John Entwistle - Perdi meu pai musical
Por Raul Branco
Postado em 30 de junho de 2002
A gente ouve o nome e o trabalho de tantos músicos durante nossa vida que, muitas vezes, esquece de um ou outro. Quando vem à baila seu nome, só aí nos lembramos dele e do que ele fez. Há uma seleta lista, entretanto, que nunca nos esquecemos. São aqueles que nos marcam e que nos motivam. São nossos ídolos e nossas influências. São nossos, digamos assim, "Pais Musicais".
Eu perdi meu Pai Musical ao saber hoje de manhã, ouvindo o noticiário, que o baixista do The Who morreu num quarto de hotel, aos 57 anos. O passamento de John Alec Entwistle me bateu tão forte quanto o de John Lennon – curioso ambos terem o mesmo nome... – e bem mais dolorido que o de qualquer outro grande nome do rock. Se a morte de Lennon me arrasou pela maneira que aconteceu, brutalmente assassinado a tiros por um fã, na entrada de seu prédio, num momento em que retomava sua carreira, a de John Entwistle me abateu pelo simples fato de ter sido ele, e não Pete Townshend ou Roger Daltrey. Tudo indica que infartado, às vésperas de uma nova turnê. Modo estranho de um músico morrer; é como se Garrincha morresse no vestiário, no aquecimento antes de um jogo, ou Laurence Olivier no último ensaio de "Rei Lear". Às vezes nós pensamos que nossos ídolos vão viver para sempre, para que possamos tê-los sempre como âncora e referência. A realidade, porém, nunca dá margens à ilusão. Eles se vão, como todos nós, e só temos o direito a nos lastimar.
John figurava, ao lado de Jack Bruce e Chris Squire, na minha santíssima trindade do rock. Muito embora eu tivesse alguns tantos ídolos e influências, no rock ninguém me falava mais ao coração que esse trio. Sua figura impassível no canto do palco com um Fender Precision era tão forte no meu imaginário que, ao receber um baixo desse modelo, encomendado a um luthier, imediatamente batizei-o de Johnny, para homenagear o músico que me fez ver a importância que aquelas quatro cordas tinham na massa sonora de uma banda.
Está por aí, para quem quiser constatar, os registros de sua participação nos três maiores festivais de rock da virada dos 60 para os 70: Monterrey, Wight e Woodstock. O grupo no auge e, lá do lado esquerdo, sólido e quieto como um boi, o baixista que conseguia segurar a barra de acompanhar os egos de Pete, Keith e Roger.
John era The Face; era Doctor Jimmy e Mr. Jim. Ele era Boris The Spider e era The Ox. Um colecionador de baixos elétricos com profunda paixão por seu instrumento. Foi ele quem mostrou ao mundo que existia o violão baixo, no caso um modelo Ernie Ball gigantesco e meio desengonçado. Foi John Entwistle quem gravou o primeiro solo de baixo em um disco de rock, "My Generation". Foi ele, também, que apresentou ao mundo um novo conceito em tocar baixo, com uma técnica e agilidade impensadas até então. O baixo elétrico só sofrera uma revolução assim com James Jameson (Motown) e só haveria outra igual com Jaco Pastorius.
Agora eu sou um órfão musical. Vou rever mais uma vez o The Who na Ilha de Wight e ouvir um de seus discos solo, "Too Late The Hero". Não faz a dor passar, mas sempre vale a pena.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
A capa de álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson acha constrangedora
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
A resposta de Mick Jagger sobre rockstars "patéticos" que cantam na velhice
Eric Clapton comenta a banda mais poderosa em que ele já tocou
O hit da Legião Urbana que fala sobre o polêmico "grande relacionamento gay da Bíblia"

Pete Townshend conta como (e por que) começou a quebrar guitarras no palco com o The Who
O baixista lendário que Paul McCartney nunca quis ser; correr por correr envelhece rápido
Geddy Lee elege o maior álbum de todos os tempos; "Grandes composições, grandes performances"
A maior banda ao vivo de todos os tempos, segundo Eddie Vedder do Pearl Jam
O dia em que John Bonham se escondeu de Keith Moon para não passar vergonha
Elton John escolhe os três maiores frontmen da história do rock
A banda que tocava música pesada antes do Purple, Sabbath e Zeppelin, conforme Ian Paice
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda



