Resenha - Slovo - Arkona

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Slovo - Arkona


  | Comentários:

Sempre me fascinaram as bandas que procuram mesclar algo extremo com melodias mais limpas, ainda mais juntando estes elementos a instrumentos folclóricos típicos e temas relacionados à história russa, eslavismo e crenças pagãs. Esta é a banda russa ARKONA.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Nascida em 2002 e liderada pela performática Masha, a banda vem evoluindo e tornando sua música cada vez mais complexa. Adotando o russo como idioma corrente nas letras, a banda lançou este ano "Slovo", sexto álbum e primeiro a contar com coro e orquestração profissional na história da banda.

A introdução medieval "Az (segundo a banda, traduzida como 'o começo de todos os começos')" mostra o espírito do álbum, e nos prepara para uma grande jornada de alternância entre melodias ao decorrer do álbum. Em seguida, "Arkhaim ('cidade dos antigos Arianos')" mostra um pouco da veia extrema da banda, logo dando lugar a belos vocais de Masha.

"Bol'no Mne" vai da calmaria a brutalidade, com algumas partes mais cadenciadas, emendando com a animada "Leshiy". "Zakliatie" mostra Masha declamando uma verdadeira oração pagã de proporções épicas. "Predok" é uma declamação que serve de introdução para a brutal "Nikogda", valorizando o que há de melhor em suas tradições.

A viagem medieval continua através da bela "Tam Za Tumanami" e do coral de vozes "Potomok", que prepara terreno para a ótima "Slovo". Nesta última, aliás, é evidenciado o extremismo vocal com belas passagens folclóricas e diversidade de instrumentos usados. Masha pode encantá-lo com um vocal mais limpo ou um sussurro sedutor, ou perfurar seus tímpanos com um grito infernal e medonho. Sua capacidade de mudar estilos habilmente, muitas vezes durante cada música, é uma característica não comum entre vocalistas e é uma prova de seu nível de talento.

"Odna" comprova um pouco isso, seguida da mais acústica "Vo Moiom Sadochke". "Stenka Na Stenku" segue para ser talvez a mais animada e dançante do álbum. Uma curiosidade: esta faixa trata de um entretenimento antigo eslavo para os homens, que era basicamente uma briga. Duas fileiras de homens em pé diante do outro, como duas paredes, começam a lutar no meio do chão. Acreditava-se que era bom para o fortalecimento do espírito de luta. Finalmente, a não menos complexa "Zimushka" fecha o trabalho de Ahripova e companhia.

"Slovo" é algo grandioso, composto por orquestração exuberante, arranjos, coros e despertando melodias tradicionais. O uso pesado de instrumentos tradicionais é inspirador, colocando o ARKONA um passo à frente. É louvável o esforço que Ahripova e seus companheiros de banda tiveram ao trazer à vida a história e a mitologia de suas terras eslavas. Sem dúvida, um álbum que segue a linha dos anteriores com maior complexidade.

Faixas de "Slovo":

01. Az’
02. Arkaim
03. Bol’no mne
04. Leshiy
05. Zakliatie
06. Predok
07. Nikogda
08. Tam za tumanami
09. Potomok
10. Slovo
11. Odna
12. Vo moiom sadochke
13. Stenka na Stenku
14. Zimushka

Arkona é:

Masha "Scream" Arhipova – vocal, teclado, percussão e berimbau de boca
Sergey "Lazar" – guitarra elétrica, guitarra acústica, balalaica e berimbau de boca
Ruslan "Kniaz" – baixo
Vladimir "Artist" Sokolov– bateria
Vladimir "Volk" - instrumentos étnicos

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Slovo - Arkona

Arkona: se sobressaindo com folgas no Folk Metal


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Arkona"

Arkona: resenha do álbum "Yav" pelo Two Guys Metal Reviews
Arkona: galeria de fotos da apresentação no Clash Club de SP
Arkona: capa e tracklist do novo álbum "Yav"
Arkona: Confira arte e detalhes do novo álbum
Arkona: novo álbum está finalizado
Arkona: baterista deixa a banda de folk metal russa
Arkona: mini-documentário de show em Porto Alegre
Arkona: noite memorável para os fãs de Folk Metal
Arkona: Folk matador hipnotiza público paulistano
Arkona: retorno animal ao Brasil da força do folk metal russo
Arkona: Os russos cada vez mais épicos!
Arkona: show em Porto Alegre ocorrerá na segunda-feira
Arkona: adiado o show que a banda faria em Porto Alegre
Arkona: promoção para conhecer os integrantes do grupo
Arkona: Masha "Scream" convida fãs para o show do Rio

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre José Antonio Alves

Nascido em 02/07/1989, sou estudante de Informática e me aventuro nos caminhos do rock desde os treze anos. Comecei ouvindo os clássicos, Iron Maiden, Black Sabbath, Motorhead. Hoje ouço um leque variado de bandas dentro do Metal, sem radicalizações de estilo. Posso ser encontrado no twitter no @jose665.

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas