Plebe Rude: Mobilização por documentário
Por Bruno Moreira
Fonte: Blog do Brunocos
Postado em 19 de setembro de 2012
A filosofia "faça você mesmo" foi uma das principais características do movimento punk, um princípio de autonomia – fazer música e revolução com os recursos que se tinha. Talvez por isso, o punk tenha sido o movimento musical que não foi absorvido pelo sistema. Pois mesmo os movimentos futuros que surgiram com alguma ideologia punk, como o grunge, tiveram essa absorção do sistema e mídia muito grande, abalando sua identidade.
Mantendo sua filosofia, a banda Plebe Rude encara um projeto interessante. Em agosto eles entraram em estúdio para gravação do seu novo EP de inéditas, provisoriamente ou definitivamente, chamado de Politicamente Daltônico. O nome vem da expressão "Plebe Ignara", utilizada frequentemente nas crônicas de Sérgio Porto, pseudônimo do escritor Stanislaw Ponte Preta para designar o povo.
A saga começou com a ideia de entrar em estúdio com o grupo, desde o início das gravações, para fazer um documentário, intitulado "Plebe Ignara" (motivos óbvios). As gravações do EP foram feitas no estúdio na casa de Philippe Seabra (guitarrista e vocalista) e a sala de gravação é justamente o local onde se encontrava o quarto de Philippe na adolescência. O clima é perfeito e impossível não criar uma mística no lugar.
Para que gravação do documento fosse possível, ele entrou em um site de financiamento coletivo (catarse). A ideia era que os fãs financiassem o trabalho do artista, sem intermediários. Uma forma democrática de se realizar o projeto, sem amarras nenhuma com acionistas, gravadoras e distribuidores. Uma forma PUNK, seguindo suas filosofias. Livres pra fazerem o trabalho que quiserem e juntos com o seu público provarem que é possível, dialogando fortemente com a máxima do punk: faça você mesmo!
Até quando esperar?
Faça você mesmo!
Façamos juntos!
Página no catarse: http://catr.se/PIR3WY
Facebook: http://www.facebook.com/pietafilmes
Twitter: http://www.twitter.com/pietafilmes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps