Site lista músicas de rock que não seriam as mesmas sem suas longas introduções
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de outubro de 2025
Nem todo clássico do rock segue a regra atual do "não nos entedie, vá direto ao refrão". A frase, popularizada por Dave Grohl, resume bem o que se espera de um hit radiofônico – ou do TikTok hoje em dia. Mas, como lembra o jornalista Thom Donovan, da revista American Songwriter, "o rock muitas vezes quebra suas próprias regras". E algumas canções provaram que às vezes vale a pena demorar um pouco para começar.
Em artigo publicado recentemente, Donovan destacou três músicas que seriam completamente diferentes - e certamente menos impactantes - se não fosse por seus intros longos e icônicos: "One" (Metallica), "November Rain" (Guns N' Roses) e "Plainsong" (The Cure).
Melhores e Maiores - Mais Listas

O jornalista chama "One" de "a improvável música que levou o Metallica ao mainstream". O single começa como uma balada sombria, marcada pelos acordes lentos de James Hetfield, antes que Kirk Hammett entre com um dos solos mais melódicos de sua carreira. "Foi um movimento ousado para uma banda de thrash metal", escreve Donovan, lembrando que o clipe - o primeiro da história do grupo - tornou-se um sucesso na MTV com uma das imagens mais pesadas que a emissora já exibiu.
Músicas com introduções longas
Em seguida, ele cita "November Rain", do Guns N' Roses, como exemplo de ambição e ousadia. A canção, composta por Axl Rose muito antes de "Use Your Illusion I & II", transformou-se em um épico de mais de nove minutos. "Hits normalmente não passam de um minuto antes que a voz entre", observa Donovan. "Mas Axl fez a rádio e a MTV se dobrarem aos seus padrões - e não o contrário." O texto ainda destaca a influência de Elton John e o videoclipe cinematográfico, com Slash tocando no deserto diante de uma igreja, como símbolos da megalomania elegante do vocalista.
Por fim, "Plainsong", do The Cure, é tratada como a "abertura perfeita para um disco profundamente triste". Donovan descreve a faixa como o prólogo melancólico de Disintegration, obra-prima de Robert Smith. "Você não ouve a voz dele até quase três minutos de música. O som é frio, nebuloso, e parece que ele está tentando se fazer ouvir sob o peso da própria depressão", escreve. O jornalista termina o texto de forma pessoal: "É uma das canções mais belas que já ouvi. Disintegration ainda me faz chorar todas as vezes que o escuto."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
O Tik Tok vai salvar o Heavy Metal e fazer o gênero se tornar popular?
A música do AC/DC inspirada na natureza que acabou associada a serial killer
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
As 15 melhores músicas de rock alternativo de 1996, segundo a Loudwire
Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
11 músicas sobre os EUA feitas por artistas de fora do país, segundo a Loudwire
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
A música boa escondida no pior disco do Metallica, segundo a Louder
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
Heavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gênero
As dez melhores bandas da era Grunge segundo o Loudwire


