A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de janeiro de 2026
As religiões fazem parte da história da humanidade desde seus períodos mais remotos, exercendo influência direta sobre culturas, comportamentos e sistemas de valores. Ao longo do tempo, a fé também se consolidou como um elemento recorrente na música, ora servindo como fonte de inspiração, ora como objeto de questionamento e crítica.
In Flames - Mais Novidades
No universo do rock e do heavy metal, essa relação sempre se mostrou complexa. Muitos artistas recorreram à espiritualidade como ferramenta criativa, enquanto outros passaram a utilizar suas composições para expressar ceticismo e inconformismo diante de dogmas religiosos. Nem todos, afinal, encontram na fé uma resposta para suas inquietações pessoais.
Anders Fridén, vocalista do In Flames, reconhece a força que as crenças religiosas exercem sobre a sociedade, mas não se identifica com elas. Em entrevista concedida à Metal Hammer em 2016, o músico foi convidado a comentar sua visão sobre religião. Abaixo, é possível conferir seu depoimento.
"É uma força poderosa e percebo que ajuda algumas pessoas, mas também é devastadora para outras. Entendo que as pessoas queiram recorrer a ela em momentos de necessidade, se precisam de algo reconfortante, mas não se escondam atrás disso e usem a religião de forma errada ou para justificar coisas. Não tenho nenhuma crença religiosa.
Quando meu avô faleceu, vi que minha mãe se tornou mais religiosa e usou isso como um conforto. Isso é bom, mas não me interessa muito. Quem sabe, talvez um dia eu me sinta péssimo e precise de uma oração, mas não acredito nesse conto de fadas."
O In Flames permanece na ativa, mais de três décadas após sua fundação. A banda se apresentará no Bangers Open Air, que será realizado entre os dias 25 e 26 de abril de 2026, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Confira mais detalhes na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
A banda de rock que não saía dos ouvidos do escritor Gabriel García Márquez
Os dois Titãs que realmente faziam a diferença, segundo o empresário Manoel Poladian
A polêmica capa do Bon Jovi mudada por seu vocalista porque "seria um suicídio profissional!"
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
A opinião de Regis Tadeu sobre o show do Manowar em que fãs queimaram camisas
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"

Cinco curiosidades sobre o In Flames, destaque do Bangers Open Air 2026
Entre lendas e novas caras, Bangers Open Air se renova para 2026
A banda que arriscou 60 mil dólares em turnê pelos EUA e voltou para casa com lucro
De Europe a Entombed, 15 das melhores bandas da Suécia, de acordo com a Metal Hammer
Vocalista do Steelheart lança projeto com ex-guitarrista do In Flames
A crítica que o Moonspell recebeu por algo que Lacuna Coil e In Flames também fizeram
In Flames: todas as faixas de abertura, da mais fraca para a mais matadora
Cinco álbuns dos anos 2000 que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez


