A única vez que alguém tentou ser líder dos Titãs, segundo biografia
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de outubro de 2025
A trajetória dos Titãs sempre foi marcada por democracia interna. Desde os primeiros ensaios, nos anos 1980, o grupo paulistano construiu sua identidade coletiva sem hierarquias explícitas - cada integrante contribuía à sua maneira, e as decisões eram tomadas em votação. No entanto, como revela o livro "A vida até parece uma festa", de Hérica Marmo e Luiz André Alzer, houve um momento em que essa harmonia quase desmoronou: a única tentativa de liderança autoritária dentro da banda.
O episódio aconteceu ainda nos primórdios do grupo, quando o vocalista Ciro Pessoa, um dos fundadores, começou a tentar definir os rumos artísticos dos Titãs. Entusiasmado com a estética new wave e inspirado pelo sucesso da Blitz, Ciro queria transformar o som da banda em uma espécie de versão paulistana do fenômeno carioca. Ao mesmo tempo, liderava uma campanha dura contra o baterista André Jung, criticando seu estilo de tocar e dizendo que ele "não se rompia com o rock'n'roll".

De acordo com o livro, o clima dentro da banda ficou insustentável. Ciro passou a interromper ensaios para reclamar do colega e, em alguns momentos, lia o jornal durante as sessões, isolando-se dos demais. A tensão atingiu o auge quando ele lançou um ultimato: "Não dá para continuar assim. Ou sai o André ou saio eu." A resposta veio de forma imediata e unânime: "Então sai você!"
Titãs e Ciro Pessoa
E assim terminou a curta tentativa de Ciro de se colocar como líder do grupo. Pouco tempo depois, ele deixou os Titãs e fundou o Cabine C, banda de som gótico que se destacaria no circuito alternativo de São Paulo. Marmo e Alzer resumem o episódio de forma categórica:
"Foi a primeira e última vez que alguém tentou ser líder dos Titãs. O único movimento de insurreição tinha sido um fiasco e veementemente rechaçado pelos oito que ficaram."
A saída de Ciro marcou também a primeira expulsão por votação na história dos Titãs - algo que voltaria a acontecer anos depois, quando André Jung também deixaria o grupo. Segundo Júlio Ettore, em entrevista ao site Manual do Homem Moderno, a decisão foi democrática, mas dolorosa: "O Ciro foi o primeiro a sair porque tinha um problema com o baterista. Ele não gostava do jeito que o André tocava. Uma hora ele disse: 'Ou sai o baterista ou eu'. Aí foi uma votação e ele saiu."
Curiosamente, o mesmo destino aguardava André Jung pouco tempo depois. Em 1984, após um show de réveillon no Rio de Janeiro, a banda comunicou que ele estava fora, já com Charles Gavin ensaiando para assumir as baquetas. Nando Reis foi o único a votar contra a saída, mas acabou vencido pela maioria.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Ex-vocalista do Nazareth, Carl Sentance comenta saída
Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A banda brasileira que levou 4 mil pessoas a show na Austrália: "Cara, olha o que fiz"
O método que não era para dar certo nos Titãs e deu e que não deu certo no Rappa
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
O dia que Titãs foram assaltados em São Paulo e Branco Mello ficou do lado dos ladrões


