Bono explica por que U2 colocou "Vertigo" em comercial da Apple: "Você tem que lidar com o diabo"
Por André Garcia
Postado em 13 de julho de 2026
Uma coisa que acontecia muito antigamente no rock era uma banda fazer sucesso e seus fãs mais antigos começarem a torcer o nariz, dizendo que ela tinha se vendido, que era boa mesmo antes de virar modinha.
Queen na Inglaterra, Metallica nos Estados Unidos e Raimundos no Brasil são três ótimos exemplos disso.
A situação ficava ainda mais complicada quando esse novo capítulo da história de uma banda vinha acompanhado de um de seus grandes hits tocando em um comercial de TV de uma das maiores multinacionais do planeta.
U2 - Mais Novidades
No caso do U2, isso aconteceu quando o quarteto irlandês cedeu "Vertigo" para um comercial do iPod em outubro de 2004, pouco antes do lançamento de seu novo álbum "How to Dismantle an Atomic Bomb" (2004). A parceria foi feita para divulgar o iPod U2 Special Edition, com a música como trilha sonora da campanha.
Em entrevista de 2005 ao crítico musical Greg Kot, do Chicago Tribune, o vocalista Bono relembrou a polêmica envolvendo a parceria:
"Eu aceito que aquilo [colocar uma música do U2 em um comercial] tenha sido alarmante [para parte do público]. De verdade. A gente aparecer na TV? Não tenho problema nenhum com isso - a gente tinha mais era que estar na TV mesmo. Mas tudo bem [alguém ver problema em] associar a nossa música a um produto… Você tem que fazer um pacto com o diabo. Só vamos analisar: o diabo, nesse caso, era um monte de mentes criativas, mais criativas do que muita gente em bandas de rock. O vocalista deles é o Steve Jobs. Esses caras ajudaram a criar o objeto de arte mais bonito da cultura musical desde a guitarra elétrica: o iPod."
Bono também explicou que, para ele, "se vender" não era simplesmente associar sua música a uma marca:
"Se vender é fazer o que não quer por dinheiro. [A gente não fez o comercial contra nossa vontade só pelo dinheiro,] foi a gente que pediu para aparecer no comercial! [Aquilo aconteceu numa época em que] dava para ver o momento em que o rock estava passando: lutando por relevância contra o hip-hop."
Para quem não pegou a primeira década dos anos 2000 e não sabe o que diabos era um iPod: era um aparelhinho lançado pela Apple (antes do iPhone) que permitia carregar e reproduzir milhares de músicas digitais. Ele marcou a era entre o fenômeno do Napster e a chegada do Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
Gary Holt e Mille Petrozza homenageiam Cronos, falecido nesta quinta-feira
As três grandes injustiças históricas do Rock in Rio 1985, segundo Guilherme Arantes
Quiet Riot anuncia seu novo vocalista, John Torra
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
Lista: 20 vezes que o maior sucesso de uma banda foi um cover
A banda dos anos oitenta que mudou a forma como Bono enxergava os Estados Unidos
O clássico do U2 que Bono admite ter "errado" e mesmo assim resistiu ao tempo
U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
O motivo pelo qual o U2 transformou o rock em uma "piada doentia", segundo Kurt Cobain
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
A música de 1971 que incendiou Bono e mudou sua forma de enxergar o mundo
O álbum de 1987 que Noel Gallagher vai te chamar de nome feio se você não gostar
Oasis x U2: Quem emplacou mais hits no topo das paradas de sucesso?
O épico de Bob Dylan que "alterou a composição musical para sempre", segundo Bono do U2
O maior frontman de todos os tempos, segundo Bono (e por que ele preferia seus rivais)


