Titãs: O primeiro show da banda sem Paulo Miklos
Resenha - Titãs (Rock Rio Pardo, Santa Cruz do Rio Pardo, 30/07/2016)
Por Flávio Mantovani
Postado em 04 de agosto de 2016
Os Titãs subiram ao palco do Rock Rio Pardo, festival realizado no último final de semana de julho em Santa Cruz do Rio Pardo (a 347 km de São Paulo), dispostos a dar início a uma nova etapa em sua trajetória.
Depois de amargar a morte de um integrante e a saída de outros quatro – a mais recente a do vocalista Paulo Miklos, o grupo paulistano teve a difícil missão de provar ao público e (a si mesmo) que ainda fazia algum sentido seguir em frente com apenas três dos oito integrantes originais.
Não por acaso, a plateia foi lembrada da nova fase durante toda a apresentação. "Uma nova era se inicia e vocês são testemunhas", anunciou o guitarrista Tony Belotto antes de assumir os vocais de "Pra Dizer Adeus". Em seguida, foi a vez de Branco Mello dizer ao público que o momento era "histórico". Para que não restasse margem para dúvidas, Sérgio Britto proclamou que os Titãs eram "uma banda feita de desafios". (Ainda assim, este repórter flagrou uma moça perguntando ao namorado quando o "vocalista" iria entrar, referência inequívoca a Miklos, dono da voz mais característica e uma das caras mais conhecidas do grupo).
Apesar dos discursos e da disposição que Belotto, Mello e Britto apresentam no palco, as fraquezas são visíveis, embora Beto Lee (guitarra) e Mário Fabre (baterista) exerçam suas funções de coadjuvante com competência.
Os vocais coesos fazem falta, por exemplo, em canções como "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana" e "Aa Uu". Em "Televisão", com Sérgio no baixo, coube a Lee assumir sozinho os vocais. Com isso, saem de cena a precisão e a potência produzidas pelas inúmeras vozes, marca tanto em apresentações quanto em discos.
Outra curiosidade está na redistribuição das músicas antes cantadas por Paulo Miklos. Branco Mello agora é o responsável por "Bichos Escrotos" e "Sonífera Ilha", dois sucessos da banda na inconfundível voz do ex-integrante, que ele assume com certa propriedade apesar do agravante de tocar baixo em ambas, o que o levou a optar por uma linha mais simples que as versões originais.
Já Sergio Britto, apoiado em seu timbre visceral, vai bem na releitura de "Diversão" e "Comida" – esta última originalmente gravada por Arnaldo Antunes nos anos 80, embora tenha utilizado uma "cola" para acompanhar a letra de "Vossa Excelência", última música da apresentação.
Apesar do reforço, os Titãs têm uma dura batalha pela frente. Não fosse pela qualidade de Nheengatu, disco lançado em 2014 que teve uma boa recepção de crítica depois de uma série de trabalhos pouco expressivos, qualquer continuidade soaria oportunista.
Resta aguardar os próximos discos para constatar se os Titãs ainda são uma banda de Rock ou uma reunião de três cinquentões dispostos a viver do passado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O megastar maior que o Pink Floyd cujo show David Gilmour achou apenas "mediano"
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Quanto do Angra pertence a Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Mark Knopfler e os três guitarristas que moldaram seu estilo inconfundível de tocar
Vivian Campbell relembra teste para entrar na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
Paulo Ricardo e Seu Jorge ganham aval da família de Marvin Gaye para versão de clássico
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
As melhores músicas do rock progressivo com mais de 30 minutos, segundo a Loudwire
King Diamond relança "Halloween" para o Halloween
Devin Townsend cuida de um jardim para pagar o seu aluguel
O megahit inspirado em cena revoltante que Cazuza presenciou com gestor do Banco Central
A resposta de Renato Russo a quem compara Legião Urbana com Engenheiros do Hawaii
Filho de Ringo Starr já disse que não considerava o pai um grande baterista

Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
A acusação sobre os Titãs que Rick Bonadio rebate: "Isso é a maior besteira"
O megahit dos Titãs que introdução tem timbre igual ao de Peter Gabriel
Como Dostoiévski levou Nando Reis a um problema que carregou por décadas
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
O grande problema de "Evidências" do Chitãozinho & Xororó, segundo Paulo Miklos
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



