Resenha - Talisman - Talisman

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Talisman - Talisman

Por Artur figueiredo

  | Comentários:

Pra aqueles que subestimaram e desdenharam sobre o futuro do vocalista JEFF SCOTT SOTO após sua lendária participação em projetos com o guitarrista sueco YNGWIE MALMSTEEN, se enganaram. Com Malmsteen foram dois álbuns, "Rising Force" e "Marching Out", gravados nos ano de 1984 e 1985. Por si só já o credenciariam como uns dos maiores frontman daquela geração, devido o sucesso dos álbuns nas paradas.Posteriormente fez participação com outro guitarrista renomado, Axel Rudi Pell, mais voltado ao hard rock, até se juntar a Marcel Jacob (ex-Malmsteen) e formar o TALISMAN.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
O primeiro álbum do TALISMAN, intitulado com nome da banda, "Talisman", além de apresentar um play list bem Hard rock, está cheio de refrões grudentos, grande marca do gênero. Destacam-se também pitadas de AOR e power balads, que complementaram muito bem o álbum. A banda conta com Jeff Scott Soto nos vocais, na guitarra Cristopher Stahl e Marcel Jacob no baixo e bateria no processo de gravação.

Lançado em 1990 e produzido por Mats Linfors, é considerado um dos melhores álbuns de hard rock para a época. Até mesmo porque, o grunge já batia a porta, começando a assombrar a alegria, excentricidade e a técnica que o gênero empregava com tanta maestria. Neste play, a cada música tocada, um petardo: "Break Your Chains", "I Be Waitiing", "Standin on Fire" e "Lightining Strikes", músicas que fazem qualquer ouvinte sair cantarolando por aí, sem qualquer vergonha.
Como havia dito anteriormente, a presença do AOR se confirma em canções como "Break Your Chains", "Day By Day" e "Just Between Us", com guitarras que se intercalavam a teclados e sintetizadores.

O álbum prima pela excelência técnica com bons riffs, ótimos solos, refrões diretos e precisos. A competência dos músicos se vale, pela execução e capacidade de composição. A maioria das canções foram escritas por Soto e Jacob.

Não se pode esquecer das baladas que deram uma atmosfera heterogênea ao álbum, através de bons arranjos e refrões muito bem executados. Pra finalizar com chave de ouro, a instrumental "Great Sandwich", música simplesmente perfeita, não diria tão simples assim! Com algumas variantes de baixo e guitarra, magistral!

Enfim esse álbum mereceu atenção não pela mídia especializada, mas sim por toda mídia que enfatiza a qualidade e não a quantidade. Outro ponto a destacar é a época, poucas bandas da cena hard deste período conseguiram produzir algo de relevância ao mercado e ao público.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Talisman"

Jeff Scott Soto e Eric Martin: final de semana em Vinhedo e SP
Jeff Scott Soto: entrevista nesta quarta na Kiss FM
Jeff Scott Soto e Eric Martin: neste final de semana no RJ e POA
Eric Martin & Jeff Scott Soto: informações sobre ingressos
Jeff Scott Soto e Eric Martin: em março de 2014 no Brasil
Jeff Scott Soto: show no Rio de Janeiro e promoção
JSS e Eric Martin: matéria no Metal Revolution
Jeff Scott Soto: lançamento de novo DVD e CD
Tempestt: vocalista fala sobre morte de Marcel Jacob
Talisman: homenagem a Marcel Jacob em resenha no Ultra Portal
Talisman: morre aos 45 anos o baixista Marcel Jacobs
Jeff Scott Soto: "Michael Jackson era um de meus mentores"
Jeff Scott Soto e Tempestt: resenha e fotos no POA Show
Jeff Scott Soto: show nesta sexta-feira no Blackmore Bar
Jeff Scott Soto: show em Curitiba no próximo domingo

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Artur figueiredo

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas