O pior disco da "fase porrada" do Pantera, de acordo com a Revolver Magazine
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de outubro de 2025
Nome influente e amplamente reconhecido no cenário da música pesada, o Pantera iniciou sua trajetória nos anos 1980. Liderado pelos irmãos Dimebag Darrell (guitarra) e Vinnie Paul (bateria), o grupo apostava em uma sonoridade voltada ao glam metal, mas o jogo virou após quatro discos de estúdio.
Contando com a colaboração do vocalista Phil Anselmo - escolhido como substituto de Terry Glaze -, o Pantera deixou seu som muito mais pesado a partir de "Cowboys from Hell" (1990), seu quinto álbum. Daí em diante, o quarteto - que também contava com o baixista Rex Brown - emendou uma sequência de registros matadores, que o consolidou como um dos maiores expoentes do metal noventista.


O último dos trabalhos gravados pelo Pantera é "Reinventing the Steel" (2000). E esse é o disco que o staff da Revolver Magazine considera o pior da "fase porrada" do grupo.
Conforme o artigo da Revolver, tanto Phil Anselmo quanto Rex Brown colocam "Reinventing the Steel" entre seus discos preferidos. De fato, o álbum tem faixas poderosas, como "Hellbound", "Goddamn Electric", "Yesterday Don't Mean Shit" e "Revolution Is My Name". Entretanto, a publicação aponta que o álbum tem seus defeitos.

"No geral, o álbum soa como uma banda tentando se reencontrar e ficando aquém do som característico de seus dias de glória. Muitas músicas parecem trabalhos em andamento, não tão bem acabadas e polidas quanto as melhores músicas do Pantera. Como resultado, 'Reinventing the Steel' é um digno canto do cisne, mas o menos marcante entre os melhores da banda."
O Pantera encerrou suas atividades em 2003. No ano seguinte, Dimebag Darrell foi assassinado enquanto se apresentava com o Damageplan. Em 2018, Vinnie Paul faleceu. Ambos deixaram um legado indelével e continuam sendo lembrados como lendas do heavy metal.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps