Eduardo Ardanuy: impressionando mineiros com a sua musicalidade

Resenha - Eduardo Ardanuy (Workshop, Contabem, MG, 17/12/2016)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Eduardo Simoes Neto
Enviar correções  |  Ver Acessos

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

A Escola WR Instituto de Música trouxe para o público mineiro o músico Eduardo Ardanuy para uma aula particular na escola e um Workshop aberto ao público. Esses eventos permitiram que jovens músicos tirassem dúvidas com um dos melhores guitarristas do mundo. Exagero? Não! Realmente existe hoje no Brasil uma série de músicos de rock e metal espetaculares. Kiko demonstrou isso deixando para trás uma série de concorrentes para a disputada vaga do Megadeth. E Ardanuy... Bom, continue lendo...

Regis Tadeu: Edu Ardanuy, a referência da guitarra rock no BrasilTime Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os tempos

A abertura ficou a cargo do Wanderson Rodrigues, proprietário da escola de música WR Instituto de Música. Apesar de alguns problemas com o som, o músico é um nome que deve ser guardado. Mesmo tem tempo para aquecer, tocou A Mind Beside Itself: Erotomania, do Dream Theater. Não é pouco...
Na sequência Eduardo Ardanuy subiu ao palco e, após alguns problemas de som, começou a apresentar músicas da sua carreira.

Não é necessário falar muito sobre a técnica e musicalidade do guitarrista. A destreza ao passear pelo braço da guitarra, a precisão da palhetada e as melodias realmente mostram um guitarrista diferenciado. Outra coisa que chama atenção é a forma como passeia por vários estilos. É um músico de hard rock, mas entende de blues, jazz e possui músicas que lembram o fusion.

Durante o bate-papo com a plateia Edu contou que possui bons projetos para 2017. No primeiro semestre lançará um CD solo e um curso de guitarra e no segundo uma nova banda de rock. Excelentes notícias.
Durante as suas falas o músico questionou a falta de apoio do público brasileiro a tudo da sua terra, bandas e instrumentos. Tomando como exemplo a sua guitarra Tagima, destacou que está entre as melhores do mundo, sendo, para ele, muito superior às strato feitas pela Fender, pois foram feitas dentro das suas especificações. O som que ouvimos realmente demonstrava tratar-se de um excelente instrumento. Mencionou ainda outras marcas, como a Music Man, que também fazem produtos de qualidade. Entretanto, "o brasileiro, que aceita pagar R$ 800,00 para ver uma banda de fora e se recusa a pagar R$ 30,00 para prestigiar uma banda brasileira, repete essa postura quanto ao comprar instrumentos musicais".

Sobre amplificadores e pedais, Edu disse que já temos competência e tecnologia para a produção de produtos de qualidade, mas, muitas vezes, o preço dos insumos torna a produção em larga escala proibitiva.

A sua guitarra passava por uma pedaleira Zoom antes de entrar em um Mesa Boogie. E como demonstra o vídeo que ilustra a presente matéria, após alguns problemas no início, o som ficou realmente perfeito.

Em uma pausa no workshop para sorteio de brindes, conversei com alguns colegas sobre o evento. Foi citado o celebrado guitarrista americano John 5. Usa guitarras Fender e já tocou com Rob Halford, Marilyn Manson e David Lee Roth, reproduzindo linhas de ninguém menos que Steve Vai, Jason Becker e.. Eddie Van Halen! Mas "não é 1/3 do Edu". Sem me prolongar no assunto, até porque música não é competição, a cada música fica mais claro que Edu tem nível para tocar em qualquer banda internacional.

Ao final os dois guitarristas fizeram um jam, fechando o evento com chave de ouro. Assim como no show do Dream Theater em MG houve um enorme atraso decorrente de problemas no voo. Isso, somado à falta de uma cantina aberta, a passagem de som feita já com o público na casa causou cansaço em algumas pessoas, que tinham outros compromissos e contavam com a pontualidade do evento. Nada que tire o mérito do evento. Mas servem como lições para as próximas vezes.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de ShowsTodas as matérias sobre "Edu Ardanuy"


Regis TadeuRegis Tadeu
Edu Ardanuy, a referência da guitarra rock no Brasil

GuitarraGuitarra
Pentatônica a lá Vai, Petrucci, Morse, Ardanuy, etc


Time MagazineTime Magazine
Os 100 maiores álbuns de todos os tempos

SlashSlash
A lição aprendida após espalhar que Paul Stanley era gay

Dedo x PalhetaDedo x Palheta
Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate

Musos do Heavy Metal: Agora é a vez das garotas!Lemmy Kilmister: A opinião da lenda sobre Sharon Osbourne e Iron MaidenVan Halen: Gene Simmons e Paul Stanley comentam a bandaIron Maiden: Brave New World é um dos melhores da banda, diz Dickinson

Sobre Eduardo Simoes Neto

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336