Esta matéria foi publicada em 04/02/13. Procura matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Abaixo segue a resposta de Edu Falaschi na íntegra:
O comentário de Endino é generalizado e de certa forma preconceituoso. Temos, sim, no Brasil, bandas que cantam em inglês com sotaque forte, isso é verdade, mas temos outras que não, isso é normal em países que não tem como sua língua nativa o inglês, mas ele deveria saber que outras bandas que se tornaram gigantes mundialmente e que não eram americanas, também tinham um inglês “ruim” aos ouvidos dos Estados Unidenses, por exemplo, o Scorpions, alemão, no início era motivo de piada por causa do sotaque germânico de Klaus Meine, o A-ha, norueguês, cantou em inglês errado “take on me, take me on”, gramaticalmente isso não existe em inglês, nem os Beatles escaparam de piadinhas quando foram a primeira vez aos Estados Unidos, aliás os americanos zoam os Ingleses até hoje por causa do sotaque! Enfim, pra encerrar os exemplos, o próprio Kurt Cobain, americano, cantava um inglês tão “arrastado” que nem os próprios entendiam suas palavras!
Em resumo, não existe regra, nem fórmula para o sucesso, pode ser em inglês certo, com sotaque nova-iorquino, ou em inglês errado ou até mesmo em inglês correto com sotaque africano, na música não existe lei, nem fronteiras, mas sim o talento e a estrela de cada artista!
Ele não deveria julgar e muito menos falar o que Brasileiros e qualquer outro povo deve fazer! Cada um faz o que quer e ninguém é obrigado a gostar de nada! O inglês é uma língua universal e devo lembra-lo que não foi o país dele que criou essa língua! Cantar em inglês não me faz menos brasileiro que o Carlinhos Brown e ser brasileiro não me tira o direito de cantar na língua que eu preferir!
Devo alertá-lo de duas coisas, Mr. Endino, primeiro, o inglês me ajudou a vender milhares de cópias de discos pelo planeta com o Angra, nos tornando referência do estilo, no Japão, França, Alemanha, etc. E segundo, a qualidade do Heavy Metal Brasileiro não é exclusividade do Sepultura que, sim, é maravilhoso e tem todos os méritos do mundo, mas o Krisiun é uma das maiores bandas de Death Metal da história e são brasileiros, muitas outras bandas daqui já estão há anos no roteiro internacional.
Mas, de fato, volto a bater nessa tecla, se tivéssemos muito mais bandas brasileiras sendo valorizadas dentro do próprio país, certamente teríamos mais chances de ser reconhecidas fora do Brasil, e então, não teríamos mais que nos deparar com opiniões rasas e preconceituosos, como a do Sr. Endino.
Infelizmente o que ocorre hoje aqui é o contrário, tem que fazer sucesso fora primeiro, para então o Brasil aplaudir e dizer “Se eles de fora falaram que é bom, então tá certo!”
Enquanto isso, fico na torcida para chegar a hora da NWOBHM (New Wave of Brazilian Heavy Metal).
Todas as matérias sobre Edu Falaschi
Todas as matérias sobre Almah
Todas as matérias sobre Angra
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)
Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.
Alessandra Martins é metaleira assumida. Respira música desde que nasceu. É Assessora de Comunicação e Relações Públicas, Tradutora (inglês, espanhol e italiano) e Fotógrafa da empresa RockPressBrasil. Já trabalhou com bandas como Fear Factory, Shaman, Korzus entre muitas outras.
Mais matérias de Alessandra Martins no Whiplash.Net.
Link que não funciona para email (ignore)
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.