Sobre o Fim: metal e hardcore no interior do Ceará
Por Sebastião Coelho
Fonte: Site oficial da Sobre o Fim
Postado em 05 de agosto de 2010
Atuando desde o final de 2004, a Sobre o Fim nasceu na cidade de Sobral, interior do Ceará, de um projeto que visava integrar o hardcore ao metal, a melodia à agressividade, ao melhor estilo das bandas do New Wave of American Metal, como Killswitch Engage e As I Lay Dying, mas buscando alguma autenticidade e originalidade, com letras de cunho, principalmente, político-existenciais. O calor da cidade proporcionou a agressividade necessária para que a banda fervesse os moshes locais, dando origem a um som ora rápido, ora compassado; ora melódico, ora pesado.
A formação da banda já passou por diversas modificações, mas acabou por se estabilizar com Zé Wellington nos vocais, Helder Lemos e Kalil Franco nas guitarras, Emanuel Pinheiro na bateria e Wellingson "Leco" no baixo, instrumentistas com visões e experiências musicais diferentes, o que contribuiu para a diversidade nas composições autorais.
A Sobre o Fim vem participando com destaque de vários festivais no estado, entre eles o Pôr-do-Som, em 2007, onde dividiu palco com a lendária banda carioca Jason e os australianos do The Nation Blue, e o 2º Festival BNB Rock Cordel, em 2008, junto com as maiores bandas independentes do estado. Outra vitória da Sobre o Fim, foi ter sido selecionada para a seletiva nordestina do ZONA PUNK & VANS APOSTAM 2008, em Natal, Rio Grande do Norte, festival no qual a banda foi a única representante do Ceará, concorrendo a uma vaga na edição nacional da mundialmente famosa VANS TOUR. No ano de 2009 a banda sagraria-se como primeiro lugar no CONCURSO BEM VINDO AO CLUBE EMPIRE RECORDS, disputando com 20 bandas independentes do estado do Ceará.
Com um vídeo-clipe lançado em 2008, "Sobre prisões e guerras", música do primeiro EP da banda, "Prólogo" (Nocaute Discos, 2007), em 2009 a Sobre o Fim lança seu último trabalho, "Interludio", EP disponibilizado gratuitamente no site oficial da banda, contendo quatro faixas, sendo três músicas inéditas e uma regravação do primeiro trabalho. O EP conceitual incluía como bônus uma história em quadrinhos interligada com as músicas, abordando a teoria do caos. Essa HQ, com roteiro do vocalista Zé Wellington, foi indicada no ano de 2010 ao Troféu HQMIX, maior prêmio dos quadrinhos nacionais, na categoria "Publicação independente especial".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps