Festivais de Peso: Hellfest, o festival francês
Por João Vitor Hatum de Mendonça
Fonte: Inside Loud
Postado em 15 de março de 2012
Olá a todos! Dou início a uma série de posts sobre alguns dos maiores e melhores festivais de Rock e Heavy Metal mundo afora. E o primeiro festival escolhido é o Francês Hellfest. Por que escolhi esse festival? Além do fato de que eu, muito sortudo, estarei lá em Junho, é um dos festivais que mais cresceram nos últimos anos e é um dos maiores (e melhores), hoje em dia, voltados ao público do Rock/Metal. O festival ocorre anualmente por volta do mês de Junho (durante o verão, como a maioria dos outros festivais Europeus) e chega, em 2012, à sua sétima edição.
A primeira edição do Hellfest aconteceu em 2006, em Clisson, França, onde ele segue firme desde então. Mas nem tudo foi flores na vida dos organizadores do festival, apesar de, em pouco tempo, terem crescido muito (sete anos é pouca coisa, comparado aos 20 anos de festivais como o Wacken Open Air). Antes mesmo de criarem o Hellfest, os responsáveis pelo evento já organizavam um outro festival chamado Furyfest.
Mesmo que, hoje em dia, o Hellfest tenha um foco muito mais amplo dentro do Rock, abrangendo desde bandas de Hard Rock até de Black Metal, o Furyfest teve seu início como uma reunião de fãs de Punk e Hardcore que queriam levar mais shows para a região de Clisson. A primeira edição, contou com o Agnostic Front como banda principal. Com o relativo sucesso, os organizadores, sempre ambiciosos (às vezes até demais), resolveram ir mais longe na segunda edição e trouxeram nomes como Sick Of It All, Gojira e Entombed.
Não conseguindo se firmar na cidade de Clisson (por diversos problemas de logística e econômicos), a terceira edição, em 2004, ocorreu, pelo segundo ano seguido, em outra cidade. Se a edição anterior já foi um tanto quanto ambiciosa para um festival com tão pouco tempo de vida, a terceira foi, de certa forma, até inconsequente. Trouxe, em um só evento, bandas como Slipknot, Morbid Angel, Fear Factory e Testament.
Naquele momento, as finanças não iam bem. Mesmo assim, o Furyfest prosseguiu para a sua quinta edição em 2005, levando mais nomes de pesos: Slayer, Motörhead, In Flames, Megadeth, entre outros. O festival foi um sucesso. 3 palcos, 30 mil pessoas, ótimos shows. Mas as coisas não iam tão bem como parecia e o festival chegou ao seu fim naquele ano.
E na morte de um, nasce outro. Em 2006, Ben Barbaud e Yoann Le Nevé, membros da equipe organizadora do falecido Furyfest, se uniram e decidiram convencer a prefeitura de Clisson a dar-lhes uma chance em uma nova empreitada: o Hellfest.
Não preciso dizer que o festival foi um sucesso. Ano após ano, o line-up evoluiu e cresceu de tal forma que, hoje, consegue bater de frente com os maiores da categoria. A primeira edição do Hellfest, ainda em 2006, teve como atrações principais Korn, Motörhead e Dead Kennedys (ao lado de Stone Sour, Saxon, Helloween e outros). Pouco? Creio que não. De qualquer forma, comparado ao que o próprio Furyfest já havia feito, realmente não havia nada muito fora do comum ali. Mas, obviamente, nenhuma loucura podia ser feita. O melhor ainda estava por vir…
Em 2007, o Hellfest ampliou seu cast e trouxe como atrações principais Slayer, Korn (de novo), Dream Theater e Megadeth, além de nomes fortes como Machine Head, Mastodon, Cynic, Blind Guardian, Emperor, Type O Negative e vários outros. Vale ressaltar que, apesar de que naquele momento o festival não estivesse levando nenhum nome que custasse uma fortuna, a maioria das bandas presentes estavam relativamente em alta na época (estamos falando de 2007, 5 anos atrás, é só parar para analisar).
