Rei Lagarto - O Retorno
Fonte: Antonio Carlos Monteiro
Postado em 21 de janeiro de 2008
Foi ali por volta de 1997 que travei contato com a banda. O Rei Lagarto já existia há uns bons seis anos, mas estava entrando na fase mais profissional de sua carreira. Do início, em 1991, por obra do baixista e único membro original remanescente Yon Berry, até aquele momento, foram muitos shows e quase incontáveis mudanças na formação. No ano seguinte viria o primeiro disco, "Overdrive", repleto de boas idéias embaladas por um hard rock setentista.
Mas foi logo em seguida que o Rei Lagarto entrou na, digamos assim, fase de ouro de sua trajetória. Com Yon, Fabiano Negri (vocalista já estava na banda quando "Overdrive" foi gravado), James Twin (guitarra) e Roger Moonward (bateria), o grupo se tornou um verdadeiro ícone do hard rock na região de Campinas, fazendo shows memoráveis em diversas casas e bares. Influências que iam na maior sem-cerimônia de Guns N’Roses a Black Sabbath, passando evidentemente por The Doors, eram claramente notadas no repertório próprio do quarteto, que completava suas apresentações com alguns covers que viravam quase tributos pela personalidade própria que o quarteto imprimia a eles.
O passo seguinte seria a gravação de um novo disco. E aí acabei entrando de cabeça na história, já que fui chamado para produzir "Free Fall". Sim, foi tenso. Algumas inevitáveis desavenças vindo à superfície e o perfeccionismo aflorando de todos os lados resultaram num disco que até hoje – modéstia às favas... – se deixa ouvir com facilidade. Quem estava lá percebe muito da tensão que existiu naqueles dias, mas quem quiser ouvi-lo apenas pra se divertir vai ter farto material à disposição... O lançamento do álbum foi marcado por um memorável show no Delta Blues Bar, em Campinas, em outubro de 2001.
Os shows se sucediam até que começaram as primeiras mudanças na formação da banda: saiu Roger, entrou Victor Marcellus, que logo daria seu lugar para Ric Mattos. Ao mesmo tempo, o Rei Lagarto resolveu incluir um guitarrista-base e o escolhido foi Abel "Jungle" Mattos, irmão de Ric. Porém, quis o destino que, no início de 2003, Gustavo fosse tocar sua guitarra para aqueles que habitam um plano superior ao nosso. No mesmo ano, Fabiano resolve também sair da banda, sendo substituído por Ricardo Bocci, hoje vocalista da banda de heavy metal Viper – a essa altura, Daniel Britta já ocupava o posto de Jungle. Porém, a química já não era mais a mesma e a banda resolveu encerrar atividades. No final de 2005 ainda foram realizados em Campinas aqueles que seriam os derradeiros shows do grupo, com Fabiano, Ric, Yon e James nos palcos do Teatro de Arte e Ofício e do extinto Hangover Rock Bar.
Porém, as diferenças, já disse alguém, existem para que possamos aprender e amadurecer com elas. Assim, Fabiano, Yon, James e Ric resolveram deixar as insignificâncias de lado e voltar à ativa – agora com outro guitarrista-base, Brolezi. Os shows já estão sendo marcados em profusão: Campinas, Indaiatuba, Vinhedo, Sorocaba, Americana e Itatiba, algumas das cidades que tiveram oportunidade de ver o Rei em sua fase áurea, já correram para agendar shows com a banda. E muitas outras datas vêm aí, assim como o primeiro EP, que está quase pronto – e os planos indicam um CD de inéditas até o final do ano.
A boa música agradece que as diferenças tenham sido acertadas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
Assista o primeiro show da Cretin Family (Ramones, Green Day, Rancid e Blink-182)
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
O disco que talvez seja a definição mais perfeita de "classic rock"
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
O segredo revelado por Ronnie James Dio que deixou James Hetfield irritado
O clássico dos Rolling Stones que tentou repetir "Satisfaction", mas Keith Richards odiava
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
A banda que Robert Plant definiu como "clinicamente morta" após ir a show deles
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
Tuomas Holopainen diz que refaria apenas uma letra em 30 anos de Nightwish
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
O hit do Led Zeppelin que Robert Plant acha ótimo: "Rock progressivo enlouquecido"
Axl Rose: "Sobe na porra do palco ou você vai morrer!"
A banda muito pesada que Sandy está sendo obrigada a ouvir por causa do filho de 9 anos
A importância da revista Playboy na vida de alguns rockstars

Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



