Nordheim
Postado em 06 de abril de 2006
Por Bruno Tabera
[email protected]
A banda Nordheim foi fundada em meados de 1995, com a iniciativa de três amigos: Helio Oliva (vocal), Gustavo Harrass (guitarra solo) e Fábio (guitarra solo). Após alguns meses de procura e audições, o line-up se completa com a adição de Roberto Sans (baixo) e Fabiano (bateria). A formação inicial então estabilizou-se contando apenas com estes músicos, que se dedicavam integralmente ao espírito do Heavy Metal tradicional e oitentista, sendo diretamente influenciada por clássicos como Iron Maiden e Judas Priest, passando pelas raízes da música pesada de Black Sabbath e Deep Purple , e ainda adicionando as sonoridades mais recentes do Doom , Thrash e Death Metal.
Essa foi a formação do Nordheim por cerca de um ano, com a eventual saída de Fabio e a entrada de Eduardo Fernandez para assumir o posto de segundo guitarrista.
Por volta de 1997 a banda entrou para a cena Metal do Rio de Janeiro, com seu primeiro show no mais tradicional espaço para eventos de música pesada no Rio de Janeiro (o Garage), causando um verdadeiro impacto entre os headbangers locais: numa época em que quase a totalidade das bandas cariocas apostavam numa proposta de som muito mais melódica, o Nordheim não abriu mão de fazer um Metal rápido e furioso, tendo então conquistado inúmeros fãs em suas apresentações.
Em 1998 o Nordheim já gozava de certo status na cena Metálica carioca. Mas neste mesmo ano, a banda perde dois de seus componentes (Fabiano e Eduardo Fernandez ) e mais uma vez começam as audições para substituí-los. Nessa época já contava com oito músicas, e muita vontade de mostrar ao mundo que os brasileiros também sabem fazer música pesada com muita qualidade e profissionalismo.
Finalmente em meados de 1999, agora também com Davis Ramay nas guitarras e Thiago Perrel nos teclados, a banda consegue se reestruturar e regressa ao circuito de shows carioca em grande estilo. No ano de 2000, fazem um show para mais de trezentas pessoas no então RockNight (antigo Garage) que conta com participações especiais de Renato Tribuzy (Thoten), Luiz Henrique (Sigma V), Ilton Nogueira (Allegro) e Luiz Siren (Alantis e The Trooper), encerrando o ano de 2000 sua agenda de shows com uma apresentação para mais de quinhentas pessoas no Montanha Tênis Clube, que contou também com as bandas Crusader e Bruce Dickinson Cover.
No final desse mesmo ano o Nordheim dá início a gravação de seu CD demo, que leva o nome de "River of Death" que tem a produção a cargo de Renato Tribuzy (Thoten) e é co-produzido pela própria banda.
No final de 2001 a banda deu início às gravações do que seria seu primeiro álbum, intitulado "...and the RAW metal power!" com a produção de Sidney Sohn e já nessa época une forças a um novo selo que vem surgindo com grande força e expressão na cena Heavy Metal do Rio de Janeiro, a Marquee Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps