Titãs: O primeiro show da banda sem Paulo Miklos
Resenha - Titãs (Rock Rio Pardo, Santa Cruz do Rio Pardo, 30/07/2016)
Por Flávio Mantovani
Postado em 04 de agosto de 2016
Os Titãs subiram ao palco do Rock Rio Pardo, festival realizado no último final de semana de julho em Santa Cruz do Rio Pardo (a 347 km de São Paulo), dispostos a dar início a uma nova etapa em sua trajetória.
Depois de amargar a morte de um integrante e a saída de outros quatro – a mais recente a do vocalista Paulo Miklos, o grupo paulistano teve a difícil missão de provar ao público e (a si mesmo) que ainda fazia algum sentido seguir em frente com apenas três dos oito integrantes originais.
Não por acaso, a plateia foi lembrada da nova fase durante toda a apresentação. "Uma nova era se inicia e vocês são testemunhas", anunciou o guitarrista Tony Belotto antes de assumir os vocais de "Pra Dizer Adeus". Em seguida, foi a vez de Branco Mello dizer ao público que o momento era "histórico". Para que não restasse margem para dúvidas, Sérgio Britto proclamou que os Titãs eram "uma banda feita de desafios". (Ainda assim, este repórter flagrou uma moça perguntando ao namorado quando o "vocalista" iria entrar, referência inequívoca a Miklos, dono da voz mais característica e uma das caras mais conhecidas do grupo).
Apesar dos discursos e da disposição que Belotto, Mello e Britto apresentam no palco, as fraquezas são visíveis, embora Beto Lee (guitarra) e Mário Fabre (baterista) exerçam suas funções de coadjuvante com competência.
Os vocais coesos fazem falta, por exemplo, em canções como "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana" e "Aa Uu". Em "Televisão", com Sérgio no baixo, coube a Lee assumir sozinho os vocais. Com isso, saem de cena a precisão e a potência produzidas pelas inúmeras vozes, marca tanto em apresentações quanto em discos.
Outra curiosidade está na redistribuição das músicas antes cantadas por Paulo Miklos. Branco Mello agora é o responsável por "Bichos Escrotos" e "Sonífera Ilha", dois sucessos da banda na inconfundível voz do ex-integrante, que ele assume com certa propriedade apesar do agravante de tocar baixo em ambas, o que o levou a optar por uma linha mais simples que as versões originais.
Já Sergio Britto, apoiado em seu timbre visceral, vai bem na releitura de "Diversão" e "Comida" – esta última originalmente gravada por Arnaldo Antunes nos anos 80, embora tenha utilizado uma "cola" para acompanhar a letra de "Vossa Excelência", última música da apresentação.
Apesar do reforço, os Titãs têm uma dura batalha pela frente. Não fosse pela qualidade de Nheengatu, disco lançado em 2014 que teve uma boa recepção de crítica depois de uma série de trabalhos pouco expressivos, qualquer continuidade soaria oportunista.
Resta aguardar os próximos discos para constatar se os Titãs ainda são uma banda de Rock ou uma reunião de três cinquentões dispostos a viver do passado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O hit da Legião Urbana com triste frase que resume a profunda solidão de Renato Russo
O clássico romântico do hard rock que quase foi gravado por Tina Turner
Os 10 melhores álbuns de heavy metal de todos os tempos, segundo o RYM

O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Por que o sucesso do Sepultura fez os Titãs recusarem contratar o Charlie Brown Jr?
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



