Coldplay
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia originalmente publicada no site Dying Days
Por Jonas Lopes
Atualizado por Fabrício Boppré
Em tempos em que as paradas são dominadas só por gente "boa" (Britney, Eminem, Puff Daddy, etc), é sempre ótimo que surjam bandas como o Coldplay, que, apesar de não apresentar nada original ou ousado, faz música com sentimento. O som lembra muito bandas inglesas como Travis e Radiohead, mas a voz do vocalista Chris Martin se parece com a do jazzista mala Dave Matthews.
Chris montou o Coldplay em 96, na Universidade de Londres, com os amigos Will Champion, Jon Buckland e Guy Berryman, ao descobrirem gostos parecidos (os folks Nick Drake, Simon & Garfunkel e Jeff Buckley). A banda poderia ficar no ostracismo total, como vários outras, mas conseguiu um lance de sorte: resolve lançar um single, Safety, apesar de só possuírem dinheiro para 500 cópias. Distribuíram o single entre familiares e amigos, e também para gravadoras como BMG e Parlophone (gravadora de Beatles e Radiohead), que depois veio a contratá-los. Eles ainda lançam outro single, Brother & Sisters, pelo pequeno selo Fierce Panda. Já pela Parlophone lançam o EP The Blue Room, com tiragem de 5000 cópias, e que hoje é disputado na mão entre os fanáticos e colecionadores. São ainda lançados (com muito sucesso), o single das belíssimas "Shiver" e "Yellow". Não tinha mais como não acontecerem.
Pois é, eles conseguiram um estouro maior. Lançaram seu primeiro disco, o ótimo Parachutes, lançado a 10 de julho de 2000, chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido. O clipe de "Yellow" toca sem parar na MTV e a banda se consagra como o destaque maior no V-2000, festival de verão da Inglaterra. Parachutes vende mais de um milhão de cópias, trazendo às paradas outros sucessos, como "Trouble", "Shiver" e "Don't Panic". O público se apaixona pela bela voz de Chris e a guitarra quase oriental de Jon, com solos e riffs transcedentais. O vocalista chega a afirmar que o Colplay é uma das 10 melhores bandas do mundo. Eles ainda tiveram tempor pra se lançar numa bem sucedidad turnê americana e ganharam o Grammy em 2002, por melho álbum alternativo.
Em junho de 2002, a banda lança o seu aguardado segundo disco, "A Rush of Blood to the Head". É um disco um pouco mais ousado e melhor produzido do que o debut do Coldplay. O álbum logo tem boa aceitação por parte de críticos e fãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
A fantástica música do Metallica que James arregou na hora de cantar
Classic Rock History: As 10 músicas mais tristes no rock
O hit de Renato Russo que critica religião evangélica: "Falar mal de Nossa senhora?"
A iguaria culinária que Coldplay ofereceu a Regis Tadeu e que ele deixou intacta no camarim
Robb Flynn, do Machine Head, revela paixão por baladas ao estilo Elton John e Coldplay
A banda sem sal que Dave Grohl diz que são gente fina: "todos iriam querer trabalhar com eles"
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro



