A resposta de John Lennon quando perguntado se retornaria aos Beatles em 1975
Por André Garcia
Postado em 27 de junho de 2022
Os Beatles duraram pouco tempo — apenas seis anos separam a gravação de seu primeiro álbum e o último. Mesmo assim, até hoje muita gente considera se tratar da maior banda de todos os tempos. Por isso, enquanto John Lennon estava vivo, jamais cessou a especulação dele se juntar a Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr novamente para reativar o grupo.
Beatles - Mais Novidades
Em 1975, Lennon deu uma entrevista a Bob Harris no The Old Grey Whistle Test, da BBC, em 18 de abril. E nessa entrevista ele falou de foma surpreendentemente direta e sincera sobre o assunto.
Bob Harris: A pergunta inevitável...
John Lennon: "Eles um dia vão voltar a tocar juntos?"
Bob Harris: Sim. Em primeiro lugar, se há alguma possibilidade; em segundo, e mais importante, se seria uma boa ideia.
John Lennon: Essa é outra história, se seria ou não uma boa ideia. É estranho porque teve um tempo que se me perguntassem isso, eu diria: "Ah, jamais! Mas que diabos. Voltar? Não, eu não." Depois chegou um tempo que era, tipo: "Por que não?" Se a gente estiver a fim de gravar um disco ou fazer alguma coisa... Todo mundo vislumbra o show no palco, para mim, se a gente voltar, é no estúdio de novo. Show no palco é outra história. Se a gente tiver algo para dizer no estúdio, ok.
O que eu estou dizendo é que se eu me manifesto numa entrevista, George [Harrison] fala: "Estou fora!" Nunca chegou ao ponto onde cada um de nós estivesse afim ao mesmo tempo. Acho que nesse período em que estamos separados, todos nós em algum momento pensamos que seria legal. Eu trabalhei com Ringo e George, só não trabalhei com Paul — porque nós passamos por um momento mais complicado, [mas] agora estamos bem próximos.
A outra pergunta foi se valeria a pena. A resposta é que se nós quisermos fazer isso, então vai valer a pena. Se formos para o estúdio juntos e um empolgar o outro de novo, então valeria a pena, sabe? E que se lasquem os críticos! Eles não têm nada a ver com isso. A música é a música. Se a gente fizer um trabalho e acreditar que ele é válido, ele será lançado.
Mas é uma fantasia. Pra mim tanto faz, se alguém fizer acontecer, eu estou dentro. Eu não estou afim de fazer acontecer, isso com certeza. Eu tenho muito... Todos nós temos muito o que fazer por conta própria. Se eles estivessem na cidade, eu diria: "Chega aí!", eu colocaria eles no meu disco, e então seria um disco dos Beatles. Se eles estivessem por perto, sabe… Eu toquei com Paul um dia desses. Fizemos umas paradas em Los Angeles. Embora tivessem outras 50 pessoas tocando, todas ficavam só olhando para mim e Paul [risos].
Confira a entrevista abaixo com legendas em português.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026


A música que Paul McCartney não toca ao vivo por ter sido "deturpada" em sua ideia original
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
Geddy Lee compara "Give It Away" do Red Hot Chili Peppers a uma canção dos Beatles
O maior rockstar que existiu para David Bowie, que pensava a canção como gesto e atitude
A banda mais influente da história do rock, na opinião de Regis Tadeu
O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
Os quatro álbuns mais terríveis lançados pelos integrantes dos Beatles nos anos 70
História do rock: Sexo bizarro, drogas, mortes e outros boatos


