Iron Maiden (1969): Tesouro Perdido do Rock e Heavy Metal
Por João Braga
Postado em 31 de março de 2013
Apesar de ser um nome muito conhecido do mundo do metal os conhecidos IRON MAIDEN não são uma invenção original de Steve Harris, pelo menos no que diz respeito ao nome. Não quero com isto dizer que Steve Harris copiou o nome desta banda formada em 1968, mas que é um fato curioso… isso é!
Os primeiros IRON MAIDEN da história da música sofreram diversas mudanças de formação até se satisfazerem com o quarteto formado por Barry Skeels (baixo e voz), Steve Drewett (voz e harmónica), Trev Thoms (guitarra) e Steve Chapman (bateria) que foi a formação mais conhecida já que foi o quarteto que compôs o primeiro e único álbum desta banda natural de Essex, Inglaterra.
O som da banda não tem relação com o som dos atuais IRON MAIDEN, os primeiros Damas de Ferro conseguiram construir um som por demais inovador e viciante com principais ovações e destaque para o galopante baixo de Barry Skeels e para os inovadores riffs de Trev Thoms. O blues-rock e rock progressivo e psicodélico do quarteto inglês foi considerado por muitos como pioneiro para a formação de um dos estilos do metal mais ouvido da última década, o doom metal. Para tal contribuiu o lançamento entre 1969 de "Maiden Voyage", numa série de singles e compactos musicais (um álbum integralmente gravado entre 1968 e 1970 e lançado apenas em 1998). Um álbum com uma excelente componente técnica e com quase uma hora de duração. O grupo britânico para além de ter um som bem vincado, compunha faixas com duração considerável, "Falling", "Liar", "Ritual" e "Plague" são um belo exemplo disso mesmo que para além de serem longas são também extraordinárias ao nível técnico.
Lista de faixas de "Maiden Voyage":
01. Falling
02. Ned Kelly
03. Liar
04. Ritual
05. CC Ryder
06. Plague
07. Ballad of Martha Kent
08. God Of Darkness
A produção do álbum não é propriamente boa, apenas algumas bandas à época tinham a sorte de ter uma produção dos seus álbuns bem trabalhada. Infelizmente, estes IRON MAIDEN não tiveram essa sorte e acabaram com um álbum relativamente mal produzido. Seja como for, ainda se denota claramente o baixo bem cavalgado de Skeels e uns riffs de guitarra muito forte e pesados. De destacar as faixas: "Falling", "Liar", "Ritual", "Plague" e "God Of Darkness". Apesar da produção de fraca qualidade, daria um 8,5 ou 9/10 ao álbum, pelo seu grau de inovação, sua componente técnica e nível de performance da banda.
O lançamento do álbum em 1969 só foi possível após a assinatura de um contrato com a Gemini Records. Nesse contrato estava estipulado que caso o disco fosse bem-sucedido, o contrato seria de três anos. A banda consegue realizar uma pequena tour e abrir uns espetáculos para bandas como THE WHO e AMEN CORNER, após mais uma pequena alteração na formação. Por qualquer motivo ainda desconhecido em 1972 a banda encerra atividades.
Não existe qualquer tipo de relação formal entre os primeiros IRON MAIDEN e os atuais. A única coisa que se sabe é que em 1976 Steve Harris recebeu um telefonema de um inglês com sotaque diferente ameaçando processá-los por uso indevido do nome. A ameaça não se concretizou e ficou gravada nos confins da memória. Por curiosidade os IRON MAIDEN liderados por Steve Harris são de fato a terceira banda que usa o mesmo nome, existindo uma segunda banda durante 1970 e 1976 mas que nada lançou, pelo menos nada significativo.
O som criado por estes IRON MAIDEN foi muito inovador para a época e pioneiro para estilos musicais mais sombrios. Os complicados riffs e galopante baixo adicionados à excelente voz da banda faz com que este grupo mereça atenção por parte de quem aprecia blues-rock, rock progressivo, psicadélico e heavy metal.
Tesouros Perdidos do Rock e Heavy Metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Eluveitie, Soilwork e Kanonenfieber se apresentarão no Bangers Open Air 2027
A canção do Led Zeppelin que Geddy Lee usa para mostrar o talento de John Paul Jones
A música "ótima" que é a pior faixa de "Nevermind", de acordo com a Louder
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades



