Resenha - Ikons - Kiss

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Ikons - Kiss


  | Comentários:

Ao procurar a nova coletânea "Ikons", do KISS, na principal loja de hard rock de São Paulo, localizada na sobrevivente Galeria do Rock, ouvi do dono a seguinte opinião/informação: "Isto é um p... caça-níqueis do KISS!! Só tem músicas que estão em outros discos... Mas eu já vendi o exemplar que eu tinha." Para mim, a posição deste simpático lojista – sem dúvidas um conhecedor da banda e suas nuances – sintetiza em boa medida o que é este mais recente lançamento de Gene Simmons e Paul Stanley: nada original, mas deliciosamente único. Ordinário, mas precioso. Mercenário, mas imperdível.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
"Ikons", para quem não sabe, é um box de quatro CDs lançado no final de 2008. Recuperando o espírito dos álbuns solos de 1978 – concebidos quando o clima entre os mascarados andava bem pesado e todos pensavam em buscar aventuras individuais -, esta nova coletânea resgata antigos clássicos interpretados por Gene, Paul, Ace e Peter. Assim como feito há 30 anos, cada integrante tem o seu próprio disco.

No primeiro deles, dedicado ao Demon, destacam-se músicas como "God of Thunder", "Calling Dr. Love", "Christine Sixteen", "Deuce", "Cold Gin", "Plaster Caster" e "Rock n' Roll All Nite". Do álbum "Gene Simmons", daquela série de solos de 78, a única música selecionada foi "Radioactive".

O disco 2 traz as pérolas do Star Child. Ali estão clássicos como "Detroit Rock City", "Love Gun", "Hotter Than Hell", "100,000 Years", "Do You Love Me?", "I Stole Your Love" e "I Was Made for Lovin' You". De "Paul Stanley", a faixa escolhida para esta coletânea foi "Wouldn't You Like To Know Me".

É natural que os CDs 1 e 2 tragam os maiores e mais importantes sucessos do grupo. Mas ao se focarem nos anos mascarados da banda, e mais especificamente nos trabalhos com a formação original, os discos de Gene e Paul ignoram excelentes músicas de outras fases - como "War Machine", "I Love It Loud", "Lick It Up", "Heaven's On Fire", "Forever" e "God Gave Rock n' Roll to You" (para mencionar apenas algumas). É uma pena, mas fica impossível agradar a gregos e troianos quando pensamos num repertório tão vasto (e bom) quanto o do KISS.

O terceiro CD do box é dedicado ao Space Ace. Além das elementares "Shock Me" (um verdadeiro clássico do KISS) e "2,000 Man" (uma jóia composta por Mick Jagger e Keith Richards, dos ROLLING STONES), o disco destaca muitos trabalhos lançados em "Ace Frehley" – em minha opinião, o melhor da série dos solos -, como "Snow Blind", "New York Groove" e "Rip It Out". Também é curioso notar como o disco de Ace resgata faixas de álbuns menos prestigiados da formação original, casos de "Unmasked" (representado por "Talk To Me" e "Two Sides of the Coin") e "(Music From) The Elder" ("Dark Light"). Destaque ainda para a escolha de "Into the Void", grande faixa do último trabalho de inéditas do KISS - "Psycho Circus" (1998).

O quarto álbum, de propriedade do Cat Man, ilustra bem o perfil "groovy" do carismático baterista e cantor. O setlist traz alguns clássicos ("Hard Luck Woman", "Black Diamond" e "Beth"), exibe faixas do fraquinho disco solo "Peter Criss" (como "I Can't Stop the Rain" e "Easy Thing") e traz à luz algumas preciosidades escondidas em grandes álbuns do grupo, como "Hooligan" (de "Love Gun") e "Strange Ways" (de "Hotter Than Hell"). Assim como na seleção de Ace, houve espaço para um registro de "Psycho Circus": a baladona "I Finally Found My Way".

É fato que Space Ace e Cat Man são coadjuvantes no teatro do KISS. Mas é impossível olhar para os dois discos "secundários" da coletânea e não se impressionar com a importância desses grandes coadjuvantes. Afinal, contribuições como "Shock Me" e "Beth" ajudaram diretamente a transformar a banda num dos mais sólidos, longevos e polêmicos sucessos da história do rock.

Mercenária ou não, a coletânea tem um saldo final positivo. Embora não acrescente nada de novo à história do KISS, "Ikons" trabalha muito bem o caráter icônico que "a banda mais quente do mundo" construiu em seus mais de 35 anos de estrada. Como bem destacado na crônica que ilustra o encarte do box, "só existem duas bandas em que todos os quatro membros são imediatamente reconhecíveis: BEATLES e KISS". Alguém questiona isso?

O tempo passou e muita coisa mudou desde que os quatro esquisitões maquiados começaram a tocar rock n' roll no último volume em pequenos clubes de Nova York. Gene (principalmente) e Paul transformaram o KISS na "Disneylândia do rock", mas continuam a mobilizar legiões de fãs apaixonados pelo mundo afora. Ace e Peter há tempos receberam novos cartões vermelhos, mas o Space Man (hoje representado pelo guitarrista Tommy Thayer) e o Cat Man (incorporado por um velho conhecido, o excelente Eric Singer) continuam muito vivos. E isso só é possível graças à alma própria que cada um dos personagens do KISS ganhou ao longo dos anos. Ícones, de fato.

