Arkona: se sobressaindo com folgas no Folk Metal
Resenha - Slovo - Arkona
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 26 de outubro de 2011
Nota: 8
Beirando a primeira década de existência, o Arkona conseguiu desenvolver seu Folk Metal de forma a gerar rápido interesse para fora dos limites da Rússia, o que possibilitou que seus discos fossem lançados oficialmente em inúmeras outras nações – e alguns também aportaram aqui no Brasil. Agora, dando sequência, está chegando "Slovo" (em português: "Palavra"), o sexto álbum de uma discografia bastante linear em sua progressão.
E com "Slovo" os russos continuam mostrando que podem fazer um monte de coisas diferentes com sua música. Para sua concepção, além de os músicos estarem afiadíssimos e abraçarem desde o tradicionalismo até o extremismo do Heavy Metal, o Arkona novamente faz uso de um coro, orquestra sinfônica, uma infinidade de instrumentos folclóricos – e dá-lhe polka! – e inúmeros vocalistas convidados para engrandecer esta obra.
Transmitindo sentimentos que se alternam entre orgulho desafiador, amargura e lamúria, é louvável tanta atenção aos detalhes espalhados pelas camadas sonoras. Entre arranjos mais complexos como os de "Nikogda" e "Zaklyatye"; a simplicidade tocante da própria faixa-título ou a inserção de interlúdios acústicos, o Arkona está construindo uma espécie de marca registrada ao montar um repertório sem a preocupação de unificar suas influências, o que gera uma imprevisibilidade que consegue despertar o ouvinte.
É claro que parte do público pode considerar esta abordagem como uma desvantagem, mas isso se chama autenticidade e o Arkona já deixou claro não deve nada a ninguém, tanto que continua cantando em russo. E, neste sentido, a bonita vocalista Masha se mantém entre as mais interessantes vozes femininas do Heavy Metal da nova geração, trabalhando com linhas melódicas e guturais invejáveis em um desempenho impressionante, emocional mesmo.
Chega a ser louvável a forma como o Arkona progrediu em termos de composições, inserindo tantos novos elementos desde o debut "Возрождение" (04). Globalmente, toda a diversidade pode parecer um pouco confusa, mas "Slovo" consegue se sobressair com folgas entre os vários lançamentos do chamado Folk Metal, nicho onde algumas bandas parecem dar mais atenção às extravagâncias de suas espadas, escudos, peles e pinturas de guerra do que à música propriamente dita...
Contato:
http://www.arkona-russia.com
http://www.myspace.com/arkonarussia
Formação:
Masha ‘Scream’ Arhipova - voz
Sergej ‘Lazar’ - guitarra
Ruslan ‘Kniaz’ - baixo
Vlad ‘Artist’ Sokolov - bateria e teclados
Vladimir ‘Volk’ - instrumentos de sopro
Pavel Lukoyanov - gusli
Arkona – Slovo
(2011 / Napalm Records – importado)
01. Az (The Beginning Of All Beginnings)
02. Arkaim (Arkaim)
03. Bol’no Mne (It Is Painful To Me)
04. Leshiy (Leshiy)
05. Zaklyatye (Incantation)
06. Predok (Ancestor)
07. Nikogda (Never)
08. Tam Za Tumanami (Beyond The Fog)
09. Potomok (Descendant)
10. Slovo (The Word)
11. Odna (Alone)
12. Vo Moyom Sadochke… (In My Garden…)
13. Stenka Na Stenku (Wall To Wall)
14. Zimushka (Winter)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps