Russas Metal Fest: Como foi o evento na cidade cearense
Resenha - Russas Metal Fest (Galpão das Artes, Russas-CE, 24/05/2014)
Por Leonardo M. Brauna
Fonte: Rock-Ce
Postado em 09 de julho de 2014
O Ceará é um estado que possui uma veia underground muito pulsante e essa sensação pode ser sentida nos mais diversos pontos. Na cidade de Russas, por exemplo, essa verdade é muito clara e o "Russas Metal Fest" foi realizado no propósito de cultivar esse movimento. Foram cinco atrações entre bandas de Fortaleza e da região do Baixo Jaguaribe (CE), onde todas puderam trocar energias com o público presente.
O pontapé inicial foi dado com a primeira banda visitante, MARAFA THRASH. Os quatro jovens com idade entre 17 e 19 anos sabem fazer boa música e, sendo Metal, melhor ainda – a exemplo de nomes como Possessed e Sepultura que começaram a surpreender o mundo com a mesma faixa etária, o Marafa também segue seus passos empolgando sua plateia e mandando ver nos riffs. Algumas falhas técnicas quiseram atrapalhar o set, mas a banda cumpriu o dever com temas como ‘Pensamentos De Um Thrasher’ e ‘Chachaça, Drogas e Rock N’ Roll’. Estas integraram sua primeira demo com gravação prevista para este ano, segundo o vocalista Bruno Marafa. O título possivelmente será o nome da última pedrada que eles levaram neste show, ‘B.F.F. (Beber, Fumar e Foder)’.
O Crossover-thrash também esteve presente e quem trouxe foi a banda PARADOXO. Os caras não medem consequência na rapidez, e alguns problemas no microfone de Leandro não foram motivos para o vocalista parar a interação. O quarteto teve todas as suas músicas cantadas pelo público como, ‘Inveja Mata-Então Morra’, ‘Uma Vida Inteira’ e ‘O Valor Da Salvação’, tema de sua demo. A pancadaria também abriu espaço para o cover de SOD (Speak English Or Die), com o batera Juska arremessando partes do kit ao chão (claro que não estavam bem fixados, pelo menos para o Juska). Também homenagearam o RDP com ‘Não Me Importo’ e até tiraram "uma onda" com ‘Raining Blood’ do Slayer. A banda de Limoeiro do Norte (CE) terminou sua apresentação com o clássico ‘Isto É Olho Seco’ do quarteto paulistano.
A outra visitante, DARKSIDE, faz o segundo show com a nova formação que traz Bosco Lacerda na bateria, e "desce a lenha" no Galpão das Artes. O repertório não foi diferente de seu último show um dia antes, assim como também não foi diferente a performance do quinteto. Kaio Castelo (baixo) e Anderson Meneses (guitarra) ocupando os cantos do palco, Marcelo Falcão (vocal) na sua posição de ‘frontman’, Bosco no elevado do palco e Tales Groo (guitarrista) executando suas manobras por todo o espaço. Pronto, a riferama começava a atacar os PAs com canções novas, como ‘Legacy Of Shadows’ e ‘Dust Devil’. Os pescoços não pareciam "sangrar" como queria Marcelo ao começar o set, mas com certeza ‘Born For War’ e a solicitada pelo público, ‘Bubonic’, fez "entortar" muitas cervicais. O vocalista ainda brincou com um boneco de boi bumbá (típico da cultura nordestina) antes de terminar a apresentação com a banda e muitos fãs para registro de imagens.
Depois de alguns minutos, o caminho foi aberto para a última banda de Fortaleza, APOCRIFO. O ‘power trio’ que teve a volta de seu membro fundador, baterista Leonardo Guerra, aproveitou o festival para divulgar a demo ‘No Alvo’, o Thrash Metal da banda foi apreciado pela galera que não demorou em refazer as rodas. O guitarrista e vocalista Jhonatas Reis sempre discursava sobre problemas sociais antes de músicas como, ‘Quem É O Culpado’ e ‘Ordens Receber’. Em palco, a banda mantém sua técnica cadenciada com momentos mais soltos. Outras canções da demo foram executadas, como ‘Carniceiro De Plainfield’ com seus riffs perfeitos também ao vivo (não há como não dizer que esta é a melhor faixa da demo). Ainda houve uma "ode" ao velho Metal nacional com ‘Troops Of Doom’ do Sepultura, complementando também, a festa do público em seus ‘circle pits’.
O evento chega ao final com o Hard Rock de JOGADOS NA SARJETA, a banda de Limoeiro do Norte é uma das poucas em todo o estado do Ceará que investem em um estilo fora do Metal extremo, mas felizmente a união da cena permite o compartilhamento do mesmo espaço. O set dos ‘rockers’ é bem diversificado, com músicas de artistas que representam e muito as suas influências, como Made In Brazil e Led Zeppelin em meio às próprias canções. O encerramento com o "Jogados" foi uma escolha muito certeira e mostra a versatilidade da cena daquela região.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Segundo Dave Mustaine, novo disco fez algumas pessoas se reaproximarem do Megadeth
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A atitude de Eloy Casagrande que deixou membros do Slipknot impressionados
As três músicas que definem o Black Sabbath, de acordo com Tony Iommi
Slash falhou em seguir o conselho de Keith Richards, que mesmo assim foi lá e o apoiou


Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
Cynic e Imperial Triumphant - a obra de arte musical do Cynic encanta São Paulo
Loseville Gringo Papi Tour fechou 2025 com euforia e nostalgia
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



