RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A emocionante canção do Creedence que John Fogerty queria ter gravado de forma diferente

Steve Harris revela como sua matéria favorita na escola influenciou as letras do Iron Maiden

Problema de saúde de Mikkey Dee força Scorpions a adiar residência em Las Vegas

Show de Ozzy Osbourne no primeiro Rock In Rio é lembrado nas redes do Madman

Roger Waters explica porque os shows do Pink Floyd no "The Wall" não foram os melhores

A profunda resposta de Paul McCartney sobre por que suas letras falam sobre mulheres

O dia que Titãs evitou apanhar em Caravana do Chacrinha após dar uma de Silvio Santos

Cristina Scabbia revela o que faz depois de acordar - e é algo que você também faz

A popular música brasileira que serviu de base para uma música famosa do The Doors

O álbum dos Rolling Stones que desapontou Mick Jagger e não vendeu 5 milhões de cópias

Para Flea, do RHCP, somente um músico dos anos 60 ainda continua culturalmente relevante

Ian Hill conta o que sentiu na primeira vez que ouviu Rob Halford cantando

Iggor Cavalera ficou surpreso com público do primeiro show que Sepultura fez fora do Brasil

Os astros da música que deixaram o jovem Kirk Hammett nervoso

O detalhe em capa de disco do Kiss que chamou a atenção do jovem (e peralta) Dave Mustaine


Bangers Open Air
Mandraz

Eric Clapton: faltaram alguns grandes sucessos na passagem pelo Brasil

Resenha - Eric Clapton (Allianz Parque, São Paulo, 29/09/2024)

Por Diego Camara
Postado em 03 de outubro de 2024

A cada década, Eric Clapton resolve aparecer no Brasil para trazer sua sempre excelente tour para cá. O que se pode esperar de um show deste gabarito? Somente um dos mais excelentes espetáculos do mundo, que preza pela qualidade em cada detalhe musical. Clapton e sua banda não são visualmente apelativos ou chamativos, não tem aqui estrelismo, show de luzes ou bate-papo, só o melhor da guitarra.

Eric Clapton - Mais Novidades

Foto: George Chin
Foto: George Chin
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E se era guitarra que queriam, ficou claro deste a apresentação de abertura do guitarrista Gary Clark Jr., com sua virtuosidade e música que aliam blues, soul e rock de uma maneira brilhante. A banda começou o seu show na hora marcada, para um público bastante pequeno que ainda chegava ao Allianz Parque. Pouca gente viu o início do show dele, uma performance dinâmica carregada por uma banda de apoio afiada e cheia de melodia.

O show foi melhorando ainda mais para o final. A performance mágica do guitarrista na música "What About the Children", cover de Stevie Wonder que fez o público inteiro aplaudir com vontade a apresentação, Gary encantava com solos marcantes e bastante firmes o tempo inteiro. Com "Habits", fechando o show, ele mostra como pode fazer um som moderno e potente, sem deixar de lado a visão clássica da música negra que veio antes dele: um misto do encontro entre o passado e o presente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Setlist
Maktub
Don't Owe You a Thang
When My Train Pulls In
This Is Who We Are
What About the Children (cover de Stevie Wonder)
Bright Lights
Habits

Eric Clapton foi subir com cinco minutos de atraso, para um estádio totalmente lotado que aguardava, pacientemente, a apresentação. Um grande número de pessoas mais velhas, mas muitos jovens também dividiam a pista premium que, gigantesca, ultrapassava a metade do gramado do Allianz Parque. Ao abrir o show, lançou "Sunshine of Your Love", um dos seus clássicos do Cream, um dos seus primeiros grandes sucessos que o catapultaram a uma estrela do rock clássico.

O som estava realmente perfeito em todos os detalhes, mas a altura deixava a desejar, mesmo na parte frontal do palco. Faltou potência no show, que foi contornada por um público que avidamente puxou o refrão da música, cantando junto com Clapton e o baixista Nathan East, que dividia os vocais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como em todo o show do guitarrista britânico, os seus grandes sucessos são misturados a tributos de grandes artistas, alguns já esquecidos do grande público – especialmente daqueles que não são grandes fãs do blues americano. O cover de "Key to the Highway", do blueseiro Charles Segar, é figurinha carimbada dos shows de Clapton e conta com a performance mágica do tecladista Christ Stainton. Clapton, agasalhado dos pés a cabeça e com um boné, mostra realmente que continua ótimo nas guitarras, com uma musicalidade que custa a envelhecer apesar dele estar se aproximando dos 80 anos.

Fechando o primeiro set, a banda lançou outro clássico do rock, "Badge", com uma performance impecável nas guitarras. Os olhares do público, que com muita atenção veem cada um dos detalhes, tanto no telão quanto no palco, pareciam extasiados e anestesiados pelo som da banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao final da música, a equipe técnica rapidamente mudou o palco para a apresentação acústica que ocupa a metade central do setlist da banda. Começou com outro sucesso do blues, a música "Kind Hearted Woman", de Robert Johnson – um tributo ao música que é, desde sempre, sua maior influência – o bastante para ter eternizado em gravações e shows ao vivo quase todos os grandes sucessos. O som do blues ecoou no estádio, acompanhado pelas palmas do público que deram o ritmo.

O set acústico foi ganhando corpo com "Running on Faith", onde o som dos vocais de Clapton ecoaram por todo o estádio, além da animação da plateia nas arquibancadas, que não perdiam uma chance de puxar os vocais em todas as músicas, com performances lindíssimas.
O final do set acústico contou com a sequência de três músicas próprias de Clapton e a participação do guitarrista Daniel Santiago, que colaborou recentemente com o britânico e lançou um disco em sua homenagem. A performance mágica do set fecha com "Tears in Heaven", uma das músicas mais emocionantes e mágicas da carreira, produzida no momento de sua maior dor. O público puxou junto com o guitarrista a música inteira, de ponta a outra, com o Allianz Parque iluminado em homenagem ao filho de Eric.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na terceira parte do show, as guitarras voltaram para uma apresentação eletrizante. Primeiro veio uma música do Derek and the Dominos, "Got to Get Better in a Little While", uma música meio lado B do artista. A performance é, porém, potente e apaixonada, com direito a uma excelente performance do baterista Sonny Emory.

O show foi chegando ao final, e não poderia faltar o cover de "Cross Road Blues", de Robert Johnson. O som é cheio de virtuosidade e mais uma vez encantou o público com uma sequência instrumental potente e intrincada, onde toda a banda mostra sua capacidade. Logo em seguida, mais outra canção de Robert Johnson, "Little Queen of Spades": puxada mais uma vez pelos teclados, todos os instrumentos estavam em perfeita sintonia – o show vai se tornando como uma jam, onde cada um dos integrantes da banda tem seu momento de brilhar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Cocaine" fechou a apresentação como uma das mais esperadas da noite. Um sucesso de J. J. Cale, imortalizado pelo guitarrista britânico. A performance excelente de toda a banda acendeu o público, em especial o solo de guitarra de Clapton, mais uma vez excelente: a dinâmica da banda mostra o lado criativo dos músicos sem desrespeitar o som original.

Apesar da excelente apresentação, é difícil não notar o quanto ela poderia ser melhor. O som baixo pareceu prejudicar e muito o público mais distante do palco, e não pareceu haver grande melhora em boa parte do espetáculo. Além disso, é difícil imaginar qualquer motivo possível para que o show não tenha músicas como "Layla" e "Wonderful Tonight", dois dos maiores sucessos do artista. O mínimo que se espera é que não demore mais 10 anos para que Clapton retorne ao Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Setlist

Sunshine of Your Love (música do Cream)
Key to the Highway (cover de Charles Segar)
I'm Your Hoochie Coochie Man (cover de Willie Dixon)
Badge (música do Cream)
Kind Hearted Woman Blues (cover de Robert Johnson)
Running on Faith
Change the World (cover de Wynonna Judd)
Nobody Knows You When You're Down and Out (cover de Jimmy Cox)
Lonely Stranger
Believe in Life
Tears in Heaven
Got to Get Better in a Little While (música do Derek and the Dominos)
Old Love
Cross Road Blues (cover de Robert Johnson)
Little Queen of Spades (cover de Robert Johnson)
Cocaine (cover de J.J. Cale)

Bis

Before You Accuse Me (cover de Bo Diddley)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Diego Camara

Nascido em São Paulo em 1987, Diego Camara é jornalista, radialista e blogueiro. Seu amor pelo metal e rock começou há 6 anos. Um amante da nova geração, é um grande fã de Arjen Lucassen, Andre Matos e bandas como Nightwish, Hammerfall, Sonata Arctica, Edguy e Kamelot. Também não deixa de ter amor pelos clássicos, como Helloween, Gamma Ray e Iron Maiden e do Rock de bandas como Oasis, Queen e Kings of Leon. Atualmente seus textos podem ser lidos no blog OCrepusculo.com sobre assuntos diversos, além de planos para criação de um projeto totalmente voltado aos blogs de Rock e Metal.
Mais matérias de Diego Camara.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS