O pior álbum dos Beatles de acordo com George Harrison
Por Bruce William
Postado em 13 de julho de 2026
George Harrison nunca teve problema em avaliar o catálogo dos Beatles com alguma frieza. Quando foi questionado em 1977 sobre quais discos da antiga banda ainda ouvia, o guitarrista destacou a fase em que o grupo passou a explorar novas possibilidades no estúdio, mas também apontou um trabalho que considerava particularmente fraco.
Beatles - Mais Novidades
"Eu gostava quando chegamos a 'Rubber Soul' e 'Revolver'. Cada álbum tinha alguma coisa boa e mostrava uma evolução", afirmou Harrison à revista Crawdaddy (via Daily Express). Logo depois veio a ressalva: "Havia discos que, para mim, não eram bons, como 'Yellow Submarine'."
Lançado como trilha sonora do filme de animação, o álbum "Yellow Submarine" chegou às lojas em 1969. O primeiro lado reunia seis músicas dos Beatles, incluindo "All You Need Is Love", "Hey Bulldog", "Only a Northern Song" e a faixa-título. O segundo era ocupado pela música instrumental composta por George Martin para o longa.
A avaliação dura de Harrison provavelmente tinha relação com a própria natureza do projeto. Parte do material já havia sido lançada anteriormente, enquanto outras músicas foram recuperadas de sessões passadas. Não era um álbum construído com a mesma unidade de "Rubber Soul", "Revolver" ou "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".
Mesmo assim, "Yellow Submarine" teve ótimo desempenho comercial. O disco alcançou o segundo lugar nos Estados Unidos e o terceiro no Reino Unido, enquanto a música "Yellow Submarine", lançada anteriormente em compacto ao lado de "Eleanor Rigby", chegou ao topo da parada britânica.
Harrison também admitiria mais tarde que havia compreendido parte do apelo do projeto. Em participação exibida pela VH1 em 1999, brincou que o melhor aspecto do filme era justamente o pouco trabalho exigido dos integrantes dos Beatles: "O que mais gostei no filme foi que realmente não tivemos que fazer quase nada."
Portanto, o pior álbum dos Beatles para George Harrison não era necessariamente um fracasso comercial ou um disco sem boas músicas. Era um trabalho que, aos seus olhos, parecia mais uma coleção montada ao redor de um filme do que o próximo passo artístico de uma banda que havia acabado de transformar a música popular.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
O clássico do Whitesnake que foi gravado durante um bate boca aos berros no estúdio
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Blaze Bayley se apresentará na América Latina em janeiro de 2027
Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"

O pior álbum dos Beatles de acordo com George Harrison
Falecido aos 86 anos, Peppino di Capri iniciou carreira no rock e abriu shows dos Beatles
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
A banda que Keith Richards acha que Paul McCartney sente falta de ter
A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
A única banda dos anos 60 que chegou ao topo antes, durante e depois dos Beatles
O grande segredo da produtividade dos Beatles, segundo o filho de John Lennon
O clássico dos Beatles que Paul tirou da gaveta após 62 anos para casamento da Taylor Swift
O ícone country que levou Paul McCartney a formar o Wings após o fim dos Beatles
Apple Music divulga lista com 100 melhores álbuns da história; Nirvana aparece no top 10
O megahit dos Beatles que John Lennon disse a Alice Cooper que é um "completo absurdo"


