Cream
Postado em 06 de abril de 2006
Em uma curta carreira de menos de três anos e apenas quatro álbuns (apenas dois completamente de estúdio) o Cream foi um dos maiores responsáveis pela evolução (senão invenção) do hard-rock. Sua formação consistia de Eric Clapton (guitarrista que já havia tocado com os Yardbirds e Bluesbreakers), Jack Bruce (baixista e vocalista que também havia participado dos Bluesbreakers) e Ginger Baker (baterista que havia tocado com Bruce em uma pequena banda chamada Graham Bond). A banda Cream se formou em 1966 e o nome foi sugerido por Eric Clapton, que afirmava sobre sua banda: "we are the cream!" (nós somos o máximo). A formação power trio não era comum entre músicos de rock da época e também neste sentido o Cream foi uma banda pioneira.
Na época de sua formação foram a banda mais elétrica que já havia aparecido, influenciando entre outros a formação do Jimi Hendrix Experience (que veio a tocar com os ídolos e curiosamente também os influenciou) e Led Zeppelin. Na sonoridade do Cream letras e vocais eram de segunda importância, sendo mais valorizados as improvisações, solos e contribuições individuais de cada um dos instrumentistas, o que gerava shows imprevisíveis e longos.
A início apresentaram-se para pequenas platéias como uma banda cover de clássicos do Blues, aproveitando algumas composições de suas bandas antigas. A tarefa de compor material inédito ficou ao encargo de Jack Bruce, que buscou a ajuda do letrista Pete Brown. Em 1966, após a excelente repercussão de alguns singles, lançaram seu primeiro álbum, "Fresh Cream", pela major Polydor. As influências de blues de raiz eram claras mas não faziam com que o som da banda fosse menos original e excitante.
Em 1967, após uma bem sucedida turnê na América gravaram "Disraeli Gears". A banda assumiu neste LP uma postura mais experimentalista musicalmente, fazendo deste um dos precursores do psicodelismo. Foram acrescentados instrumentos inusitados como sinos e órgãos.
A gravação dos shows da sua primeira grande turnê americana gerariam o maior sucesso do Cream, o álbum "Wheels of Fire", de 1968, primeiro da história a ganhar um disco de platina por suas vendagens.
Com o fim da banda anunciado devido a constantes conflitos de personalidade fizeram uma turnê de despedida e lançaram o LP "Goodbye" em 1969 (metade das faixas era inédita e metade de gravações ao vivo). A música Badge foi a primeira parceria de Eric Clapton com George Harrison, que assina a música com o pseudônimo L'Angelo Misterioso.
Após a dissolução do Cream Eric Clapton formou as bandas Blind Faith (que também teve a participação de Ginger Baker) e Derek and The Dominoes. Jack Bruce seguiria carreira como músico de jazz e produtor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Brent Hinds vivia "escapando da morte", segundo baterista do Mastodon
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
O melhor timbre de guitarra de todos os tempos para Slash; "pesado pra caramba"
O disco dos anos 70 que David Ellefson comprou por conta da capa
A banda que reviveu estilo esquecido de metal e arrecadou R$705 mil em 37 minutos
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
Mick Jagger diz que ser um rockstar deixa a mente permanentemente danificada

O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
A superbanda que Geezer Butler comparou à segunda vinda de Jesus
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
O guitarrista que se recusou a ocupar o lugar de Eric Clapton no Cream
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


