O ícone grunge que Noel Gallagher comparou a Lennon, McCartney e ele próprio
Por André Garcia
Postado em 10 de abril de 2024
Ao longo da segunda metade dos anos 90, quem ouvia rock se acostumou (gostando ou não) a ouvir nas rádios as composições de Noel Gallagher no Oasis. E quem pegou a época também teve que se acostumar às declarações arrogantes e egocêntricas dele sempre que abria a boca, sem deixar passar uma oportunidade de alfinetar desafetos como Blur e Radiohead, e, claro, se comparar aos Beatles.
Parecia que ele e seu irmão, Liam, passavam a metade do tempo dizendo que os Beatles foram a maior banda de todos os tempos, e a outra metade do tempo se comparando a eles.
Podemos considerar, então, que por parte de Noel Gallagher não há elogio maior do que ser comparado a John Lennon, Paul McCartney (e ele próprio, é claro). Conforme publicado pela Far Out Magazine, uma dos poucos a entrarem para esse seleto grupo foi Kurt Cobain.
"Ele era o cruzamento perfeito entre Lennon e McCartney", disse Noel. "Ele cantava como Lennon, mas suas melodias eram tão Paul McCartney. Eram melodias muito animadas e alegres, mas ele estava na m*rda ao mesmo tempo. Muitos compararam meu estilo de composição ao de Kurt Cobain, algo com o qual concordo na maioria das vezes. Ambos usamos estruturas básicas de acordes, muito simples, não mais do que quatro acordes. Por que se preocupar com isso? [...] Se você passar a música para partitura, algumas das músicas de Cobain seriam exatamente iguais às minhas e vice-versa."
Nirvana e Oasis marcaram uma verdadeira transição no rock noventista: enquanto primeiro foi o ícone do grunge no começo da década, o segundo lançou seu álbum de estreia no ano da morte de Kurt Cobain.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps