações eram terríveis"
Guitarrista de Michael Jackson mudou a vida de Nita Strauss
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
Integrante do Metallica se ajoelhou no chão ao reconhecer ex-guitarrista do Sepultura
O baixista que John Paul Jones diz ser "perfeito"; "ele sempre foi muito bom"


Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



