A resposta de John Lennon quando perguntado se retornaria aos Beatles em 1975
Por André Garcia
Postado em 27 de junho de 2022
Os Beatles duraram pouco tempo — apenas seis anos separam a gravação de seu primeiro álbum e o último. Mesmo assim, até hoje muita gente considera se tratar da maior banda de todos os tempos. Por isso, enquanto John Lennon estava vivo, jamais cessou a especulação dele se juntar a Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr novamente para reativar o grupo.
Beatles - Mais Novidades
Em 1975, Lennon deu uma entrevista a Bob Harris no The Old Grey Whistle Test, da BBC, em 18 de abril. E nessa entrevista ele falou de foma surpreendentemente direta e sincera sobre o assunto.
Bob Harris: A pergunta inevitável...
John Lennon: "Eles um dia vão voltar a tocar juntos?"
Bob Harris: Sim. Em primeiro lugar, se há alguma possibilidade; em segundo, e mais importante, se seria uma boa ideia.
John Lennon: Essa é outra história, se seria ou não uma boa ideia. É estranho porque teve um tempo que se me perguntassem isso, eu diria: "Ah, jamais! Mas que diabos. Voltar? Não, eu não." Depois chegou um tempo que era, tipo: "Por que não?" Se a gente estiver a fim de gravar um disco ou fazer alguma coisa... Todo mundo vislumbra o show no palco, para mim, se a gente voltar, é no estúdio de novo. Show no palco é outra história. Se a gente tiver algo para dizer no estúdio, ok.
O que eu estou dizendo é que se eu me manifesto numa entrevista, George [Harrison] fala: "Estou fora!" Nunca chegou ao ponto onde cada um de nós estivesse afim ao mesmo tempo. Acho que nesse período em que estamos separados, todos nós em algum momento pensamos que seria legal. Eu trabalhei com Ringo e George, só não trabalhei com Paul — porque nós passamos por um momento mais complicado, [mas] agora estamos bem próximos.
A outra pergunta foi se valeria a pena. A resposta é que se nós quisermos fazer isso, então vai valer a pena. Se formos para o estúdio juntos e um empolgar o outro de novo, então valeria a pena, sabe? E que se lasquem os críticos! Eles não têm nada a ver com isso. A música é a música. Se a gente fizer um trabalho e acreditar que ele é válido, ele será lançado.
Mas é uma fantasia. Pra mim tanto faz, se alguém fizer acontecer, eu estou dentro. Eu não estou afim de fazer acontecer, isso com certeza. Eu tenho muito... Todos nós temos muito o que fazer por conta própria. Se eles estivessem na cidade, eu diria: "Chega aí!", eu colocaria eles no meu disco, e então seria um disco dos Beatles. Se eles estivessem por perto, sabe… Eu toquei com Paul um dia desses. Fizemos umas paradas em Los Angeles. Embora tivessem outras 50 pessoas tocando, todas ficavam só olhando para mim e Paul [risos].
Confira a entrevista abaixo com legendas em português.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Phil Collins acredita ter descoberto por que Noel Gallagher o chama de "Anticristo"
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
Tarja Turunen escolhe o melhor disco que já gravou
Show do Megadeth no Hellfest 2026 é disponibilizado no YouTube
John Corabi não faz mais parte do The Dead Daisies
O que Quiet Riot precisaria ter feito para ser do tamanho do Guns N' Roses?
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
Ann Wilson admite que o Heart fez "pacto com o diabo" para sobreviver aos anos 1980

John Lennon recomendou que Mick Jagger não conhecesse Elvis Presley
A música sem a qual "Eleanor Rigby", dos Beatles, talvez nunca tivesse existido
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
O pior álbum dos Beatles de acordo com George Harrison
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Falecido aos 86 anos, Peppino di Capri iniciou carreira no rock e abriu shows dos Beatles
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
A banda que Keith Richards acha que Paul McCartney sente falta de ter
A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
O show dos Beatles que acabou em pancadaria entre dois membros em pleno palco


