Joan Osborne: Pela primeira vez, cantando Dylan (e One Of Us)
Resenha - Joan Osborne (Theatro Net, São Paulo, 21/08/2018)
Por Fernando Yokota
Postado em 25 de agosto de 2018
Empenhado em desconstruir sua discografia, seja com a escolha de canções menos conhecidas ou de arranjos descaracterizantes e difíceis para seus sucessos, há dez anos, Bob Dylan se apresentava no finado Via Funchal em São Paulo. Desafiadora, era uma releitura de alguém desinteressado na repetição, no limite do desprezo pela própria trajetória em nome da exploração de novos territórios artísticos.

Dez anos depois, Joan Osborne vem ao país para se apresentar num palco que, curiosamente, fica a não muitos metros da saudosa casa de shows que abrigou as apresentações de Dylan em 2008. Seu último álbum, Songs of Bob Dylan, é fruto de uma residência que a cantora realizou em Nova York entre 2016 e 2017 dedicada à discografia de Dylan, contando somente com releituras do cantor.

Diferente do restante da turnê, quase exclusivamente baseado em seu tributo a Dylan, o repertório da noite levou em consideração o fato de ser a primeira visita da cantora e incluiu temas das diversas fases de sua carreira. O bardo novaiorquino, no entanto, fez-se presente em boa parte do setlist, como a ótima interpretação de Highway 61 Revisited, a releitura soul para Tangled Up In Blue ou Gotta Serve Somebody. A noite teve também espaço para a lembrança de seu tempo com o Grateful Dead pós-Jerry Garcia na belíssima Brokedown Palace, o atendimento do pedido de um fã (Spooky) e a participação de Luiza Possi (I'll Be Around e Work On Me, sendo esta última escrita em parceria com Bebel Gilberto). Obviamente, o grande hit da cantora, One Of Us, não poderia faltar e encerrou a apresentação.

Durante os noventa e tantos minutos de apresentação, entre canções mais conhecidas e outras nem tanto, a voz frágil e doce acompanhada dos arranjos molhados na soul music (providos pelo diretor músical, tecladista e braço direito de longa data Keith Cotton, acompanhado de uma banda de músicos brasileiros) são a antítese do Dylan das releituras irreconhecíveis e do anasalado e adstringente tom de voz. O desafio proposto por Dylan é deixado de lado por Osborne, que trouxe versões bem mais palatáveis para os temas sem evitar um pouco de seu próprio tempero. A lamentar apenas o fato de ter levado tantos anos para finalmente tocar no Brasil.



Setlist:
I Want To Be Loved
Highway 61 Revisited
Freedom
Buckets of Rain
Tangled
Brokedown Palace
Gotta Serve Somebody
Don't Think Twice, It's All Right
Spider Web
Work On Me (com Luiza Possi)
I'll be around (com Luiza Possi)
St Teresa
Spooky
One Of Us









Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
Os 5 músicos com quem Gene Simmons comprou algumas das maiores brigas de sua carreira
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
O instrumento que Paulo Miklos quis tocar nos Titãs e foi vetado na hora
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
Brent Hinds tentou fazer o Mastodon abandonar o heavy metal
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Lançada "The Vanishing", música do Mastodon que conta com participação de Geezer Butler
Cinco bandas menos conhecidas que revelaram grandes nomes do metal
O trocadilho picante que Ney fazia em "Pro Dia Nascer Feliz" que Cazuza gargalhava
Fotos de Infância: Lemmy Kilmister, do Motorhead

Masters of Voices (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 13/07/2026)
Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
Covil Brutal recebe Sentence, Pathologic Noise e Critical Fear em Belo Horizonte
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
Masters of Voices agita o público em Belo Horizonte
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



