Slayer: A fase de ouro dissecada álbum a álbum
Por Fabio Reis
Postado em 13 de julho de 2014
O Slayer foi formado em 1981 em Huntington Park, Califórnia, pelos guitarristas Jeff Hanneman e Kerry King. Tom Araya, que já havia tocado com King em outra banda foi convidado a integrar o time que se completaria com a chegada de Dave Lombardo.
Pela profunda admiração de Kerry na NWOBHM, assim que a banda começou a tocar pela noite, o guitarrista acabou abarrotando o "set list" com músicas do Judas Priest, Iron Maiden, Venom e outros representantes do movimento.
Em um desses shows, reza a lenda que ao executar "Phantom Of The Opera" foram avistados por Brian Slagel, que havia recentemente fundado a Metal Blade Records. Impressionado com a forma agressiva que executaram a canção do Maiden, Slagel os convidou a gravar uma música para sua próxima coletânea, Metal Massacre III. Prontamente o Slayer aceitou e "Agressive Perfector" apareceu na compilação, gerando muito interesse em cima da banda que logo em seguida assinava com a própria Metal Blade para gravar o seu "Debut"
"Show No Mercy" (1983), é um dos álbuns de estréia mais reverenciados de todos os tempos e apesar de ser todo inspirado nas bandas mais tradicionais, já demonstra uma sonoridade mais crua, agressiva e obscura. As letras de cunho anti-religião e ligadas ao Satanismo dão um ar mais denso ainda ao registro. Faixas como "The Antichrist", "Die By The Sword" e "Black Magic" são totais destaques e se tornaram clássicos da banda.
Com o sucesso do "Debut", o Slayer lança o EP "Haunting The Chapel" (1984), onde as influências do Metal mais tradicional já ficavam um pouco distante, e o Thrash Metal é percebido com mais clareza em composições como "Chemical Warfare" e "Captor Of Sin".
Com a chegada do segundo registro de estúdio, o complexo "Hell Awaits" (1985) a banda já dava pistas que um álbum nunca seria igual ao outro. Este é o trabalho mais intrincado e de certa forma progressivo que o Slayer lançou até hoje, com faixas longas, mudanças constantes de andamento e introduções mais elaboradas. O destaque absoluto fica por conta do Hino "Hell Awaits" a faixa que dá nome ao álbum se tornou uma canção símbolo para a banda, sendo tocada a partir de seu lançamento em praticamente todos os shows subsequentes até os dias de hoje.
Após um registro técnico e trabalhado, ninguém em sã consciência esperaria o que viria a seguir. "Regn In Blood" (1986) é a fúria personificada na música. Esqueça longas faixas cheias de passagens instrumentais e mudanças rítmicas, o que temos aqui é agressividade pura. Com exceção das clássicas faixas de abertura e encerramento, "Angel Of Death" e "Rainning Blood" respectivamente, o que se ouve são um conjunto de músicas de pequena duração (Em média 2 minutos) onde a destruição sonora e o caos impera de forma arrebatadora.
"Reign In Blood" além de ser o álbum que consolida de vez o Slayer na cena, é um dos pilares absolutos do Thrash Metal e um dos melhores e mais importantes registros de metal de todos os tempos.
Como nem tudo são flores, na turnê de divulgação, Dave Lombardo resolve deixar o Slayer para ficar mais tempo com sua família sendo prontamente substituído por Tony Scaglione (Whiplash). Após vários meses afastado e com insistentes e diárias ligações dos companheiros de banda e seus empresários, Lombardo acaba sendo convencido a voltar.
Reconhecendo a qualidade e o poder de fogo de "Reign In Blood" e com a certeza de que nada que fizessem iria superar o trabalho, resolvem inovar e propositalmente compõe canções mais brandas e melodiosas. "South Of Heaven" (1988) é talvez o trabalho mais calmo e de menos agressividade de toda a carreira do Slayer. Os riffs são mais lentos, Araya canta de forma pausada e o álbum que teria tudo para desagradar os fãs mais xiitas, acaba se tornando outro êxito indubitável. Clássicos como "Mandatory Suicide" e "South Of Heaven" são obrigatórios em um show ao vivo.
Para o próximo trabalho, a única coisa que estava clara para os membros da banda era que precisavam fazer faixas velozes e agressivas novamente, quando "Seasons In The Abyss" (1990) foi lançado, o que se percebe é que toda a fúria destrutiva retornava, porém com doses de melodia e do "feeling" herdados do álbum anterior. Costumo dizer que o quinto álbum de estúdio do Slayer consegue captar tudo o que a banda havia feito nos outros 4 e ainda assim trazer características únicas e novas. Destaque para as ótimas "War Ensemble", "Dead Skin Mask" e "Seasons In The Abyss".
Com o lançamento do novo álbum e quase um década de serviços bem prestados ao Metal, a banda sai em uma longa e proveitosa turnê, que renderia o Ao Vivo "Decade Of Agression" (1991) que chega para marcar o fim de uma fase gloriosa e frutífera.
Encerro este texto com a certeza que independente do que aconteceu depois, não importando os caminhos seguidos pela banda, estes álbuns aqui mencionados são obras imortais de uma época que jamais será esquecida e merecem todo o nosso respeito, reverência e admiração.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
O que poderia ter evitado a saída de Halford do Judas Priest nos anos 1990, segundo Ian Hill
Kerry King, do Slayer, acha que a Bíblia é um "conto de fadas"
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Jesse Leach (Killswitch Engage) não se considera mais cristão


Músicos do My Chemical Romance são fãs do Slayer, segundo Tom Araya
Tom Araya pensou que poderia pegar prisão perpétua por conta de crime associado ao Slayer
Kerry King queria que o Slayer encerrasse as atividades com a formação original
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Slayer quase foi à falência nos anos 2000 por causa de processo ligado a assassinato
Para Kerry King, escrever músicas sobre o capeta é puro entretenimento
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
5 introduções do metal dos anos 1980 que provam por que a década é amada até hoje
Antes do "Reign in Blood" o Slayer já disse ser mais pesado que o Iron Maiden
Para entender: o que é AOR?
Rock Life - ACDC: O dia em que a comunidade do Rock 'n Roll ficou abalada


