Foo Fighters: Quando o templo do futebol virou o templo do rock
Resenha - Foo Fighters (Maracanã, Rio de Janeiro, 25/01/2015)
Por Marcelo Reis Filho
Postado em 31 de janeiro de 2015
O dia 25 de janeiro poderia ser um típico dia quente no verão escaldante do Rio de Janeiro, se não fosse por um grande evento que tomaria conta do Maracanã. Tivemos uma noite de três grandes frontmen, sendo eles Digão, da banda brasileira Raimundos, Ricky Wilson, da banda inglesa Kaiser Chiefs, e claramente a estrela da noite, Dave Grohl, que era o principal motivo de muitos estarem ali. Confira abaixo como foi a noite em que o templo do futebol transformou-se no templo do rock:
Raimundos
A banda iniciou o seu curto show por volta das 18 horas e 50 minutos, quando o calor que assolava o público já parecia ir embora. O quarteto abriu muito bem o espetáculo com as músicas "Eu quero ver o oco" e "Esporrei na Manivela", que já agitaram boa parte dos presentes naquele momento.
Digão deixou claro que o objetivo da banda era tocar o maior número de músicas possíveis, mas mesmo assim não deixou de interagir com o público constantemente. Inclusive, o mesmo pediu para que fosse aberta uma roda durante a execução da música "Palhas do Coqueiro".
Os músicos desfilaram tranquilamente pelo palco montado no gramado do Maracanã, com o platéia respondendo muito bem em todos os momentos, principalmente nas duas músicas iniciais e nos hits "Mulher de Fases" e "I Saw You Saying (That You Say That You Saw)". Digão, Marquim, Canisso e Caio conseguiram demonstrar perfeitamente o peso e a maestria da banda no pouco tempo disponível para eles.
Kaiser Chiefs
É importante notar que boa parte do público parecia desconhecer a maior parte do trabalho da banda inglesa antes do show dessa noite, claramente com muitos conhecendo apenas o grande hit "Ruby". No entanto, muitos devem ir atrás do trabalho dos ingleses após o show espetacular comandado por Ricky Wilson. A banda abriu o show com as conhecidas "Everyday I Love You Less and Less" e "Everything Is Average Nowadays", com Ricky indo até a grade e aproximando-se do público já na segunda música.
A interação com público deu-se de forma muita boa, com parte do mesmo chegando a entoar um coro de "Kaiser Chiefs! Kaiser Chiefs!", mas o vocalista da banda pediu para que o público não deixasse o Foo Fighters com ciúmes e entoasse também o nome da banda principal. A banda também aproveitou bem a estrutura do palco com Ricky utilizando a passarela que atravessava o público diversas vezes.
Claramente, "Ruby" ainda teve a maior participação do público, mas sem tornar pequena a interação nos outros momentos. A banda ainda tocou quatro músicas do seu novo álbum, "Education, Education, Education and War", que foi lançado em 2014, com essas também sendo bem recebidas. Esse pequeno show de 50 minutos dos ingleses com certeza surpreendeu muitos críticos que classificavam a banda como "apenas outro grupo indie".
Foo Fighters
O show principal iniciou-se com 5 minutos de atraso, mas nada que atrapalhasse o andamento do espetáculo em si. A banda abriu os seus trabalhos com "Something From Nothing", conhecido single do novo álbum, "Sonic Highways", em seguida veio "The Pretender", apenas um de muitos hits que ainda viriam, mas com certeza um dos mais celebrados pelo público. A partir desse momento a banda começou a estender solos e fazer jams durante suas músicas, momento esse que se repetiu muito bem ainda em "Breakout", "Monkey Wrench", "All My Life" e "Best of You". Nessa primeira parte do show ainda houve a inclusão de "This Is a Call" e "Big Me", ambas do primeiro álbum da banda, sendo que a segunda música não estava prevista para ser tocada no setlist original, mas mesmo assim criou um dos momentos mais bonitos da noite que foi quando Dave, sem os seus companheiros de banda, executou-a em conjunto com o cantante público.
As novas "In the Clear" e "Congregation" foram bem recebidas pelo público, mas percebe-se que ainda não alcançaram o status de hits como "Walk" e "Arlandria", ambas do álbum "Wasting Light", que foi lançado em 2011. Passada a primeira parte do show, um dos momentos de destaque foi quando Grohl pegou seu violão, dirigiu-se ao centro da passarela e tocou "Skin and Bones" (com a presença do tecladista Rami Jaffee no acordeão) e "Wheels", outra vez sozinho, com a segunda sendo apresentada como uma música que eles não tocam em muitos países, mas que é sempre bem recebida e cantada pelo público brasileiro, o que comprovou-se como verdade durante a execução da música.
O show seguiu-se com o hit "Times Like These", sendo inicialmente tocado apenas por Dave e depois por Taylor, Pat, Nate e Chris também, que surgiram no chamado B-Stage, que localizava-se na parte final da passarela. Nesse momento também foram tocadas as tradicionais quatro covers, sendo as dessa noite "Detroit Rock City" (Kiss), "Tom Sawyer" (Rush), "Stay With Me" (The Faces) e "Under Pressure" (Queen & David Bowie), sendo interessante perceber que o palco girava após a execução de cada cover. Esse momento demonstra a pura descontração e prazer da banda em tocar clássicos do rock, além de servir para Grohl descansar um pouco a sua voz, mas também poderia ser utilizado para a inclusão de músicas como "Rope" e "I'll Stick Around" no setlist.
Na volta ao primeiro palco, "All My Life", com seu ótimo riff e refrão levaram o público ao êxtase, sendo seguida por "Best of You", que claramente também foi cantada por todo o público. Ainda era planejado que "These Days" e "Outside" fossem executadas, mas Dave recebeu um chamado do backstage e teve que encurtar o setlist. No entanto, o show foi fechado brilhantemente com o maior clássico da banda, "Everlong", que foi entoado por todos ali presentes.
Setlist Raimundos:
1-Eu quero ver o oco
2-Esporrei na Manivela
3-Nega Jurema
4-Mulher de fases
5-Palhas do Coqueiro
6-I Saw You Saying (That You Say That You Saw)
7-Me Lambe
8-Puteiro em João Pessoa
Setlist Kaiser Chiefs:
1-Everyday I Love You Less and Less
2-Everything Is Average Nowadays
3-Ruffians on Parade
4-Never Miss a Beat
5-Coming Home
6-The Angry Mob
7-Bows & Arrows
8-Ruby
9-I Predict a Riot
10-Misery Company
11-Oh My God
Setlist Foo Fighters:
1-Something From Nothing
2-The Pretender
3-Learn to Fly
4-Breakout
5-Arlandria
6-My Hero
7-Big Me
8-Congregation
9-Walk
10-Cold Day in the Sun
11-In the Clear
12-This Is a Call
13-Monkey Wrench
14-Skin and Bones
15-Wheels
B-Stage:
16-Times Like These
17-Detroit Rock City (KISS cover)
18-Tom Sawyer (Rush cover)
19-Stay With Me (The Faces cover)
20-Under Pressure (Queen & David Bowie cover)
21-All My Life
22-Best of You
23-Everlong
Para mais fotos do três shows ocorridos no Rio de Janeiro, acesse o link abaixo:
Outras resenhas de Foo Fighters (Maracanã, Rio de Janeiro, 25/01/2015)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
Freddie Mercury: com raiva dele, artistas brasileiros destruíram seu camarim no RIR
Rush: a música absurdamente difícil que eles gravaram num único take
O subgênero do metal que está voltando com tudo, segundo a Rolling Stone

O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
A banda "fria e arrastada" que Dave Grohl considera uma das maiores ao vivo
Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
O grande problema do Bon Jovi que irritava Taylor Hawkins, segundo o próprio
Os 50 melhores discos lançados em 2026, segundo a Classic Rock
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
O cantor que lançou uma música com Dave Grohl nos créditos, embora ele diga não ter tocado nela
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



