A sincera e entusiasmada opinião de Jimmy Page sobre Syd Barrett, fundador do Pink Floyd
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de agosto de 2023
O músico inglês Syd Barrett foi um dos fundadores da lendária banda Pink Floyd, onde atuou por três anos como guitarrista e vocalista. A trajetória de Syd como membro do Pink Floyd foi interrompida em 1968, por conta da deterioração de sua saúde mental, quadro agravado pelo uso de drogas.
Apesar de ter passado pouco tempo como integrante do Pink Floyd, Syd conseguiu impressionar outra lenda da música, o genial Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin. Jimmy falou sobre Syd em 2017, durante entrevista concedida a Phil Alexander, ex-editor da revista MOJO.
"Syd Barrett era absolutamente inacreditável em termos do que estava fazendo. Ele deu um passo para o lado e canalizou todas essas coisas incríveis. A versão deles de psicodelia era muito, muito legal", afirmou Page, em trecho da entrevista publicado no site da revista Classic Rock.
Apesar dos elogios a Syd, Page assumiu que não era fã de algumas obras ligadas ao Rock Psicodélico.
"Mas havia coisas rotuladas como psicodelia – e não querendo citar nomes – que eram absolutamente uma porcaria. Mas o que eles [Floyd] estavam fazendo era seriamente experimental e significava muito."
Comparações com Jimi Hendrix
Em 2012, quando foi entrevistado por Brad Tolinski (editor-chefe da revista Guitar World), Page comparou Syd Barrett com Jimi Hendrix.
"A escrita de Syd Barrett com o Pink Floyd foi inspiradora. Nada soava como Barrett antes do primeiro álbum do Pink Floyd. Havia muitas ideias e tantas declarações positivas. Você pode realmente sentir a genialidade ali, e foi trágico que ele tenha desmoronado. Tanto ele quanto Jimi Hendrix tinham uma visão futurística em um senso."
Syd Barrett faleceu em julho de 2006, aos 60 anos de idade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps