Duração de "Rime of the Ancient Mariner" surpreendeu membros do Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de julho de 2026
Lançado em setembro de 1984, "Powerslave" é o quinto disco de estúdio do Iron Maiden e um dos grandes clássicos da história do heavy metal. Sucessor de "Piece of Mind", o álbum marca a primeira vez que a lendária banda inglesa registrou um álbum com a mesma formação do anterior: Bruce Dickinson (vocal), Adrian Smith e Dave Murray (guitarras), Steve Harris (baixo) e Nicko McBrain (bateria).
Iron Maiden - Mais Novidades
"Powerslave" reúne músicas que se firmaram no repertório do Iron Maiden, com destaque para a faixa-título, "Aces High" e "2 Minutes to Midnight". Outra composição marcante do trabalho é a épica "Rime of the Ancient Mariner".
Faixa que encerra "Powerslave", "Rime of the Ancient Mariner" ultrapassa os 13 minutos e foi, por décadas, a música mais longa da carreira do grupo. A marca durou até setembro de 2015, "Empire of the Clouds", presente em "The Book of Souls", assumiu o posto.
Escrita por Steve Harris, "Rime of the Ancient Mariner" foi tema de matéria publicada no site da Metal Hammer. A reportagem traz um depoimento de Adrian Smith sobre a gravação da música, abaixo reproduzido:
"Quando ele [Steve] sugeriu 'Mariner', eu simplesmente soube que tínhamos que fazer, porque nunca tinha ouvido ninguém fazer nada parecido. Acho que quando gravamos nas Bahamas, ele teve que pendurar a letra do teto da parede até o chão, de tantas letras. E Steve estava tão empolgado que convenceu todo mundo. É tão dramática, como não gostar?"
Segundo Steve Harris, os integrantes da banda não imaginavam que "Rime of the Ancient Mariner" fosse tão longa. Ele também afirmou que a música não parece ter 13 minutos quando é executada ao vivo.
"O engraçado é que ninguém realmente achou que tinha 13 minutos. Estávamos todos tão empenhados em fazer dar certo, e gostamos tanto, que achávamos que tinha apenas oito ou nove minutos, no máximo. Quando nosso produtor, Martin Birch, cronometrou em 13 minutos, ficamos tipo, 'Caramba, 13 minutos?!'. E quando tocamos ao vivo, nunca parece que tem 13 minutos."
"Rime of the Ancient Mariner" é uma das músicas que integram o setlist da "Run for Your Lives", turnê que celebra os 50 anos do Iron Maiden. O giro de shows passará pelo Brasil em outubro. Clique aqui para mais detalhes sobre as apresentações.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Slash anuncia álbum solo "Flying Blind" e confirma quatro shows no Brasil
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Morre Lito Sousa, do Aviões e Músicas; veja sua relação com o rock
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
A música do Megadeth que fala sobre o vício em jogos e apostas
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Scott Ian (Anthrax) lembra como reagiu quando o Metallica demitiu Dave Mustaine
O vocalista que Steven Tyler odiava ser acusado de copiar, mas acabou concordando que era o melhor
Cinco curiosidades sobre "Powerslave", álbum clássico do Iron Maiden
Nicko McBrain gosta muito dos álbuns mais recentes do Iron Maiden
A provocação ao Arsenal que Derek Riggs incluiu na capa de "Somewhere in Time"
Nicko McBrain relembra o dia em que ficou alucinado e confundiu ônibus com elefante
A banda que abriu caminho nos EUA antes de Def Leppard e Iron Maiden
Nicko McBrain revela que pastor o incentivou a seguir no Iron Maiden após conversão
Baterista do Raven é chamado às pressas para substituir Charlie Benante em show do Anthrax
Jeff Scott Soto não ligava muito para o Iron Maiden até ouvir "The Number of the Beast"
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
O argumento de Steve Harris que convenceu Janick Gers a ficar após Adrian Smith voltar
O país que não existe mais e reprovou entrada de Bruce Dickinson no Iron Maiden


