O vocalista que veio para o segundo Monsters of Rock e quase foi preso no Chile
Por João Renato Alves
Postado em 17 de janeiro de 2026
O Therapy? foi uma das atrações da segunda edição do Monsters of Rock Brasil, em 1995. O evento, realizado no Pacaembu, teve Ozzy Osbourne como atração principal. Também marcaram presença Alice Cooper, Megadeth, Faith No More, Paradise Lost, Clawfinger, Rata Blanca e Virna Lisi.

À época, o grupo norte-irlandês experimentava o auge do sucesso com seu heavy metal cheio de referências alternativas. No entanto, por esses lados do mapa, não eram tão conhecidos, o que despertou reações negativamente acaloradas por parte da plateia. Após a parada em São Paulo, o grupo se apresentou no Chile. Foi quando o vocalista e guitarrista Andy Cairns teve uma reação nada convidativa às cusparadas e xingamentos.
O próprio recordou o ocorrido em sua biografia "So Much For The 30 Year Plan", conforme registrado pela Metal Hammer. "Em Santiago, a polícia e o exército estavam no local do show, todos armados. Havia um extremismo no ambiente. A plateia foi a mais feroz que já vi. Parecia que estávamos tocando em 'Mad Max'."
O frontman então decidiu reagir da mesma forma. "Todas as bandas estavam sendo cuspida o tempo todo. Eu tinha bebido um pouco antes de subirmos ao palco e, no meio do show, quando começaram as cuspidas, simplesmente parei uma música, baixei as calças e comecei a balançar meu pênis. Isso irritou bastante a plateia por algum motivo, então, obviamente, continuei fazendo."
O problema era que o evento também estava sendo transmitido ao vivo na televisão local. Sendo assim, veio uma ordem para que a polícia prendesse Andy. A solução foi uma batida em retirada estratégica, quase cinematográfica.
"No dia seguinte, tínhamos o show em Buenos Aires e decidimos mudar nossos voos para chegar mais cedo. Mais tarde, encontramos o Mike Patton lá e ele disse: 'Vocês tiveram muita sorte', porque aparentemente, cerca de duas horas depois, a polícia apareceu no hotel para me prender por atentado ao pudor. Acho que não teria gostado de passar um tempo em uma prisão sul-americana."
Ao menos até onde Cairns sabe, voltar ao Chile está fora de cogitação. "Aparentemente, ainda estamos banidos de tocar lá. A plateia foi ótima, mas cuspiram demais. Foi como se apresenta no nono círculo do inferno."
O Therapy? segue na ativa com Andy, Michael McKeegan (baixo) e Neil Cooper (bateria). Ao vivo, a banda ainda recebe o reforço do guitarrista Stevie Firth. O grupo conta com 14 álbuns de estúdio lançados. O mais recente, "Hard Cold Fire", saiu em 2023.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
"O Raul, realmente é pobre também assim, é tosco"; Guilherme Arantes entende fala de Ed Motta
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Dave Mustaine destaca a versatilidade dos irmãos Drover; "Ambos tocam guitarra e bateria"


Vocalista do Therapy? relembra show no Chile que quase resultou em prisão por atentado ao pudor


