The Casualties: Noite street punk em São Paulo
Resenha - The Casualties (Inferno Club, São Paulo, 15/03/2014)
Por Jorge A. Silva Junior
Postado em 17 de março de 2014
Bandas que levantam a bandeira de um estilo musical com atitude e competência devem ser destacadas sempre. No caso do street punk - subgênero do punk rock -, o grupo THE CASUALTIES faz jus à regra. Formado em Nova York no início dos anos 90, época que o hard rock declinava e o grunge crescia, quatro punks das ruas decidiram reviver toda aquela revolta sonora que há alguns anos estava em baixa. Eles conseguiram e demonstraram ao vivo no último sábado (15) em São Paulo, no Inferno Club.
Fotos: Filipe Rocha
Com mais de duas décadas de carreira e nove álbuns de estúdio lançados, o CASUALTIES retornou à capital paulista após cinco anos - a última vez foi em 2009, no Hangar 110. Formada por Jorge Herrera (vocal), Jake Kolatis (guitarra), Rick Lopez (baixo) e Marc "Meggers" Eggers (bateria), a banda fez uma apresentação de uma hora e tocou um petardo atrás do outro, praticamente sem pausa. O repertório foi composto por todas as fases de sua discografia - desde 'For The Punx' (1997) até o mais recente álbum, 'Resistence' (2012).
Abriu o show "Tomorrow Belongs To Us" (On The Front Line, 2004), seguida por "My Blood. My Life. Always Forward" e "Constant Struggle", ambas do último trabalho de inéditas. Com a pequena casa recebendo apenas metade de sua capacidade, a apresentação seguiu morna até o vocalista Jorge Herrera, que usava o cabelo escorrido e muito diferente de seu visual característico, virar uma lata de cerveja e entoar 'For The Punx', que rendeu o primeiro 'mosh' da noite - algo bastante comum em shows de punk rock, mas que foi evitado ao máximo pelos seguranças.


No entanto, o que se viu no público - em sua grande maioria - foram pessoas mais velhas, que outrora, com certeza, se esmagavam em 'rodas punk', mas agora se preocupam mais em curtir um show do gênero tomando cerveja, conversando e celebrando de maneira ponderada. Enquanto isso, no palco, os destaques da noite ficaram por conta das canções mais antigas, como "Punk Rock Love" e "Ugly Bastards", além de dois covers dos RAMONES que deram as caras: "Rockaway Beach" e a mais que conhecida "Blitzkrieg Bop".
Falando em espanhol compreensível, Herrera, que é equatoriano, dedicou a música "Get Off My Back" (Die Hards, 2001) ao seu jogador de futebol brasileiro favorito: Garrincha, que, segundo ele, foi um verdadeiro 'junkie', já que morreu pobre e bêbado depois de fazer grande sucesso mundialmente.


Após uma breve saída do palco para mais uma (s) cervejas, o grupo retornou para tocar "Riot" e encerrar a apresentação com "We Are All We Have", do álbum homônimo de 2009 e que rapidamente se tornou um de seus hinos. Para o público que compareceu ao evento com o intuito de beber, rever os amigos e celebrar uma noite punk, o saldo foi mais que positivo.


THE CASUALTIES em São Paulo
Inferno Club - 15/03/2014
Setlist:
01. Tomorrow Belongs To Us
02. My Blood. My Life. Always Forward
03. Constant Struggle
04. For The Punx
05. Life On The Line
06. System Failed Us Again
07. Clase Criminal
08. Punk Rock Love
09. Resistence
10. Ugly Bastards
11. Enemies Of Society
12. Made In N.Y.C.
13. Rockaway Beach
13. Blitzkrieg Bop
14. Get Off My Back
15. Punx & Skins
16. Behind Barbed Wire
17. Fight For Your Life
18. Riot
19. We Are All We Have


Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A melhor banda de rock nacional da história, segundo Ricardo Feghali (Roupa Nova)
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Os três baixistas que influenciaram o saudoso Canisso, do Raimundos
A morte do rock? O último álbum de guitarra a vender um milhão de cópias na primeira semana
System of a Down: o real significado de "Chop Suey!" que quase fez música ser barrada
Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



