Sobre o Fim: metal e hardcore no interior do Ceará

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Sebastião Coelho, Fonte: Site oficial da Sobre o Fim
Enviar correções  |  Ver Acessos


Atuando desde o final de 2004, a Sobre o Fim nasceu na cidade de Sobral, interior do Ceará, de um projeto que visava integrar o hardcore ao metal, a melodia à agressividade, ao melhor estilo das bandas do New Wave of American Metal, como Killswitch Engage e As I Lay Dying, mas buscando alguma autenticidade e originalidade, com letras de cunho, principalmente, político-existenciais. O calor da cidade proporcionou a agressividade necessária para que a banda fervesse os moshes locais, dando origem a um som ora rápido, ora compassado; ora melódico, ora pesado.

Halloween: dez clássicos do Heavy Metal para curtir a dataMúsica Brasileira: Quais os discos mais vendidos da história?

A formação da banda já passou por diversas modificações, mas acabou por se estabilizar com Zé Wellington nos vocais, Helder Lemos e Kalil Franco nas guitarras, Emanuel Pinheiro na bateria e Wellingson "Leco" no baixo, instrumentistas com visões e experiências musicais diferentes, o que contribuiu para a diversidade nas composições autorais.

A Sobre o Fim vem participando com destaque de vários festivais no estado, entre eles o Pôr-do-Som, em 2007, onde dividiu palco com a lendária banda carioca Jason e os australianos do The Nation Blue, e o 2º Festival BNB Rock Cordel, em 2008, junto com as maiores bandas independentes do estado. Outra vitória da Sobre o Fim, foi ter sido selecionada para a seletiva nordestina do ZONA PUNK & VANS APOSTAM 2008, em Natal, Rio Grande do Norte, festival no qual a banda foi a única representante do Ceará, concorrendo a uma vaga na edição nacional da mundialmente famosa VANS TOUR. No ano de 2009 a banda sagraria-se como primeiro lugar no CONCURSO BEM VINDO AO CLUBE EMPIRE RECORDS, disputando com 20 bandas independentes do estado do Ceará.

Com um vídeo-clipe lançado em 2008, "Sobre prisões e guerras", música do primeiro EP da banda, "Prólogo" (Nocaute Discos, 2007), em 2009 a Sobre o Fim lança seu último trabalho, "Interludio", EP disponibilizado gratuitamente no site oficial da banda, contendo quatro faixas, sendo três músicas inéditas e uma regravação do primeiro trabalho. O EP conceitual incluía como bônus uma história em quadrinhos interligada com as músicas, abordando a teoria do caos. Essa HQ, com roteiro do vocalista Zé Wellington, foi indicada no ano de 2010 ao Troféu HQMIX, maior prêmio dos quadrinhos nacionais, na categoria "Publicação independente especial".




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Sobre o Fim"


Halloween: dez clássicos do Heavy Metal para curtir a dataHalloween
Dez clássicos do Heavy Metal para curtir a data

Música Brasileira: Quais os discos mais vendidos da história?Música Brasileira
Quais os discos mais vendidos da história?

Metallica: Casal toca Master no casamento e ganha encontro com a bandaMetallica
Casal toca "Master" no casamento e ganha encontro com a banda

Sociedade Alternativa: Fama proporcional à escassez teóricaSociedade Alternativa
Fama proporcional à escassez teórica

Van Halen: o constrangedor encontro de Eddie com o NirvanaVan Halen
O constrangedor encontro de Eddie com o Nirvana

Guns N' Roses: Brian May comenta sua colaboração no álbumGuns N' Roses
Brian May comenta sua colaboração no álbum

Iron Maiden: A opinião de Bruce sobre os brasileirosIron Maiden
A opinião de Bruce sobre os brasileiros


Sobre Sebastião Coelho

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.