Muddy Waters
Postado em 06 de abril de 2006
Por Felipe Cesani
Muddy nasceu em Rolling Fork, no Mississipi e veio a aprender a tocar violão com 17 anos sendo, até então, influenciado por dois grandes nomes do Delta Blues, Robert Johnson, o mito, e Son House, um dos maiores músicos do gênero. McKinley Morganfield era seu nome verdadeiro, pois que Muddy Waters viria a se tornar o nome artístico do bluseiro, nome que lhe deu a honra de se tornar um dos mais famosos músicos de Blues da história. Após a Segunda Guerra, mudou-se para Chicago, seguindo muitos outros negros da área rural.
Diz-se também do homem que primeiramente tocou de forma brilhante uma guitarra elétrica, inspirando novos artistas que viriam após seu tempo, como Jimi Hendrix, Santana, Rolling Stones e outros. Mudou-se para a Inglaterra pois na América do Norte já pouco se valorizava o R&B. Na Inglaterra foi semente para bandas de rock n roll que surgiam no começo dos anos 60 e até mesmo 70. É verdade que a banda Rolling Stones foi nomeada com o nome de uma das maiores musicas de Muddy, assim como a famosa Like A Rolling Stone de Bob Dyalan se tornaria mito na era Beatnik.
Foi nomeado na década de 60 por B.B King como o Buda Negro, pois satirizando alguns conceitos filosóficos, BB King dizia que Muddy era o mais sábio dos homens.
Muddy Waters foi unanimidade no Blues da década de 40 e 50 fazendo as gravações de Gypsy Woman, Rolling Stone, Walking Blues, Mannish Boy, They Call Me Muddy Waters e a grande Baby Please don’t go, já gravada por AC/DC, Budgie, Paul Butterfield Blues Band, Howlin Wolf e recentemente gravada pelo Aerosmith.
Não há dúvidas de que Muddy foi um dos maiores nomes do Blues ao lado do mito Robert Johnson, B.B King, Son House, Albert King, Sonny Boy Williamsom I e até mesmo Johnny Winter.
Muddy passou a segunda metade da década de 50 até a década de 70 sem muito destaque na mídia. Voltou a gravar no começo da década de 70 e faleceu em 1983, deixando uma nova era de jovens a seguir os passos do Muddy Herói.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Murray solta um "Vai, Corinthians" após ganhar camisa do Timão
Os dois ex-membros do Black Sabbath que não se davam bem
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Regis Tadeu aponta o grande erro que Tony Iommi cometeu em seu novo álbum solo
Jorn Lande explica por que prefere Black Sabbath com Dio
O cover que o Black Sabbath mais tocou ao vivo durante toda a carreira
A faixa de "Reign in Blood" que Tom Araya não é muito fã
Nicko McBrain critica voz atual de Axl Rose e revela tentativa frustrada de reconciliação
Ex-guitarrista do Scorpions, Uli Jon Roth se apresentará em São Paulo em janeiro
Eminem iria gravar música do primeiro disco solo de Tony Iommi
Os motivos que explicam a grandiosidade de "Reign in Blood", segundo Tom Araya
Sete músicas inesperadas em álbuns de metal que deram muito certo, segundo a Ultimate Guitar
Ida de John Bush para o Anthrax foi como uma "bomba atômica", diz guitarrista do Armored Saint
O sucesso de 1977 que Paul McCartney reconheceu como praticamente cópia de uma música dos Beatles

10 discos ao vivo que mostram o coração do blues em sua forma mais direta
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


