Sound Machines: tocando vinis com laser ao invés de agulhas

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Sound Machines: tocando vinis com laser ao invés de agulhas

Postado por Nacho Belgrande | Fonte: Playa Del Nacho

  | Comentários:

Em um universo paralelo, Thomas Edison nunca inventou o fonógrafo. Nós criamos lasers, computadores, e áudio em MIDI primeiro. Daí, e somente daí, alguém pensou em colocar sulcos em um disco e girá-lo em seu próprio eixo, lendo trincheiras para fazer música.

Essa é a idéia básica por trás das SOUNDMACHINES. Criadas pela The Product para, de tudo no mundo, um evento da [montadora] Volkswagen, são essencialmente um toca-discos laser gigante de três módulos. Mas ao invés de tocar discos – um meio que só pode ser tocado de uma maneira – ela algo com bem menos informação que pode ser lido de bilhões de maneiras.

Os lasers interpretam as cores, texturas e cortes de cada disco como entradas para processamento em MIDI, o que significa que blips de informação se tornam batidas e notas, e texturas físicas se tornam texturas de áudio. Desse modo, o ouvinte recebe uma sinfonia digital da mais simples das formas analógicas, e qualquer forma pode soar diferente com o menor ajuste ao software.

Mas enquanto as Soundmachines são um projeto interessante por si próprio, seria curioso ver até onde essa música desenhada por objetos pode ir. Se um laser pode ler a textura de um pedaço de plástico, não há razão para que ele não pudesse ler a textura de tijolos de um prédio, o concreto de uma calçada ou mesmo a pele no rosto de uma pessoa. Se rugas contam a história de alguém para seus olhos, o que elas diriam a nossos ouvidos?

Imagem

Poderia um molde de nossos rostos entrar num desses discos? Você poderia ir a uma festa na qual todos nós tiramos um molde de nossas caras em gesso e ter que adivinhar qual música foi solicitada por qual convidado? Com certeza.

Claro, essa talvez seja a variedade de idéia que cabe melhor naquele universo paralelo.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande, 33 anos, residente em Marilia - SP, é professor de inglês e francês, apesar de formado em Técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, nos EUA. Suas lembranças musicais mais remotas datam de 1983, com a fervilhante passagem do Kiss pelo Brasil e da alta popularidade do Queen no país. Fã(nático) por Mötley Crüe (de quem tem mais de 100 CDs), segue de perto também o trabalho de Slayer, Krisiun, Guns N´ Roses, Van Halen e Ozzy Osbourne, entre outros.

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas