Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Resenha - Planet Hemp (Allianz Parque, São Paulo, 15/11/2025)
Por André Gomes da Silva
Postado em 20 de novembro de 2025
O Allianz Parque recebeu no último Sábado (15), uma das noites mais emblemáticas da música brasileira recente. O Planet Hemp realizou ali sua última apresentação na capital paulista dentro da turnê "A Última Ponta", uma despedida que reuniu história, protesto, emoção em doses intensas, convidados mais que especiais e, como não ia deixar de ser, muita maconha.
Antes mesmo do show de abertura do BaianaSystem começar, para a surpresa de todos, Marcelo D2 aparece no palco e agradece o público presente e chama Russo Passapusso, Roberto Barreto, Cláudia Manzo e todos os demais integrantes do Baiana para começarem o show.
E logo na primeira música, mais uma surpresa, Bnegão aparece no palco e canta "Reza forte" junto com o vocalista Russo Passapusso. Deixando o início dos trabalhos mais intenso ainda, alguns versos de "Dig dig dig (Planet Hemp)" são cantados com D2 que permaneceu no palco.
O clima explosivo do Baiana predominava no estádio logo de cara, mesmo após chegarem de uma agenda intensa fora do país – que incluiu o recebimento do Grammy de Melhor álbum de Rock ou música alternativa cantada em Língua Portuguesa nos EUA dois dias antes.
Para quem ainda não foi a um show do BaianaSystem, está perdendo de lado de ver uma das principais e mais importantes bandas surgidas no Brasil nos últimos anos. Com influência do Rock, Reggae, música latina e tantos outros gêneros, o BaianaSystem mostra que é mais do que uma banda, é uma entidade cultural do Brasil e América Latina.
Com o final do show de abertura, duas coisas estavam bem claras:
- O bastão do Planet Hemp foi passado com maestria para o BaianaSystem
- O último show do Planet na cidade de São Paulo estava prestes a começar
O grupo do Rio de Janeiro estruturou o espetáculo como uma viagem pela própria trajetória de 32 anos. Antes do início do show os telões exibiam uma retrospectiva dos últimos 60 anos mostrando fatos que marcaram o mundo, Brasil, esportes, música e, como não devia deixar de ser, a história da banda.
O show começa.
Logo de cara três pancadas pra deixar evidente que o show não seria para os fracos: "Dig Dig Dig (Hempa)", "Ex-quadrilha da fumaça/Fazendo a sua cabeça" e "Raprockandrollpsicodeliahardcoreragga".
Público e banda estavam aquecidos.
Bengão e D2 dão boa noite para o público, relembram um pouco do início da história da banda e dedicam a música para João, o dono de uma casa de shows underground onde D2 morou de favor quando decidiu dedicar-se totalmente à música.

Entre uma música e outra, imagens de arquivo, manchetes e momentos-chave da carreira eram exibidos no telão, criando a sensação de que o público acompanhava um documentário ao vivo. Esse recurso visual destacou temas que acompanharam a banda desde sua origem - da repressão e prisão nos anos 1990 às figuras que marcaram a cena cultural brasileira e que influenciaram o Planet Hemp.
Após algumas músicas antigas revezando com músicas do álbum "Jardineiros" (que já se tornaram clássicas), Bnegão fala um pouco sobre quando o Planet Hemp foi preso pelo juiz Vilmar José Barreto Pinheiro por apologia às drogas e como a prisão fez o Planet crescer "três, quatro, dez vezes mais". Esse mesmo juiz anos depois foi afastado por receber propinas de traficantes e favorecê-los em decisões judiciais.

Terminado o assunto da prisão, os primeiros convidados especiais subiram ao palco. Emicida e Seu Jorge contribuíram com interpretações emocionadas para "Nunca tenha medo" e "AmarElo". Emicida sai do palco, porém Seu Jorge continua para relembrar seus tempos em que foi músico de turnê do Planet Hemp e emenda as músicas "Biruta" e "Cadê o isqueiro? / Quem tem seda? / Pilotando o bonde da excursão". Logo depois mais um clássico recente "Puxa Fumo".
Mais uma atração: A cantora baiana Pitty. Que levou ao palco dois de seus maiores sucessos em versões mais pesadas que as originais de "Admirável chip novo" e "Teto de Vidro"

Em seguida uma ordem vinda de BNegão fez com o público inteiro obedecesse: Abrir a maior roda possível.
O desejo foi realizado e a banda despeja toda a adrenalina e energia em "100% Hardcore / Deixa a gira girá" (com direito a várias pessoas acendendo sinalizadores de fumaça vermelha).
Esse é um daqueles momentos em que só estando ali dá pra sentir na pele o quão incrível foi.

Um momento carioca no meio do setlist aconteceu na sequência com "Zerovinteum" e "Hip Hop Rio" para que depois virasse um momento Pernambucano com o já tradicional cover "Samba Makossa" de Chico Science e Nação Zumbi que na versão do Planet homenageia também diversos músicos de bandas amigas e figuras icônicas Brasileiras com Zumbi dos Palmares, Antônio Conselheiro entre outros.
Depois o clássico "A culpa é de quem?" e mais um ex-integrante convidado sobe ao palco: Black Alien, figura essencial da história do Planet Hemp, retornou para cantar clássicos compartilhados com a banda "Contexto" e "Queimando tudo".
Pausa pro bis e mais um vídeo no telão enquanto os fãs aguardavam enrolando e fumando seus cigarros.
Na reta final, um convidado que ninguém esperava, João Gordo! Adicionou uma carga extra de intensidade antes de o grupo encerrar a apresentação, começando com "Crise Geral" do Ratos de porão e finalizando a história do Planet Hemp na cidade de São Paulo com a saideira de "Mantenha o respeito".
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e sua aposentadoria fará falta. Ativismo, luta por uma sociedade mais justa, muito som pra curtir e, obviamente, maconha legalizada.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
O único verso de "Bete Balanço", do Barão Vermelho, ainda sem explicação até hoje
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man
O álbum de estreia do rock nacional que capa só é compreendida se inverter 180º
A referência a Andre Matos no novo videoclipe de "Ride Into The Storm" do Angra
A hipocrisia de Renato Russo ao praticar hábito que o levou a demitir guitarrista da Legião


O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil


