Yoko Ono em dicionário de mulheres

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Fonte: AOL Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 17/02/05. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

LONDRES (Reuters) - Para Meryl Streep e Yoko Ono, trata-se de um reconhecimento tardio. Para JK Rowling e Condoleezza Rice, é hora de se unir às mulheres mais importantes do mundo.

Beatles: a ocasião em que Ringo Starr saiu da bandaEddie Trunk: parem com isto, Lady Gaga não é metal!

A mais recente edição do prestigiado "Dictionary of Women's Biography" (dicionário de biografias de mulheres) oferece um panorama interessante sobre a luta das mulheres para vencer em um mundo dominado pelos homens.

De pilotas de avião a assassinas, de rainhas a cozinheiras, mais de 2.000 mulheres aparecem na nova edição do livro, que permitiu às autoras Maggy Hendry e Jenny Uglow retificar algumas omissões importantes.

"Yoko Ono é uma artista conceitual com direitos próprios, mas isso ficou em um segundo plano quando ela foi acusada de provocar a separação dos Beatles", afirmou Hendry, em entrevista à Reuters.

Na primeira atualização do livro dos últimos cinco anos, a atriz Meryl Streep faz sua estréia, bem como a também atriz Lucille Ball.

Hendry destacou ainda uma lista com várias mulheres negras.

"No posto de secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice é hoje a mulher mais poderosa do mundo. Oprah Winfrey só valoriza as afro-americanas e as irmãs Williams (Venus e Serena) são grandes exemplos de vida", afirmou.

A autora disse que o livro é importante para equilibrar o panorama histórico, já que outras publicações do tipo tendem a dedicar menos de 10 por cento de seus verbetes às mulheres.

"Acho que as mulheres estão indo muito bem", afirmou.

O dicionário também inclui mulheres que se destacaram por atos no mínimo polêmicos, como a assassina política do século 18 Charlotte Corday e Lorena Bobbitt, que cortou o pênis do marido com uma faca depois de ter sofrido anos de abusos e humilhações.

Hendry, que deu aula em Gana e escreveu livros escolares para a África, disse: "Meu campo são as mulheres do Terceiro Mundo que lutam contra o machismo e o fanatismo religioso. São elas que me interessam mais."

Ao lado de atrizes de cinema, constam do dicionário ativistas de todo o mundo. A ambientalista indiana Vandana Shiva, por exemplo, ganhou um verbete bem como Eileen Wani Wingfield e Eileen Kampakuta Brown, as septuagenárias australianas contrárias à realização de testes nucleares em áreas de passado aborígene.

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Beatles
A ocasião em que Ringo Starr saiu da banda

Paul McCartney: K7 exclusivo será lançada na Record Store DayBeatles: a história do integrante temporário vai virar filmeBeatles: "Sgt Peppers" ganha edição de 50 anos com faixas extrasTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

The Beatles
Banda lidera lista de artistas mais pirateados do mundo

Rolling Stone
Site elege os 15 melhores álbuns homônimos

Capas de discos
Agora com ícones da cultura pop

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Beatles"

Eddie Trunk
Parem com isto, Lady Gaga não é metal!

Guns N' Roses
As melhores músicas segundo a Ultimate Classic Rock

Metal
Você acredita na "lenda do terceiro álbum"? - Parte 2

False Metal: Tem muita gente que diz que é fã do Pantera...Gene Simmons: sexo com vocalista do Linkin Park na cadeia?AC/DC - Perguntas e RespostasFotos de infância: Iggy PopGuns N' Roses: Em vídeo de 1993, Axl Rose detona o MetallicaIron Maiden: Lady Gaga acordou às 5 da manhã para comprar TBOS

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online