Lutando contra qualquer obstáculo (incluindo, muitas vezes, financeiros), o Hellfest continuou na busca de levar ótimas atrações para o público, mas sem correr riscos. Em 2008 os organizadores mantiveram a mesma linha da edição anterior e levaram ao festival Slayer, Venom, NOFX, Carcass, Iced Earth, entre vários outros, além da apresentação especial "Helloween vs. Gamma Ray".
O evento, então em sua terceira edição, estava se tornando cada vez maior, levando cada vez mais pessoas (cerca de 40-50 mil em 2008) e se firmando como um evento "confiável." Mas foi em 2009, em sua quarta edição, que o Hellfest realmente virou o jogo a seu favor. Cerca de 60 mil pessoas compareceram ao festival, quatro palcos foram usados e nomes ainda maiores foram anunciados, como Mötley Crüe, Marilyn Manson, Manowar, Heaven & Hell, Soulfly, W.A.S.P., Europe, Queensryche, entre outros. Naquele momento, o Hellfest se mostrou como um dos maiores festivais do genêro, satisfazendo a ambição de seus idealizadores, porém, não comprometendo a sua organização.
Mas se a quarta edição foi o ponto da virada, a quinta, realizada em 2010, confirmou e assinalou a marca do Hellfest entre os grandes eventos da Europa. Novamente com quatro palcos, o festival teve como headliners nada menos que Kiss, Alice Cooper, Deftones, Biohazard, Carcass e Slayer, isso apenas nos palcos principais. O festival ainda contou com Fear Factory, Twisted Sister, Slash, Jello Biafra, Nevermore, Saxon, Godflesh, Exodus, Bloodbath, entre mais dezenas de bandas.
Pela primeira vez, os ingressos para o festival se esgotaram.
E não pense que as melhorias no festival aconteciam apenas no cast. A cada ano, a estrutura do evento evoluía e mais áreas de entretenimento além dos palcos eram criadas (com pubs, DJs, feiras de vendas, etc). Nunca se falou tanto sobre o Hellfest, até então.
Mas os organizadores, sempre buscando melhorar, fizeram ainda mais pela sexta edição do evento, em 2011. Como atrações principais nos quatro palcos, o festival contou com Iggy And The Stooges, Scorpions, Ozzy Osbourne, Rob Zombie, Black Label Society, Judas Priest, Down, Apocalyptica, Mr. Big, In Flames, Coroner, Opeth, Morbid Angel, Kreator, Therion, Mayhem, Bolt Thrower, Cradle Of Filth, Monster Magnet, Bad Brains e Kyuss Lives!.
A recepção do público? Ainda maior.
Agora estamos em 2012. O festival indo para a sua sétima edição e, já podemos dizer, firmado como um dos maiores e mais visados da Europa. Ainda longe do sold-out com meses de antecedência como um Waken Open Air, mas com atrações e estrutura cada vez melhores a cada ano e não fazendo nada feio para um festival com menos de 10 anos de vida.
O line-up de 2012? Apenas para citar os headliners: Ozzy & Friends (em decorrência do cancelamento do Black Sabbath), Guns N’ Roses, Megadeth, Lynyrd Skynyrd, Within Temptation, Mötley Crüe, King Diamond, Machine Head e Lamb Of God. Isso dentre mais de 60 bandas. Se isso não é um festival de respeito, então eu perdi o meu.
A França pode não ter a tradição da Alemanha e da Inglaterra dentro do Heavy Metal, mas, graças à iniciativa de algumas pessoas, um sonho se tornou realidade e mais um grande evento invadiu a Europa.
E que mais edições venham por aí!
Quer saber mais sobre o festival? Acesse:
Site oficial:
http://www.hellfest.fr
Facebook:
http://www.facebook.com/hellfest
Twitter:
http://twitter.com/HELLFESTopenair
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps