A resposta de John Lennon quando perguntado se retornaria aos Beatles em 1975
Por André Garcia
Postado em 27 de junho de 2022
Os Beatles duraram pouco tempo — apenas seis anos separam a gravação de seu primeiro álbum e o último. Mesmo assim, até hoje muita gente considera se tratar da maior banda de todos os tempos. Por isso, enquanto John Lennon estava vivo, jamais cessou a especulação dele se juntar a Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr novamente para reativar o grupo.
Beatles - Mais Novidades
Em 1975, Lennon deu uma entrevista a Bob Harris no The Old Grey Whistle Test, da BBC, em 18 de abril. E nessa entrevista ele falou de foma surpreendentemente direta e sincera sobre o assunto.
Bob Harris: A pergunta inevitável...
John Lennon: "Eles um dia vão voltar a tocar juntos?"
Bob Harris: Sim. Em primeiro lugar, se há alguma possibilidade; em segundo, e mais importante, se seria uma boa ideia.
John Lennon: Essa é outra história, se seria ou não uma boa ideia. É estranho porque teve um tempo que se me perguntassem isso, eu diria: "Ah, jamais! Mas que diabos. Voltar? Não, eu não." Depois chegou um tempo que era, tipo: "Por que não?" Se a gente estiver a fim de gravar um disco ou fazer alguma coisa... Todo mundo vislumbra o show no palco, para mim, se a gente voltar, é no estúdio de novo. Show no palco é outra história. Se a gente tiver algo para dizer no estúdio, ok.
O que eu estou dizendo é que se eu me manifesto numa entrevista, George [Harrison] fala: "Estou fora!" Nunca chegou ao ponto onde cada um de nós estivesse afim ao mesmo tempo. Acho que nesse período em que estamos separados, todos nós em algum momento pensamos que seria legal. Eu trabalhei com Ringo e George, só não trabalhei com Paul — porque nós passamos por um momento mais complicado, [mas] agora estamos bem próximos.
A outra pergunta foi se valeria a pena. A resposta é que se nós quisermos fazer isso, então vai valer a pena. Se formos para o estúdio juntos e um empolgar o outro de novo, então valeria a pena, sabe? E que se lasquem os críticos! Eles não têm nada a ver com isso. A música é a música. Se a gente fizer um trabalho e acreditar que ele é válido, ele será lançado.
Mas é uma fantasia. Pra mim tanto faz, se alguém fizer acontecer, eu estou dentro. Eu não estou afim de fazer acontecer, isso com certeza. Eu tenho muito... Todos nós temos muito o que fazer por conta própria. Se eles estivessem na cidade, eu diria: "Chega aí!", eu colocaria eles no meu disco, e então seria um disco dos Beatles. Se eles estivessem por perto, sabe… Eu toquei com Paul um dia desses. Fizemos umas paradas em Los Angeles. Embora tivessem outras 50 pessoas tocando, todas ficavam só olhando para mim e Paul [risos].
Confira a entrevista abaixo com legendas em português.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices


A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
O álbum do Radiohead que Thom Yorke comparou aos Beatles; "podemos fazer o que quisermos"
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O dia que John Lennon explicou o que ninguém entendia sobre George Martin e os Beatles
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
O show de 1973 em que o Led Zeppelin tirou dos Beatles um recorde de 8 anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Por que o clássico "Rubber Soul", dos Beatles, recebeu esse nome estranho
John Lennon e a sua complicada relação com a fama
Quando Paul McCartney percebeu que John Lennon escrevia melhor que ele
A banda que Iggor Cavalera considera "mil vezes" mais importante que Beatles e Stones


