Monument: Mantendo a "nova onda do" NWOBHM em boas mãos
Resenha - Renegades - Monument
Por João Miranda
Postado em 02 de maio de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É difícil acreditar que este é apenas o álbum de estréia da banda britânica MONUMENT, que desde o seu início tem tentado recapturar o som do velho NWOBHM. E o resultado é muito satisfatório, pois conseguiram reunir o que há de melhor no estilo, mas mantendo a sua própria originalidade, pois percebe-se muito cedo no álbum a maturidade dos músicos e a qualidade das composições. O disco tem data marcada para lançamento mundial no dia 16 de maio pela gravadora MGR Music.

A faixa título abre o álbum e já nos mostra o que podemos esperar ao longo do trabalho: Muita competência, arranjos bem feitos e técnica. Os refrões são tão pegajosos que na segunda audição você já sai cantando junto. A energia e os vocais poderosos de Peter Ellis são simplesmente contagiantes como em "Crusaders" e "Runaway", que tem uma levada no melhor estilo DEEP PURPLE.
As guitarras de Dan Baune e Lewis Stephens, que mais parecem uma orquestra, se completam com solos harmonizados e riffs muito bem elaborados e sem exageros. O competente e melódico baixo de Matt "Mira" Scott, que deixou a banda e acabou sendo substituído por Chris Dale (TANK, BRUCE DICKINSON, TRIBUZY), não passa despercebido pois a bateria e em especial os bumbos duplos de Matt C, são uma atração à parte.

A ótima instrumental "Red Dragon" nos leva de volta aos anos dourados do estilo na década de 80 esbanjando toda a técnica da banda. E a sensação com a faixa seguinte, "Carry On", é de que continuamos na mesma década com suas cavalgadas e melodia envolvente. Talvez a minha favorita se tivesse que escolher apenas uma em todo o disco.
Algumas faixas soam mais familiares do que outras pra quem já conhece a banda. E a mais conhecida é com certeza "Rock the Night" devido ao EP de mesmo nome lançado em 2012. Mas a diferença é que todas as músicas foram regravadas pela formação atual da banda. E percebe-se uma certa evolução nas mesmas.
"Save Me" seria a faixa mais próxima de uma balada com seu refrão cativante que vai grudar na sua cabeça.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Se a influência de IRON MAIDEN não estivesse clara até aqui, a última faixa deixará isso bem claro. "Omega" é uma ótima composição para fechar o álbum e nos deixar na vontade por mais.
Isso sem mencionar a produção impecável de Peter Ellis e Akis K. e a masterização de Scott Atkins (CRADLE OF FILTH / AMON AMARTH / BEEMOTH), que deu os últimos retoques para o álbum que se fosse de uma banda bem estabelecida, já poderia ser considerado um clássico. A capa com o mascote da banda, Jack, feita por Stan W. Decker (BLACKMORE'S NIGHT / STRYPER / TIMO TOLKKI'S AVALON prova toda a determinação da banda em trazer algo muito bem feito em todos os aspectos do trabalho.
"Renegades" pode agradar tanto aos fãs modernos quanto aos mais tradicionais. Fica então a certeza de que a "nova onda do" NWOBHM estará em boas mãos e longe de qualquer perigo de extinção.

Renegades – Monument
(MGR Music - 2014 – Importado)
Track-list:
1. Renegades 4:57
2. Fatal Attack 4:17
3. Crusaders 4:46
4. Runaway 3:51
5. Midnight Queen 5:51
6. Red Dragon 3:11
7. Carry On 4:37
8. Rock The Night 3:20
9. Save Me 5:48
10. Omega 7:05
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Slayer celebrará 40 anos de "Reign in Blood" tocando o álbum na íntegra em dois shows
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
A canção de ninar que virou tema de filme da Disney e deu um Oscar a Phil Collins
Phil Collins passou perto da morte por conta de problemas com o alcoolismo
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
O clássico do metal com solos de guitarra "sem nada a ver com música", segundo Rick Rubin
As dez melhores bandas de heavy metal dos EUA, na opinião de Mateus Ribeiro
O protagonismo do Sepultura em relação a Anitta, segundo João Gordo
O que significa "Acabou Chorare" e quem é a "Preta Pretinha" no clássico dos Novos Baianos

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

