The Casualties: Noite street punk em São Paulo
Resenha - The Casualties (Inferno Club, São Paulo, 15/03/2014)
Por Jorge A. Silva Junior
Postado em 17 de março de 2014
Bandas que levantam a bandeira de um estilo musical com atitude e competência devem ser destacadas sempre. No caso do street punk - subgênero do punk rock -, o grupo THE CASUALTIES faz jus à regra. Formado em Nova York no início dos anos 90, época que o hard rock declinava e o grunge crescia, quatro punks das ruas decidiram reviver toda aquela revolta sonora que há alguns anos estava em baixa. Eles conseguiram e demonstraram ao vivo no último sábado (15) em São Paulo, no Inferno Club.
Fotos: Filipe Rocha
Com mais de duas décadas de carreira e nove álbuns de estúdio lançados, o CASUALTIES retornou à capital paulista após cinco anos - a última vez foi em 2009, no Hangar 110. Formada por Jorge Herrera (vocal), Jake Kolatis (guitarra), Rick Lopez (baixo) e Marc "Meggers" Eggers (bateria), a banda fez uma apresentação de uma hora e tocou um petardo atrás do outro, praticamente sem pausa. O repertório foi composto por todas as fases de sua discografia - desde 'For The Punx' (1997) até o mais recente álbum, 'Resistence' (2012).
Abriu o show "Tomorrow Belongs To Us" (On The Front Line, 2004), seguida por "My Blood. My Life. Always Forward" e "Constant Struggle", ambas do último trabalho de inéditas. Com a pequena casa recebendo apenas metade de sua capacidade, a apresentação seguiu morna até o vocalista Jorge Herrera, que usava o cabelo escorrido e muito diferente de seu visual característico, virar uma lata de cerveja e entoar 'For The Punx', que rendeu o primeiro 'mosh' da noite - algo bastante comum em shows de punk rock, mas que foi evitado ao máximo pelos seguranças.


No entanto, o que se viu no público - em sua grande maioria - foram pessoas mais velhas, que outrora, com certeza, se esmagavam em 'rodas punk', mas agora se preocupam mais em curtir um show do gênero tomando cerveja, conversando e celebrando de maneira ponderada. Enquanto isso, no palco, os destaques da noite ficaram por conta das canções mais antigas, como "Punk Rock Love" e "Ugly Bastards", além de dois covers dos RAMONES que deram as caras: "Rockaway Beach" e a mais que conhecida "Blitzkrieg Bop".
Falando em espanhol compreensível, Herrera, que é equatoriano, dedicou a música "Get Off My Back" (Die Hards, 2001) ao seu jogador de futebol brasileiro favorito: Garrincha, que, segundo ele, foi um verdadeiro 'junkie', já que morreu pobre e bêbado depois de fazer grande sucesso mundialmente.


Após uma breve saída do palco para mais uma (s) cervejas, o grupo retornou para tocar "Riot" e encerrar a apresentação com "We Are All We Have", do álbum homônimo de 2009 e que rapidamente se tornou um de seus hinos. Para o público que compareceu ao evento com o intuito de beber, rever os amigos e celebrar uma noite punk, o saldo foi mais que positivo.


THE CASUALTIES em São Paulo
Inferno Club - 15/03/2014
Setlist:
01. Tomorrow Belongs To Us
02. My Blood. My Life. Always Forward
03. Constant Struggle
04. For The Punx
05. Life On The Line
06. System Failed Us Again
07. Clase Criminal
08. Punk Rock Love
09. Resistence
10. Ugly Bastards
11. Enemies Of Society
12. Made In N.Y.C.
13. Rockaway Beach
13. Blitzkrieg Bop
14. Get Off My Back
15. Punx & Skins
16. Behind Barbed Wire
17. Fight For Your Life
18. Riot
19. We Are All We Have


Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
A diferença entre discurso do rock e sertanejos como Gusttavo Lima, segundo Samuel Rosa
Metallica: a regressão técnica de Lars Ulrich
Andreas Kisser chegou no fundo do poço quando não foi a Disney pois não tinha cerveja


O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