"Ikons" - KISS

Disco 1 (vermelho): The Demon

1 - God of Thunder (do álbum Destroyer)
2 - Almost Human (Love Gun)
3 - Calling Dr. Love (Rock and Roll Over)
4 - Ladies Room (Rock and Roll Over)
5 - Christine Sixteen (Love Gun)
6 – Deuce (Kiss)
7 - Rock and Roll All Nite (Dressed to Kill)
8 - Cold Gin (Kiss)
9 – Parasite (Hotter Than Hell)
10 - Larger Than Life (Alive II)
11 - Love 'em and Leave 'em (Rock and Roll Over)
12 - Plaster Caster (Love Gun)
13 – Radioactive (Gene Simmons)
14 – Charisma (Dynasty)

Disco 2 (roxo): The Star Child

1 - Detroit Rock City (do álbum Destroyer)
2 - Love Gun (Love Gun)
3 - Take Me (Rock and Roll Over)
4 – Strutter (Kiss)
5 - C'mon and Love Me (Dressed To Kill)
6 - Hotter Than Hell (Hotter Than Hell)
7 - 100,000 Years (Kiss)
8 - Rock Bottom (Dressed To Kill)
9 – Do You Love Me? (Destroyer)
10 – All American Man (Alive II)
11 - Mr. Speed (Rock and Roll Over)
12 - I Stole Your Love (Love Gun)
13 - Wouldn't You Like to Know Me (Paul Stanley)
14 - I Was Made for Lovin' You (Dynasty)

Disco 3 (azul): Space Ace

1 - New York Groove (do álbum Ace Frehley)
2 - Shock Me (Love Gun)
3 - 2,000 Man (Dynasty)
4 - Rocket Ride (Alive II)
5 - Snow Blind (Ace Frehley)
6 - Speedin' Back to My Baby (Ace Frehley)
7 - Talk to Me (Unmasked)
8 - What's on Your Mind (Ace Frehley)
9 - Rip It Out (Ace Frehley)
10 - Save Your Love (Dynasty)
11 - Hard Times (Dynasty)
12 - Two Sides of the Coin (Unmasked)
13 - Dark Light ([Music from] "The Elder")
14 - Into the Void (Psycho Circus)

Disco 4 (verde): The Cat Man

1 - Hard Luck Woman (do álbum Rock and Roll Over)
2 - Baby Driver (Rock and Roll Over)
3 – Hooligan (Love Gun)
4 – Beth (Destroyer)
5 - I Can't Stop the Rain (Peter Criss)
6 - Black Diamond (Kiss)
7 – Mainline (Hotter Than Hell)
8 - Don't You Let Me Down (Peter Criss)
9 - Dirty Livin' (Dynasty)
10 – Getaway (Dressed To Kill)
11 - Strange Ways (Hotter Than Hell)
12 - That's the Kinda Sugar Papa Likes (Peter Criss)
13 - Easy Thing (Peter Criss)
14 - I Finally Found My Way (Psycho Circus)

Gravadora: Mercury (importado)

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Kiss"

Kiss: Frehley não gostou do discurso de Stanley no Rock Hall
Paul Stanley: "Se chegar a isso, eu sou o Kiss"
Kiss: cerimônia do Rock Hall confirmou as suspeitas de Stanley
Kiss: por onde anda o ex-guitarrista Vinnie Vincent?
Kiss: vídeos da nomeação ao Rock and roll Hall Of Fame
Kiss: fotos da participação no Rock & Roll Hall Of Fame
Parcerias Brilhantes: duplas que marcaram história
Kiss: "Nós estamos conectados para vida inteira"
Kiss: tocar com formação original seria roleta russa
Kiss: Paul e Ace continuam discutindo alegações antissemitas
Rock Hall: CEO comenta a controvérsia do Kiss e Nirvana
Kiss: Stanley declara não ser gay, Ace admite ter tentado ser bi
Kiss: Frehley e Criss respondem à acusação de antisemitismo
Kiss: revelado enfim o preço do boxed set "Kissteria"
Ace Frehley: guitarrista tocará na cerimônia do Hall Of Fame

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Fernão Silveira

Paulistano, são-paulino, nascido nos "loucos anos 70" (1979 ainda é década de 70, certo?) e jornalista. Sua profissão já o levou a cobrir momentos antológicos da história da humanidade, como o título paulista do São Caetano, a conquista da Copa do Brasil pelo Santo André, a visita de Paris Hilton a São Paulo e shows de bandas como Judas Priest, Whitesnake, W.A.S.P., Megadeth, Slayer, Scorpions, Slipknot, Sepultura e por aí vai. Ainda tem muito gás para o nobre ofício jornalístico, mas acha que não vai muito mais longe depois de ter entrevistado Blackie Lawless, Glenn Tipton, Rogério Ceni e, claro, Paris Hilton.

Mais matérias de Fernão Silveira no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas