A incrível e necessária música do rock nacional com tema retratado em "Faroeste Caboclo"
Por Bruce William
Postado em 06 de junho de 2023
Júlio Ettore, jornalista e historiador do Rock BR, publicou em seu canal do youtube um vídeo onde conta a história de "Até Quando Esperar", música que abre o mini-EP "O Concreto Já Rachou", lançado pela Plebe Rude em 1986. O sucesso dela e da música "Proteção" rendeu à Plebe Rude, formada em 1981 por André Mueller, Philippe Seabra, Jander Bilaphra e Gutje, o Disco de Ouro, com mais de 250 mil cópias vendidas.
Plebe Rude - Mais Novidades
No vídeo, Júlio conta que a letra da música reflete o contexto social de Brasília, onde bandas como Legião Urbana, Capital Inicial e Paralamas do Sucesso também surgiram. Seus músicos tinham consciência da desigualdade e do poder centralizado na cidade, apesar de terem crescido em um ambiente privilegiado, pois eles vieram de famílias com boas condições financeiras, não exatamente ricas, mas a realidade deles era bem diferente, todos eram filhos de diplomatas, professores da UnB, funcionários do Banco do Brasil e similares.
"Eles viviam no Plano Piloto, que é uma cidade embrulhada para presente", explicou Júlio. "A questão da desigualdade é um pouco diferente lá no DF, o que de uma certa forma a torna até mais cruel: não são bairros carentes que estão no meio de áreas nobres, são cidades inteiras, por muitos anos chamadas de 'Cidade Satélites', hoje chamadas também de Regiões Administrativas".
Júlio então comenta: "Sabe uma outra música que tem como pano de fundo essa desigualdade espacial e social em Brasília? 'Faroeste Caboclo', que fala da beleza do Plano Piloto - 'Meu Deus, mas que cidade linda, as luzes da cidade', mas ao mesmo tempo a pobreza em Ceilândia, Taguatinga". Então embora essa molecada vivesse numa bolha, eles conheciam pessoas da cidade satélites, a galera comentava sobre essa desigualdade social. E tem uma outra coisa que é uma característica do jovem de Brasília daquela época: eles estavam no centro do Poder, onde eram tomadas as decisões que não conseguiam reduzir a desigualdade no Brasil", explica o jornalista.
Em outro ponto do vídeo, Júlio fala sobre a famosa frase que se destaca na música: "André Mueller, então com 20 para 21 anos escreve um verso que é o melhor dessa música: 'Com tanta riqueza por aí, cadê sua fração'. Ele escreveu só esse verso e comentou com Phillipe Seabra(...)O André levou aquele verso para o Philippe que se trancou no quarto e concluiu a letra de "Até Quando Esperar", isso ali por volta de 1983". Júlio conta ainda que a banda era a que estava mais próxima dos ideais punks que haviam sido uma das grandes inspirações daqueles músicos: "E a Plebe em 1982 chegou a ser considerada a grande banda de Brasília. Sem falar que a Plebe era a banda que estava mais perto daquele discurso punk do fim dos anos 70 porque a Legião Urbana e o Capital Inicial caminharam mais para um pop rock, pós punk".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
O guitarrista do próprio país que The Edge acha que todo mundo deveria agradecer
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Andrea Ferro (Lacuna Coil) fala sobre influência de Max Cavalera em seu vocal
Para Geezer Butler, capa de disco do Black Sabbath é "a pior de todos os tempos"
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain


Clemente reaparece após problema de saúde e agradece mobilização pública
A incrível e necessária música do rock nacional com tema retratado em "Faroeste Caboclo"
O significado de "nascemos já com uma bênção" em "Até Quando Esperar" da Plebe Rude


