Resenha - Heliocentric - Ocean

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Heliocentric - Ocean


  | Comentários:

Dificilmente você irá achar uma banda como o The Ocean. Unindo diversos elementos do som pesado e de música clássica, além de outras sonoridades, a banda alemã ousa e desafia os limites musicais sem soar chato ou oportunista. Desde a primeira vez que ouvi o grupo, com o álbum “Aeolian”, de 2005, acompanhei de perto sua evolução, ainda que as mudanças de formação tenham sido uma constante em sua carreira, iniciada há cerca de dez anos.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Excêntrico ao seu próprio modo, o The Ocean é comandado pelo guitarrista Robin Staps, que criou toda uma concepção em torno de letras que criticam o cristianismo, presentes em “Heliocentric”, e também sobre o criacionismo, tema apresentado em “Anthropocentric”. As dez faixas transitam sem medo por vias muitas vezes ignoradas pela grande parte das bandas, apostando em algo que envolverá o ouvinte de forma inigualável. É óbvio que os fãs de Metal mais ortodoxos irão abominar “Heliocentric”, mas, aqueles que derem uma chance ao disco, verão a quantidade de elementos e detalhes que aos poucos são revelados, até mesmo em faixas bem voltadas ao Pop.

"Heliocentric” se concentra principalmente em elementos mais calmos, digamos, destacando “The Origin of Species” e “The Origin of God”, representando musicalmente e liricamente tudo o que envolve esta fantástica banda. Seria impossivel citar aqui os nomes de todos os envolvidos em sua gravação, já que há trompetistas, saxofonistas, além de vocalistas convidados. Indicado, é claro, aos ouvintes de mente aberta, dispostos a conhecer novas bandas, novas sonoridades e quem sabe descobrir um novo gosto musical?

Metal Blade Recs. - Importado

Tracklist:
1. Shamayim
2. Firmament
3. The First Commandment of the Luminaries
4. Ptolemy Was Wrong
5. Metaphysics of the Hangman
6. Catharsis of a Heretic
7. Swallowed by the Earth
8. Epiphany
9. The Origin of Species
10. The Origin of God

Formação:
Luc Hess – Bateria
Louis Jucker – Baixo
Loïc Rossetti – Vocal
Jonathan Nido – Guitarra
Robin Staps – Guitarra

Músicos convidados:
Esther Monnat – Cello
Céline Portat – Viola
Estelle Beiner – Violino
Lionel Gafner – Contrabaixo
Vincent Membrez – Piano
Jérôme Correa – Saxofone
Robert Gutowski – Trombone
Hans Albert Staps – Trompete
James Yates – Vibraphone
René Noçon – Vocais em "Ptolemy Was Wrong"
Meta – Vocais on "Swallowed by the Earth"

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Ocean"

Lista: 10 lançamentos de 2011 que passaram despercebidos
Dicas de bandas: será esse o futuro do Metal?
Ocean: Apenas ouça com calma, sem esperar por nada
Ocean: Ousando e desafiando os limites musicais
The Ocean: caixa traz álbuns conceituais lançados este ano
Resenha - Aeolian - Ocean
Resenha - Aeolian - Ocean

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Maicon Leite

Nascido no ano que o mundo viu surgir "Battle Hymns", do Manowar, Maicon Leite foi apresentado ao Heavy Metal com sete anos de idade, através de seus primos e posteriormente pela revista BIZZ. Hoje escreve para diversos meios de comunicação no Brasil, além de contribuir fortemente para o underground com seus festivais (Atomic Night, Ladies in Metal e Thrashback) e divulgação através de sua assessoria de imprensa (Wargods Press). Iniciou sua trajetória com o fanzine Monsters of Rock, ainda na época em que se trocavam fitas K7 pelo correio e dezenas de cartas diariamente. Em 2001 começou a colaborar com a revista Roadie Crew, e desde então vem somando em seu currículo várias entrevistas, resenhas e matérias em geral. Também foi editor do site Metal Attack, colaborou com o site HeavyRS, e atualmente escreve para as revistas Hell Divine e Lucifer Rising, além do site www.baronshell.com. Também faz um programa semanal de rádio chamado Atomic Night, na rádio web Shock Box. Outro projeto em andamento é um livro que contará a história do som pesado do Rio Grande do Sul, em parceria com um amigo. Curte da música clássica ao Black Metal, e tem como bandas preferidas Sepultura, Hirax, Sacred Steel e atualmente e para todo o sempre, Ghost.

Mais matérias de Maicon Leite no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas