Terra Prima: Uma apresentação memorável em São Paulo
Resenha - Terra Prima (Blackmore, São Paulo, 27/04/2014)
Por Alex Silva
Postado em 15 de maio de 2014
No domingo aconteceu show Power Of Metal com as bandas Argos, Attractha e pela primeira vez em São Paulo a banda Terra Prima. Começando o show foi pela banda Argos, que é uma pena que não consegui ver a performance dela.
Ja a banda Attractha, esta sim, consegui ver todo o show que começou por volta de 19:00 hs e tenho que confessar: pessoal, sinceramente fiquei impressionado com o potencial desta banda, com o talento, com o profissionalismo e com a qualidade do som que fazem.
A banda toda é muito boa, destaque para o vocal, além de ser um cara muito carismático, canta muito. Talvez nem ele saiba do potencial que tem. Parabéns a esta banda que acrescentou ao seu set list 2 covers: "Wrathchild (Iron Maiden)" e "Bark at the Moon (Ozzy Osbourne)". Lembrando que tocam com uma guitarra apenas e isso não prejudica em nada sua performance. Parabéns Attractha, vejo vocês em breve!
Terra Prima
Com uma certa expectativa e pouco mais de 21:00 hs, iniciam-se os tambores de "GateZzzZzz", na sequência "Time to Fly". Essa música é muito boa e nela deu tempo de acertar o som da bateria que estava mais alto do que os outros instrumentos, inclusive mais do que a voz também. Mas tudo estava apenas começando e ao final desta segunda já estava tudo acertado.
Logo vem "Rage"… com riffs de guitarras fortes e muito peso. Ao final desta, Daniel interage com os poucos presentes (infelizmente!), informando que este é o primeiro show do TP aqui em São Paulo e aproveita para agradecer algumas pessoas que estão tornando este primeiro show possível, como a galera do Otávio (Blackmore), Pompeu (Korzus), Rodrigo dentre outros. Além disso também comentou que para esta apresentação estão sem teclado e que mesmo assim iam fazer o possível para fazer um som do c@r@##$#%.
A próxima é "Await The Story´s End". É realmente impressionante como estas músicas funcionam bem ao vivo, tem mais pegada, ficam muito mais fortes do que no estúdio, é uma outra vibração.
Daniel aproveita para falar do próximo disco que tem previsão para sair no segundo semestre deste ano e já manda uma do futuro disco, "Once Upon a Time". Esta, por sua vez, tem seu andamento modificado, até parecendo uma outra, é impressionante a versatilidade destes pernambucanos. Conseguimos identificar aqui a personalidade da banda, ela soa como Terra Prima. Pode ter influências de Angra, Edguy, maracatu seja o que for, o TP já tem sua identidade.
"And Life Begins" faixa título do primeiro disco (2010) é a próxima e, particularmente a minha preferida. Executada perfeitamente e até para os desavisados de plantão, teve um momento em que o batera Tiago Guima tocou apenas com uma baqueta pois a outra havia escapado de suas mãos e nem por isso fez diferença, até porque o mesmo é profissional e retomou sem maiores problemas.
Antes de iniciar a próxima, "Coming Home", Daniel diz é um privilégio para nós paulistanos, que nem no Recife eles tocaram esta próxima música e aproveita para esclarecer que são do Recife e que estão aqui para gravar o segundo disco e a iniciam.
Depois desta, Daniel esclarece que o guitarrista Rafael Bittencourt (Angra) gravou a próxima música com eles, chamada "Essence"… também diz que o TP tem Instagram, Facebook, site e etc…
Esta música tem seu início alterado, uma brincadeira entre os integrantes e na sequência o batera, Tiago, coloca um óculos preto, outro detalhe percebido por poucos. Como esta música tem em uma de suas partes mais tranquila, aproveita para apresentar a banda, e após um belo solo de voz, que no disco é representado por Babi Jaques, Daniel faz sua própria apresentação.
Ao final desta, Tiago nos brinda com um monstruoso solo de bateria interagindo com o público presente. Lembrando que ele tocou todo o show com apenas um tom e tinha até prato com pedaço faltando, mas isto não influenciou em nada a performance dele. Após o solo, seguem com outra nova, chamada "S.O.S.". Esta mais rápida do que as outras novas apresentadas e me fez lembrar um pouco o Edguy.
Novamente agradece os presentes e executam "Lifes Carries On". Durante a execução da mesma Daniel retira do pedestal do microfone uma bandeira de Pernambuco, do qual se envolve com ela durante toda a música. Pra finalizar com chave de ouro, mandam um cover do Metallica, "Enter Sandman".
Tal é o talento e profissionalismo dos meninos que a banda, nos seus 10 anos de existência, participou de eventos de renome como por exemplo Sun Rock Festival e Abril Pro Rock (2010), também abriram para as bandas Iron Maiden (2011), Angra (2013) e por aí vai. Mês que vem tem uma mini-tour novamente com o Angra pelo nordeste.
Após o show, todos vieram falar com os presentes. Sabemos que o local estava com poucas pessoas, cerca de umas 40/50 até mesmo porque era um Domingo, mas uma coisa preciso ressaltar aqui:
A falta de público foi compensada com a habitual atenção que toda a banda tem com os fãs e amigos presentes. O próprio Daniel comentou que como não teve praticamente bilheteria, foi um show para amigos e fãs.
Uma apresentação memorável por ser o primeiro show (de muitos que virão!) aqui em São Paulo e que serviu para abrir as portas pros lados de cá e mostrar todo o potencial que esta banda tem.
Levei um prato "splash" para que a banda toda o autografasse e também consegui um par de baquetas autografadas pelo batera Tiago.
Um dos guitarristas, Diego Véras, viu que eu já estava com alguns souvenirs, me presenteou com uma palheta personalizada "TP/Diego Véras" e completou: "Já que você está com as baquetas e prato, toma aí pra ficar completo!".
Ao final, fizemos questão de reunir toda a banda para uma foto para celebrar esta noite.
Terra Prima – Integrantes:
Daniel Pinho – Vocal
Tiago Guima – Bateria
Otávio Mazer – Guitarra
Gabriel Vital – Baixo
Diego Véras – Guitarra
Set List
01. GateZzzZzz
02. Time to Fly
03. Rage
04. Await the Story’s End
05. Once Upon a Time
06. And life begins
07. Comming Home
08. Essence/apresentação da banda
09. Solo de Bateria
10. S.O.S.
11. Lifes Carries On
12. Enter Sandman (Metallica cover)
Veja fotos do evento em:
http://rockbreja.com/rockbreja/terra-prima-tour-2014-sao-paulo-sp-27042014
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Mick Jagger e sua hilária lista do "Top 10" de coisas que aprendeu em 50 anos de rock
Steve Vai revela a lição mais importante que aprendeu como aluno de Joe Satriani
Nem Vanusa, nem John Entwistle: a possível verdadeira origem de "Sabbath Bloody Sabbath"


Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Ultraje a Rigor Invade Cerquilho e Reafirma o Poder do Rock Nacional
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



