"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Por João Renato Alves
Postado em 16 de janeiro de 2026
O Amorphis começou como uma banda com os pés fincados no death metal. Com o passar do tempos, foi incorporando outros elementos, especialmente do gothic e prog metal. Hoje, a mistura não parece estranha, mas causou estranhamento junto ao público em um momento inicial.
Amorphis - Mais Novidades
Durante entrevista à Metal Hammer, o baixista Olli-Pekka Laine ressaltou que as bandas que ouvia na juventude já promoviam a mescla. E citou especificamente uma, que é considerada referência até mesmo fora dos segmentos mais extremos da cena.
"O Morbid Angel foi uma banda enorme para mim. mas de uma forma progressiva – eu não ficava só batendo cabeça ao som deles. Ouvia os riffs e pensava: 'Caramba, essas partes são tão complexas e estranhas!' Principalmente no segundo disco, 'Blessed Are the Sick', de 1991. Esse álbum é incrivelmente progressivo: eles fizeram coisas experimentais muito boas em estúdio, souberam usar a produção. Considero o Morbid Angel mais progressivo do que, por exemplo, o Dream Theater."
Por conta da referência, o prog já fazia parte da receita dos finlandeses desde os primórdios. "Já estávamos usando elementos de prog em 'The Karelian Isthmus'. Mas acho que foi em nosso segundo álbum, 'Tales From the Thousand Lakes', onde realmente criamos melodias fortes que levavam bastante tempo, tipo quatro compassos cada uma. Isso era meio complicado naquela época, considerando que éramos uma banda de death metal – mas foi aí que encontramos nosso som, e temos usado esse método desde então."
Mas Olli reconhece que o grupo não se acomodou na fórmula e logo foi acrescentando diferentes elementos. "Começamos a nos interessar por outros estilos musicais quando nos cansamos do death metal. Nos anos 1990, quando éramos jovens, nossos gostos musicais mudavam a cada poucos meses. Ouvíamos speed metal, depois thrash metal e, em seguida, death metal. Depois disso, tudo mudou completamente e começamos a ouvir Pixies, Tool, rock alternativo e grunge, como Alice In Chains, Soundgarden e Nirvana."
Recentemente, o Amorphis lançou a música "Crowned in Crimson", que faz parte da trilha sonora do filme "Son Of Revenge - The Story Of Kalevala". Ela conta com a participação de Iida, filha do vocalista Tomi Joutsen. O resultado pode ser conferido no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
O músico que só gostava do Pink Floyd na fase Syd Barrett
Por que Eric Clapton aceitou virar músico de apoio de outro artista nos anos oitenta
O álbum do Aerosmith que Joe Perry acha que em vários momentos nem parece Aerosmith
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History

Amorphis lança "Crowned in Crimson", trilha do filme "Son Of Revenge - The Story Of Kalevala"
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Vocalista do Amorphis diz que dedicar quase tudo à banda pode compensar
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar


