Cream
Postado em 06 de abril de 2006
Em uma curta carreira de menos de três anos e apenas quatro álbuns (apenas dois completamente de estúdio) o Cream foi um dos maiores responsáveis pela evolução (senão invenção) do hard-rock. Sua formação consistia de Eric Clapton (guitarrista que já havia tocado com os Yardbirds e Bluesbreakers), Jack Bruce (baixista e vocalista que também havia participado dos Bluesbreakers) e Ginger Baker (baterista que havia tocado com Bruce em uma pequena banda chamada Graham Bond). A banda Cream se formou em 1966 e o nome foi sugerido por Eric Clapton, que afirmava sobre sua banda: "we are the cream!" (nós somos o máximo). A formação power trio não era comum entre músicos de rock da época e também neste sentido o Cream foi uma banda pioneira.
Na época de sua formação foram a banda mais elétrica que já havia aparecido, influenciando entre outros a formação do Jimi Hendrix Experience (que veio a tocar com os ídolos e curiosamente também os influenciou) e Led Zeppelin. Na sonoridade do Cream letras e vocais eram de segunda importância, sendo mais valorizados as improvisações, solos e contribuições individuais de cada um dos instrumentistas, o que gerava shows imprevisíveis e longos.
A início apresentaram-se para pequenas platéias como uma banda cover de clássicos do Blues, aproveitando algumas composições de suas bandas antigas. A tarefa de compor material inédito ficou ao encargo de Jack Bruce, que buscou a ajuda do letrista Pete Brown. Em 1966, após a excelente repercussão de alguns singles, lançaram seu primeiro álbum, "Fresh Cream", pela major Polydor. As influências de blues de raiz eram claras mas não faziam com que o som da banda fosse menos original e excitante.
Em 1967, após uma bem sucedida turnê na América gravaram "Disraeli Gears". A banda assumiu neste LP uma postura mais experimentalista musicalmente, fazendo deste um dos precursores do psicodelismo. Foram acrescentados instrumentos inusitados como sinos e órgãos.
A gravação dos shows da sua primeira grande turnê americana gerariam o maior sucesso do Cream, o álbum "Wheels of Fire", de 1968, primeiro da história a ganhar um disco de platina por suas vendagens.
Com o fim da banda anunciado devido a constantes conflitos de personalidade fizeram uma turnê de despedida e lançaram o LP "Goodbye" em 1969 (metade das faixas era inédita e metade de gravações ao vivo). A música Badge foi a primeira parceria de Eric Clapton com George Harrison, que assina a música com o pseudônimo L'Angelo Misterioso.
Após a dissolução do Cream Eric Clapton formou as bandas Blind Faith (que também teve a participação de Ginger Baker) e Derek and The Dominoes. Jack Bruce seguiria carreira como músico de jazz e produtor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Sobrinha de Clive Burr (Iron Maiden) fará estreia na WWE
Mortification fará quatro shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
O disco do Sepultura que tem vários "hinos do thrash metal", segundo Max Cavalera
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
Rodolfo revela atitude de Danilo Gentili que o surpreendeu positivamente na TV
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Cinco músicas dos Rolling Stones com riffs excelentes que envelheceram muito mal
Como Kai Hansen do Helloween destravou a reunião do Angra com Edu Falaschi

O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
O baixista que fez Geezer Butler pensar "É isso que eu quero fazer"
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
O poderoso power trio "resposta ao Cream" que tinha Clapton na plateia, mas implodiu cedo
Zakk Wylde mostra o riff do Black Sabbath que foi "chupinhado" do Cream de Eric Clapton
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?


