O pior disco da "fase porrada" do Pantera, de acordo com a Revolver Magazine
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de outubro de 2025
Nome influente e amplamente reconhecido no cenário da música pesada, o Pantera iniciou sua trajetória nos anos 1980. Liderado pelos irmãos Dimebag Darrell (guitarra) e Vinnie Paul (bateria), o grupo apostava em uma sonoridade voltada ao glam metal, mas o jogo virou após quatro discos de estúdio.
Contando com a colaboração do vocalista Phil Anselmo - escolhido como substituto de Terry Glaze -, o Pantera deixou seu som muito mais pesado a partir de "Cowboys from Hell" (1990), seu quinto álbum. Daí em diante, o quarteto - que também contava com o baixista Rex Brown - emendou uma sequência de registros matadores, que o consolidou como um dos maiores expoentes do metal noventista.

O último dos trabalhos gravados pelo Pantera é "Reinventing the Steel" (2000). E esse é o disco que o staff da Revolver Magazine considera o pior da "fase porrada" do grupo.
Conforme o artigo da Revolver, tanto Phil Anselmo quanto Rex Brown colocam "Reinventing the Steel" entre seus discos preferidos. De fato, o álbum tem faixas poderosas, como "Hellbound", "Goddamn Electric", "Yesterday Don't Mean Shit" e "Revolution Is My Name". Entretanto, a publicação aponta que o álbum tem seus defeitos.
"No geral, o álbum soa como uma banda tentando se reencontrar e ficando aquém do som característico de seus dias de glória. Muitas músicas parecem trabalhos em andamento, não tão bem acabadas e polidas quanto as melhores músicas do Pantera. Como resultado, 'Reinventing the Steel' é um digno canto do cisne, mas o menos marcante entre os melhores da banda."
O Pantera encerrou suas atividades em 2003. No ano seguinte, Dimebag Darrell foi assassinado enquanto se apresentava com o Damageplan. Em 2018, Vinnie Paul faleceu. Ambos deixaram um legado indelével e continuam sendo lembrados como lendas do heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão

Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Pantera ajudou a salvar o metal na década de 90, segundo Rob Halford
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Richie Faulkner (Judas Priest) revela experiência com tabuleiro Ouija e CD do Pantera
Chris Caffery compara volta do Savatage ao retorno do Pantera
Para Sebastian Bach, Pantera soava como uma mistura de ZZ Top com Slayer
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
Geddy Lee elege o maior álbum de todos os tempos; "Grandes composições, grandes performances"


